Alguns dos destinos turísticos mais populares do mundo são antigas fortalezas, castelos e campos de batalha. É divertido imaginar como era viver durante um tempo em que as pessoas lutavam com espadas, canhões, mosquetes e arcos. Na Idade Média, os líderes construíram enormes fortificações para proteger seu povo. Fortes e castelos significavam poder, riqueza e poder militar.
Algumas das maiores mentes da história da guerra projetaram fortalezas para resistir a qualquer ataque. Eles foram colocados em locais estratégicos e usados para defender rotas importantes. No último século, a expansão das armas modernas diminuiu a necessidade de estruturas fortificadas. Hoje, os países usam outros meios para proteger suas fronteiras. Este artigo examinará a história de dez fortalezas e castelos únicos e arruinados.
10. Forte do Penhasco de Biruaslum
Biruaslum é uma roca na Ilha de Barra, a oeste de Vatersay, na Escócia. Uma roca é uma coluna íngreme de rocha que é formada em torno das costas do mar. As rocas podem ficar extremamente altas, e o Biruaslum chega a 72 metros. Biruaslum é separado da ilha de Vatersay por um conjunto de penhascos íngremes na face oriental. Situado na beira do penhasco há um antigo forte e um muro bem construído com 2m de largura e 3m de altura. A parede envolve um semicírculo e percorre aproximadamente 90 metros. A fortaleza está situada acima de uma plataforma plana e desfiladeiro rochoso que a separa de Vatersay.
9. Forte de Tughlaqabad
Em 1321 d.C., um homem chamado Ghazi Malik assumiu o título de Ghias-ud-din Tughlaq e iniciou a dinastia Tughlaq, uma dinastia turca de Delhi, na Índia. Ao tomar o controle da área, Malik ficou obcecado com a construção de uma enorme fortificação na parte sul de Delhi. Ele sonhava com uma bela fortaleza que poderia afastar os saqueadores mongóis. A fim de construir o forte, Malik emitiu um édito que obrigou todos os trabalhadores em Delhi a ajudar a construí-lo.
St. Augustine é uma cidade no nordeste da Flórida que é a mais antiga cidade europeia estabelecida nos Estados Unidos. Foi fundada em 1565 pelo explorador e almirante espanhol Pedro Menéndez de Avilés e foi um importante centro da “Primeira Costa”, que se estende de Ilha Amelia a Jacksonville. Depois de uma série de ataques à cidade, incluindo um bombardeio em 1668 envolvendo o pirata inglês Robert Searle, os espanhóis perceberam que precisavam proteger o local, então construíram uma fortificação de alvenaria chamada Castelo de San Marcos. A estrutura é um forte em forma de estrela feito de uma pedra chamada coquina. É o mais antigo forte de alvenaria nos Estados Unidos.
A Batalha de Stalingrado foi um evento importante durante a Segunda Guerra Mundial em que a Alemanha nazista atacou a União Soviética pelo controle de Stalingrado, no sudoeste da Rússia. A batalha foi marcada por extrema brutalidade, desrespeito pelas leis militares e baixas maciças em ambos os lados: quase dois milhões de pessoas morreram. Em um momento, o Terceiro Reich chegou capturar 90% da cidade, mas os soviéticos prevaleceram na luta. Durante a batalha, o Exército Vermelho tentou ocupar posições estratégicas em toda a cidade. Um desses lugares era a Casa de Pavlov, um prédio de quatro andares no meio de Stalingrado e construído paralelamente ao rio Volga, em uma travessa que fornece uma linha de visão de 1 km ao norte, ao sul e a oeste da cidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler construiu uma série de fortes e a Quarteis-generais do Führer em toda a Europa. Em 1941, após o início da Operação Barbarossa, Hitler ordenou que o grupo de engenharia civil civil Organização Todt construísse uma grande fortaleza na floresta Masúria, a cerca de 8 quilômetros da pequena cidade de Prastian, no leste da Prússia (atual Kętrzyn, Polônia). . A fortaleza foi usada como lar de altos oficiais nazistas. No total, Hitler passou mais de 800 dias na Toca do Lobo, de 23 de junho de 1941 a 20 de novembro de 1944. Para garantir a segurança do local, o Terceiro Reich fez grandes esforços. Os edifícios usavam camuflagem pesada. Eles estavam escondidos por arbustos, grama, árvores artificiais e redes.
Em 1534, um comandante militar e político polonês chamado Mikołaj Sieniawski decidiu construir uma enorme fortaleza perto de Berezhany, oeste da Ucrânia. Sieniawski queria criar um lugar que fosse impenetrável, então ele escolheu um pedaço de terra pantanosa que ficava em uma pequena ilha perto do rio Złota Lipa. A estrutura levou vinte anos para ser concluída e foi uma das melhores fortalezas ocultas do século XVI. A família Sieniawski queria fazer do forte uma fortaleza, de modo que incluíram um portão de entrada, uma torre, uma igreja, um bastião protetor e grossas paredes de guarda (6 metros em alguns lugares).
Um dos fortes mais importantes da história dos Estados Unidos é o Ticonderoga. Ele está localizado perto do extremo sul do Lago Champlain e foi construído por forças canadenses e francesas entre 1754 e 1757, durante a Guerra dos Sete Anos. Ticonderoga foi importante porque está situado na junção de uma travessia de barcos por terra (portage) perto do rio La Chute. O forte avistava as rotas comerciais entre o Vale do Rio Hudson, controlado pelos britânicos, e o Vale do Rio Saint Lawrence, controlado pelos franceses.
Há literalmente dezenas de castelos em ruínas na Inglaterra, mas escolhemos incluir o Castelo de Corfe. Em 1066, Guilherme, o Conquistador, conseguiu invadir e capturar a Inglaterra. Após a sua vitória, Guilherme (William) ordenou a construção de um grande número de castelos em toda a Europa, 36 no total. Uma dessas fortificações era o Castelo de Corfe, construído pelos normandos para controlar uma brecha nas colinas de Purbeck, usadas para viajar entre as cidades inglesas de Wareham e Swanage. O nome “Corfe” é derivado da palavra saxônica para lacuna.
Um dos castelos mais intrigantes do mundo é Dunnottar. Dunnottar está situado em um promontório rochoso cerca de 3 km ao sul de Stonehaven, na Escócia. A fortaleza tem vista para antigas rotas marítimas e foi estrategicamente situada para controlar a passagem. Por esta razão, o Castelo Dunnottar desempenhou um papel estratégico na história da Escócia e foi palco de muitas batalhas famosas, incluindo um importante confronto da Idade das Trevas, quando Constantino II desafiou a conquista de Æthelstan, rei de Wessex.
A Fortaleza de Golubac é uma cidade fortificada medieval que está localizada a 4 km à jusante da moderna aldeia de Golubac, na Sérvia. O complexo foi construído no século XIV para proteger um trecho importante do rio Danúbio. Ela fica na cabeceira do desfiladeiro dos Portões de Ferro e foi usado para controlar o tráfego do rio. Nos tempos medievais, uma corrente forte foi colocada do outro lado do rio, conectada a uma grande rocha chamada Babakaj. Se um navio queria passar, ele precisava pagar um imposto.