O povo de Pompeia não tinha ideia de com que estava lidando. Ninguém sabia que o Vesúvio era um vulcão, uma vez que não entrava em erupção há mais de 1.800 anos. Pompeia era propensa a pequenos terremotos na época, mas os moradores locais não deram muita importância a esses sinais de alerta.
2. Pompeia não era originalmente uma cidade romana
É errado supor que Pompeia era uma cidade romana, como muitos de nós, mas, na verdade, estudos descobriram que Pompeia foi fundada originalmente pelos Oscos no século VI ou VII a.C. Muito tempo depois, no terceiro século a.C., Pompeia foi conquistada pelos romanos. Após a escavação de Pompeia, foram encontrados certos objetos da cultura grega que provaram ainda mais o fato de os gregos habitarem em Pompeia.
Parece incrível que uma cidade inteira pode ser exterminada e esquecida da história humana, mas não se pode culpar ninguém por isso, já que Pompeia permaneceu enterrada em cinzas vulcânicas por séculos. Não foi até 1599 que Pompeia foi acidentalmente redescoberta pelo arquiteto italiano Domenico Fontana enquanto ele cavava um túnel de água.
No entanto, não foi até 1748 que a escavação de Pompeia começou, liderada por Karl Weber, um engenheiro suíço. Embora a escavação de Pompeia tenha começado há mais de três séculos, ela ainda continua até hoje.
4. Se o vento soprasse em uma direção diferente, as cinzas do Vesúvio teriam sido sopradas para longe de Pompeia
O povo da antiga Pompeia teve muito azar. Se a erupção tivesse ocorrido em outro dia, eles provavelmente teriam mais chances de escapar. Em Pompeia, o vento costuma soprar na direção sudoeste durante o período de verão, o que teria soprado as cinzas sobre a Baía de Nápoles. No entanto, naquele dia terrível, o vento em Pompeia soprou na direção noroeste, fazendo com que as cinzas da erupção mortal fossem sopradas diretamente em direção à cidade.
Acredita-se que o Monte Vesúvio entrou em erupção um total de 200 vezes. O Monte Vesúvio é altamente ativo e entrou em erupção 20 vezes somente desde o século XVIII. Ele entrou em erupção seis vezes no século XVIII, oito vezes no século XIX, e uma vez em 1906, 1929 e 1944. Não houve erupções desde 1944. Hoje, o Monte Vesúvio é considerado um dos vulcões mais mortíferos da história da humanidade.
6. A erupção começou na manhã de 24 de agosto de 79 d.C., apenas um dia após o festival do deus romano do fogo, Vulcano
Acredita-se que o trágico incidente ocorreu em 24 de agosto de 79 d.C., exatamente um dia após o festival religioso de Vulcano. O Monte Vesúvio entrou em erupção e expeliu massas gigantes de lava, gás vulcânico, cinzas vulcânicas e rochas derretidas a 1,5 milhão de toneladas por segundo, a uma altura de 33 quilômetros e a uma velocidade de 100 quilômetros por hora.
25 metros de uma mistura venenosa de gás, lava e cinzas enterraram as cidades de Pompeia, Stabiae e Herculaneum. Pensa-se que a erupção do Monte Vesúvio tenha durado 24 horas. Por fim, liberou 100 mil vezes a energia térmica dos atentados de Hiroshima-Nagasaki. Após a erupção, as cidades enterradas foram esquecidas da história da humanidade por mais de 1.500 anos.
7. Pompeia foi enterrada sob 4-6 m de cinzas vulcânicas grossas que preservaram perfeitamente objetos antigos por séculos
No ano de 1748, Pompéia foi redescoberta e escavada, fornecendo um registro arqueológico incomparável da vida cotidiana da civilização antiga de Pompeia. Devido às grossas camadas de cinza e pedra-pomes e à falta de ar e umidade, os artefatos encontrados em Pompeia foram perfeitamente preservados.
Esses artefatos forneceram informações detalhadas sobre a vida de Pompeia, pois foram momentos antes da trágica erupção. Seus prédios permaneceram intactos e seu povo estava congelado exatamente onde havia caído.
8. Pompeia era uma cidade altamente desenvolvida, habitada por pessoas ricas e com muitos marcos culturais
Antes da trágica erupção vulcânica, Pompeia era uma próspera cidade turística, perto da moderna cidade de Nápoles, habitada por romanos ricos e que abrigava cerca de 15 mil pessoas.
Pompeia era considerada um resort de férias onde as pessoas ricas passavam suas férias. A cidade possuía um complexo sistema de água, ginásio, porto, estádio e um anfiteatro.
Hoje, Pompeia tem o status de Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das atrações turísticas mais populares da Itália. Aproximadamente 2,6 milhões de pessoas visitam Pompeia todos os anos e, durante o verão, há mais de 10 mil visitantes todos os dias. O número de pessoas que visitam Pompeia e o Monte Vesúvio está aumentando continuamente.
A última erupção do Monte Vesúvio ocorreu em 1944, quando tirou a vida de 26 pessoas. Hoje, as autoridades italianas estão constantemente monitorando a atividade do vulcão, pois é conhecido por ser o único vulcão ativo na Europa continental.
Existem planos de evacuação de emergência que foram projetados especificamente para este vulcão e para os 3 milhões de pessoas que vivem a um raio de 32 km da cratera.
Qual desses fatos pareceu mais fascinante? Você acha que Pompeia e o Monte Vesúvio escondem mais segredos misteriosos que ainda precisamos desvendar? Compartilhe sua opinião conosco na seção de comentários.