Quando as pessoas ouvem a frase “dicas de sobrevivência”, imediatamente imaginam uma situação semelhante à que enfrentou Robinson Crusoe ou Bear Grylls: cara a cara com a natureza. Mas o fato é que, mesmo na cidade, é importante saber o que fazer quando a situação o exige, a fim de evitar o infortúnio. Reunimos alguns dos melhores conselhos para garantir que você não entre em pânico em situações perigosas.
10. Usando chaves para autodefesa
Muitas vezes você vê esse tipo de conselhos on-line: para se defender quando você é atacado na rua, segure suas chaves entre os dedos. Na verdade, você não deve fazer isso, pois pode prejudicar seus dedos. Além disso, até obter as suas chaves nesta posição em sua mão, você precisará de tempo, o que talvez você não tenha.
É muito mais eficaz manter suas chaves como faria com uma faca, ou apertá-las no seu punho.
9. Se o taxista estiver agindo de maneira estranha
Antes de entrar em um táxi, anote seu número. Se o motorista de táxi parecer estar agindo de maneira estranha, telefone para alguém (qualquer um) que você conheça, ou simplesmente finja que está fazendo uma ligação telefônica. Durante a conversa, diga-lhes o número do táxi.
8. Não subestime os carrapatos
Na Europa, na Ásia e na América, os carrapatos podem dar a uma pessoa a doença de Lyme e, em alguns lugares, a encefalite recém-nascida. Ambas as doenças são extremamente perigosas. Se você for picado, vá ao médico imediatamente para um check-up.
Lembre-se de que os carrapatos podem subir em você mesmo em um parque comum, então tenha sempre cuidado. Para remover um que esteja grudado na pele, tente agarrá-lo com algumas pinças perto da cabeça e, com muito cuidado, solte-o. Leia sobre outros métodos para se livrar dos carrapatos aqui.
7. Se uma pessoa diz que não o tocará, fique alera.
Preste atenção especial às promessas estranhas e não solicitadas. Se alguém diz, aparentemente sem qualquer razão, que não pretende tocá-lo, isso deve levantar a suspeita de que a pessoa queira fazer exatamente isso. Declarações desse tipo sempre devem despertar sinos de alarme tocando na sua cabeça.
6. Dinheiro para uma emergência
É uma ótima ideia esconder algum dinheiro dentro da capinha do telefone. Sempre há uma chance de você precisar urgentemente de dinheiro (por exemplo, pagar um motorista de táxi). Ter algum dinheiro de emergência só não pode salvar você se sua carteira / bolsa ou bolsa for roubada ou perdida.
5. O efeito da multidão
Se você ou alguém com você se sente mal de repente em um lugar público, não peça a todos a sua volta ajuda. Em vez disso, encontre o indivíduo mais próximo e peça-lhe especificamente. Caso contrário, a responsabilidade simplesmente “dissipa”: as pessoas vão pensar que outra pessoa já assumiu a responsabilidade pela situação de emergência, e eles simplesmente seguirão.
4. O que fazer se não conseguir abrir a janela de um carro afundando
Se você estiver em um carro que se afunda debaixo d’água, você deve abrir imediatamente a janela e sair sem demora. Mas o que você deve fazer se a janela não abrir? Isso pode acontecer nos casos em que carro foi danificado por uma batida. Por isso, tenha sempre algo pesado dentro do carro que possa ser usado para quebrar a janela, se necessário. Um bloqueio do volante, um extintor de incêndio ou qualquer outro objeto pesado seria adequado para isso.
Você pode encontrar mais detalhes sobre o que fazer se você estiver preso em um carro afundando aqui.
3. Uma simples regra de segurança para escadas
Nunca coloque as mãos nos bolsos ao subir ou descer uma escada, de modo que você possa facilmente pegar o corrimão se você escorregar. Se você cair, seus braços podem desempenhar um papel vital na prevenção de lesões graves na sua cabeça.
2. Se algo parece errado, não tenha medo de ser rude.
Você sempre deve ser ousado o suficiente para recusar passar o tempo com pessoas que parecem estranhas. Se você tem medo de estar sozinho no elevador com seu vizinho e sentir que algo não está certo, não ignore seus instintos apenas para evitar ofender alguém.
1. E se você for atacado depois de tudo?
Não tente acertar o rosto do atacante, pois isso deixa as mãos livres para continuar te prejudicando. É melhor bater no corpo ou apertar os pulsos com força. Faça exercícios de pulso todos os dias para fortalecer suas mãos.