Seja resultado da domesticação ou do trabalho da natureza, o reino animal está sempre se desenvolvendo. Enquanto alguns animais, embora evoluídos, podem parecer semelhantes aos seus ancestrais, outros mudaram drasticamente a ponto de não serem reconhecíveis como parentes. Fizemos uma lista de 10 animais conhecidos que evoluíram de outros com que agora têm pouca ou nenhuma semelhança.
Ovelhas domésticas
O muflão é amplamente considerado o ancestral da ovelha doméstica. Como resultado dessa evolução, as ovelhas atuais são muito mais dóceis que seus ancestrais. Enquanto os muflões eram geralmente castanhos, as cores das ovelhas domésticas variam do branco puro ao castanho chocolate escuro. A cor branca das ovelhas é o resultado da criação seletiva, uma vez que a cor branca é facilmente tingida.
Porcos domésticos
A maioria das raças domésticas de suínos descendia de javalis selvagens. A evidência arqueológica indica que os porcos foram domesticados de javalis já em 13.000-12.700 a.C. Eles eram e são usados principalmente para comida, mas as primeiras civilizações também usavam as peles dos porcos para escudos, suas cerdas para escovas e seus ossos para ferramentas e armas. Durante a evolução resultante da domesticação, eles perderam suas peles grossas e presas.
Vacas
Os auroques, uma espécie extinta de gado selvagem que habitava a Europa, a Ásia e o norte da África, são considerados pelos cientistas os ancestrais do gado doméstico. Os especialistas também sugeriram ele como um ancestral do moderno bisão europeu. O gado que mais vemos hoje é o gado leiteiro (aquele criado especificamente para produzir grandes quantidades de leite) ou gado de corte (aquele criado para produção de carne).
Girafas
O parente conhecido mais próximo das girafas é o agora extinto Samotherium. A anatomia de um Samotherium mostra uma transição para um pescoço semelhante ao de uma girafa. O Samotherium que vagava pelas florestas da Eurásia há cerca de 7 milhões de anos tinha um pescoço com cerca de um metro de comprimento – cerca de metade do comprimento das girafas de hoje. Acredita-se que a escassez de alimentos perto do solo leva ao alongamento do pescoço, de modo que eles conseguiram alcançar a vegetação mais alta.
Cavalos
O cavalo moderno supostamente evoluiu do agora extinto Eurohippus. Eurohippus eram criaturas baixas variavam de 30 a 60 cm no ombro e pesavam apenas 10 kg. A evolução ocorreu devido a uma mudança na dieta da folhagem para a grama e, em seguida, por causa dos ancestrais do cavalo que desenvolveram uma maior velocidade para fugir de predadores.
Elefantes
Moeritherium, um animal que habita um pântano semelhante a um hipopótamo, é considerado pelos cientistas como um antigo parente do elefante. Eles eram aproximadamente do tamanho de uma anta – de 74 a 107 centímetros de altura no ombro.
Coelhos
Os ancestrais dos coelhos não se pareciam em nada com eles. Em vez disso, o Nuralagus, que agora é universalmente considerado o ancestral dos coelhos, era cerca de 6 vezes mais pesado que o coelho moderno. Eles também não eram tão ágeis e não podiam pular. A partir dos antigos Nuralagus, os coelhos atuais percorreram um longo caminho. E um aumento na predileção pelo animal fez com que eles evoluíssem – como resultado de cruzamentos – em formas e tamanhos únicos e variados.
Aves
A engenharia genética reversa e o estudo de registros fósseis indicam que as aves de hoje são dinossauros emplumados modernos, tendo evoluído durante o período do Jurássico Superior. Curiosamente, os parentes vivos mais próximos dos pássaros são os crocodilos.
Golfinhos
Os golfinhos estão relacionados com o Indohyus, um animal terrestre extinto, do qual se separaram há aproximadamente 48 milhões de anos. Do tamanho de um guaxinim ou gato doméstico, essa criatura onívora parecida com um porco mostrou sinais de adaptação à vida aquática, como ter um revestimento externo espesso e pesado, e ossos que reduziram a flutuabilidade e permitiram que ficassem submersos.
O Indohyus também está relacionado às baleias.
Tubarões
Os tubarões são uma criatura misteriosa e pouco se sabe sobre eles ou como evoluíram. No entanto, em muitos círculos científicos, o Helicoprion é considerado seu ancestral. A espiral de dentes, no entanto, é uma questão contenciosa entre os cientistas. Enquanto alguns acreditam estar presente na mandíbula, outros pensam que estava no maxilar superior. Se o giro dos dentes enrolados era para dentro ou para fora também é uma questão de debate.
Você ficou surpreso com esses animais conhecidos? Nós ficamos. Você acha que com o tempo os humanos também evoluirão? Quais características humanas você acha que vão mudar? Deixe a gente saber nos comentários.