Você Sabia?

10 coisas que acontecem a seu corpo e cérebro durante a perda de peso

Para cada 5 quilos de gordura que você perde, 4,2 quilos são exaladas no ar e o restante é convertido em suor, lágrimas, urina e outros fluidos do corpo. Mas a perda de peso não é apenas sobre gordura na barriga, porque durante esse processo todo o seu corpo passa por muitas mudanças. E às vezes você também pode obter resultados inesperados. Descobrimos exatamente o que muda em seu corpo e cérebro quando você perde o peso extra.

10. Seu nível de energia aumenta

A primeira coisa que você experimenta depois de perder alguns quilos extras é um grande impulso energético. A razão é bem simples – quanto menos peso você estiver carregando, mais energia economizará para fazer outras coisas importantes. Além disso, a perda de peso melhora a eficiência do oxigênio, então você não vai mais ficar sem fôlego ao subir escadas ou tentar pegar o ônibus.

9. Sua memória melhora

Seu cérebro é outro órgão que se beneficia da perda de peso. Alguns estudos mostraram que a eliminação do excesso de gordura pode melhorar suas habilidades cognitivas relacionadas ao planejamento, elaboração de estratégias e organização. Após a perda de peso, o cérebro também se torna mais ativo ao armazenar novas memórias e, portanto, precisa de menos recursos para recuperar as informações necessárias.

8. Sua pele fica mais limpa

ANTES / DEPOIS

Sua jornada de perda de peso fornece outro bônus adicional – você não apenas se sente saudável, mas também parece saudável. Algumas pessoas que decidiram levar um estilo de vida mais saudável e perder seu peso extra notaram mudanças tremendas em sua aparência. Sua pele ficou limpa e parou de descascar, o cabelo ficou mais espesso e as unhas ficaram mais fortes.

7. Suas alergias ficam mais leves

ANTES / DEPOIS

O seu peso extra sobrecarrega o seu sistema respiratório e, se você sofre frequentemente de alergias sazonais, só agrava os seus sintomas. Mas à medida que você fica mais magro(a), você começa a sentir alergias mais leves porque seus canais de respiração ficam limpos. Em alguns casos, você pode até mesmo ser capaz de abandonar seu inalador e evitar tomar suas pílulas sazonais usuais.

6. Seus pés ficam menores

Quando você perde peso extra, você perde gordura de todo o seu corpo, e isso inclui seus pés também. Portanto, não entre em pânico quando seus sapatos favoritos começarem a escorregar. Em vez disso, fique feliz que agora é mais fácil para você fechar suas botas em torno de suas panturrilhas finas. E não se esqueça de redimensionar seus anéis – seus dedos ficarão mais finos também.

À medida que você perde quilos, você literalmente perde a gordura isolante que cobre seu corpo e o mantém aquecido. Sem essa camada extra, seu corpo fica mais sensível às mudanças de temperatura, especialmente em climas frios.

Outra razão pela qual você começa a sentir frio é que sua taxa metabólica diminui. Seu corpo está tentando conservar o máximo de energia possível, porque não tem mais muitas calorias extras. Portanto, esteja preparado(a) para que suéteres e cardigãs se tornem seus novos melhores amigos.

4. Seu ciclo menstrual muda

Seus níveis hormonais estão intimamente ligados ao seu peso corporal. Então, quando você perde ou ganha alguma gordura extra, seu sistema endócrino passa por certas mudanças. A ascensão e queda dos níveis de estrogênio e testosterona podem resultar em irregularidade menstrual, fluxo mais pesado ou mais leve e encurtamento ou alongamento do ciclo.

Embora a obesidade não provoque dores de cabeça diretamente, aumenta o risco de ter uma enxaqueca em 50%. A teoria atual, apoiada por especialistas em saúde, sugere que as células de gordura aumentam a quantidade de inflamação em seu corpo. Em certas situações, esta inflamação pode causar enxaquecas. É por isso que perder peso extra pode reduzir a gravidade e a quantidade de dores de cabeça.

2. Seu apetite aumenta

ANTES / DEPOIS

Quando você perde peso, reduz os níveis de leptina, um hormônio que é liberado pelas células adiposas, que envia sinais ao cérebro de que você está cheio. Enquanto seu corpo está tentando trazer seus níveis de leptina de volta ao normal, isso pode levar a um aumento do apetite e um forte desejo de comer alimentos gordurosos e altamente calóricos. Mas não se renda – esses desejos desaparecerão quando seu corpo se acostumar com seu novo estilo de vida.

1. Você para de roncar

https://www.instagram.com/p/BsVXuM0hgmj/?utm_source=ig_embed

Os pesquisadores descobriram que perder pelo menos 5% do seu peso corporal pode ajudá-lo a dormir melhor e mais durante a noite. Parece que mesmo uma perda de peso modesta reduz o excesso de peso em torno do pescoço, que geralmente bloqueia as vias aéreas superiores e agrava os sintomas da apneia do sono e do ronco.

Com nada para te acordar no meio da noite, a qualidade do seu sono fica significativamente melhor e isso, por sua vez, ajuda você a perder peso muito mais rápido.

Você já tentou perder peso? Quais efeitos colaterais positivos e negativos você notou? Compartilhe as histórias sobre sua jornada conosco nos comentários!

Ilustrado por Natalia Okuneva-Rarakina e Leonid Khan

Continuar lendo

Posts relacionados