Você Sabia?

10 fatos históricos sobre a Grécia antiga que farão você corar

Filósofos, edifícios antigos e mitologia são as primeiras coisas que surgem em nossa mente quando pensamos na Grécia antiga. No entanto, as pessoas lá não se restringiam a assuntos abstratos, e eles fizeram coisas muito loucas que poderiam fazer com que uma pessoa moderna corasse. Encontramos 10 fatos impressionantes sobre os gregos antigos que temos certeza que você nunca ouviu falar.

1. Médicos provavam cera de ouvido para ter uma ideia de uma doença.

Bem, os sintomas básicos eram suficientes para fazer um diagnóstico, mas provar a cera do paciente era uma  prática comum entre muitos médicos. Eles acreditavam que todos os fluidos corporais tinham um sabor específico, e uma mudança poderia indicar algum tipo de doença. Então, se você fosse um paciente na Grécia antiga, o médico provavelmente enfiaria o dedo no seu ouvido e provaria sua cera. E não vamos falar sobre os outros fluidos corporais.

2. O suor dos atletas foi usado para aliviar a tensão muscular.

Antes de se exercitar no ginásio, os atletas se cobriam no azeite. O óleo era raspado juntamente com suor e poeira com a ajuda de raspadores metálicos especiais. Essa mistura era vertida em garrafas e depois vendida para fins médicos, como curar a tensão muscular. A mistura vendia que nem água.

3. A sujeira foi usada para a saúde das mulheres.

Os gregos acreditavam que as mulheres eram excessivamente suscetíveis a impurezas e à poluição. É por isso que métodos muito pouco atraentes foram usados ​​para curá-las . Por exemplo, em caso de aborto espontâneo, uma mulher teve que beber uma mistura de vinho e excretas de mula frito. É interessante notar que não havia tal suscetibilidade entre os homens.

4. As mulheres espirravam para evitar a gravidez.

De acordo com a crença comum, para evitar a gravidez, uma mulher tinha que … espirrar imediatamente após o sexo. Como você pode adivinhar, o método era bastante inútil. Outro método era esfregar uma pasta feita de resina de pinheiro e mel nos genitais. No entanto, isso não ajudava se os amantes ainda desejassem fazer sexo após os procedimentos acima mencionados.

5. Rochas e esponjas eram usadas em vez de papel higiênico.

Ninguém usava papel higiênico naquela época, porque não havia. Mas um corpo tinha necessidades, e eles tinham que limpá-lo com a ajuda de  pedras e fragmentos arredondados de cerâmica. Os gregos também foram muito frugais e disseram: “3 pedras são suficientes para limpar”As pessoas com dinheiro tinham uma opção melhor: uma esponja fixada em uma vara.

6. Corpos eram presos em túmulos com pedras, para que os mortos-vivos não se levantassem de suas covas.

Em alguns túneis gregos antigos, os arqueólogos encontraram rochas e fragmentos de ânfora em mãos, pés e cabeças, prendendo os mortos em suas tumbas. Apesar de os próprios gregos estarem na origem do pensamento racional, eles tinham seus próprios preconceitos e medos. Como neste caso: o medo dos zumbis fez com que eles colocassem pedras sobre os mortos para que  eles não levantassem de seus túmulos. 

7. Homens com genitais pequenos eram considerados muito atraentes.

A Grécia antiga tinha seus próprios padrões de beleza masculina. As estátuas, afrescos em templos e a arte em vasos retratam heróis, deuses e atletas como homens fortes, aptos e sem pelos com genitais bastante pequenos. Os sátiros, por outro lado, se parecem mais com homens selvagens e feios, com órgãos masculinos bastante impressionantes. Um pênis grande era considerado vulgar e pouco atraente .

8. Atletas em ginásios se exercitavam nus.

Nos ginásios gregos, as pessoas não tinham nenhum uniforme e tinham que fazer todos os seus exercícios nus. Aqueles que se envergonhavam de seus corpos eram severamente repreendidos e associados com modos de pensar bárbaros.

9. Jogar uma maçã para uma garota = dizer que a ama.

As maneiras modernas de expressar sentimentos por uma mulher são bastante simples: você pode dar-lhe flores ou chocolates gostosos. Os antigos gregos foram um pouco mais simples: eles jogavam uma maçã para a garota que eles gostavam. Esse ato estranho também poderia significar uma proposta de casamento.

10. Uma unicelha desgrenhada era um símbolo de sexualidade feminina.

Se você quiser que alguém jogue uma maçã em você, deve pelo menos seguir as últimas tendências da moda. Uma delas era sobrancelhas desgrenhadas. Na Grécia antiga, uma mulher com essa característica de beleza era considerada muito atraente, e suas sobrancelhas eram objeto de ciúmes entre outras mulheres. Aquelas com sobrancelhas finas tinham que enrugar as sobrancelhas ou grudar com um pedaço de pelo de animal com cola.

Continuar lendo

Posts relacionados