Você sabia que nos dias quentes de verão, muitas vezes é possível ver abelhas bêbadas? Que um dos pratos de peixe mais populares pode causar terríveis alucinações? Ou que o homem que criou Sherlock Holmes conseguiu resolver alguns casos difíceis de crimes reais? Se a resposta a todas essas perguntas for “não”, leia e prepare-se para se surpreender! Apresentamos uma seleção de fatos incríveis para você que surpreenderá até mesmo um cínico inveterado.
1. Quando comidos, alguns tipos de peixes podem causar terríveis alucinações
O pargo Salema é um peixe que, quando ingerido, pode produzir um efeito comparável ao do LSD, que pode durar até 36 horas. De acordo com a revista Clinical Toxicology, houve casos de pessoas experimentando tanto alucinações auditivas (na forma de gritos e uivos) quanto visuais (por exemplo, uma pessoa descreveu ter que parar seu carro, porque de repente foi “cercada por artrópodes gigantes”).
Mas, apesar de tudo isso, o pargo Salema é extremamente popular ao longo da costa do Mediterrâneo e é usado na preparação de uma variedade de pratos. Essas iguarias costumam ser procuradas em resorts da Riviera Francesa, Chipre, Malta, Espanha e Itália.
2. Em 1140, após um cerco difícil, o imperador alemão Conrado III capturou a cidade-fortaleza de Weinsberg. Irritado com a resistência prolongada dos moradores, ele condenou todos os homens da cidade à morte
Quanto às mulheres – ele permitiu que elas saíssem e levassem todos os pertences valiosos que podiam carregar em seus ombros. Sem pensar duas vezes, as mulheres descartaram seus objetos de valor, optando por carregar seus maridos em seus ombros. Ao ver isso, o rei elogiou as mulheres de Weinsberg por sua astúcia e devoção. Por causa disso, a população masculina da cidade também foi poupada.
3. No passado, as pessoas usavam cemitérios, não parques, para recreação
Na Europa e na América do século XIX, os parques públicos ainda eram poucos e distantes entre si. Então, as pessoas passavam suas horas de lazer em outros pontos verdes disponíveis, como cemitérios. Naquela época, não era incomum ver uma mulher lendo um livro enquanto se apoiava em uma lápide, ou uma família fazendo um piquenique ao lado de uma cripta pitoresca.
4. Há um monumento nos EUA que escreveu conselhos em 8 idiomas diferentes sobre como reconstruir a sociedade após o Apocalipse
No estado da Geórgia, há um enorme monumento de granito que foi construído em 1980. Ele contém instruções em oito idiomas modernos (inglês, espanhol, suaíli, hindi, hebraico, árabe, chinês e russo) e suas versões abreviadas em quatro idiomas antigos (Acádio, grego antigo, sânscrito e egípcio antigo) sobre como criar uma sociedade decente depois do Apocalipse.
Inscrito em seis lajes de granito estão dez princípios (ou mandamentos), que falam da importância de preservar a vida na Terra e respeitar uns aos outros. Além disso, as placas contêm instruções sobre como criar uma bússola, um calendário e um relógio.
5. Além de fazer sua criação, Sherlock Holmes, resolver centenas de crimes de ficção, Arthur Conan Doyle desvendou pessoalmente dois mistérios criminais da vida real
As aventuras de Sherlock Holmes trouxeram ao escritor uma popularidade cada vez maior. Como resultado, ele começou a receber cartas com pedidos de ajuda de resolução de crimes reais. De todos os (invariavelmente medíocres) casos, apenas um atraiu a atenção de Conan Doyle.
Em 1906, Sir Arthur Conan Doyle decidiu provar a inocência de George Edalji, um homem condenado por mutilação de gado. O escritor levou apenas algumas horas para refutar os argumentos apresentados pela polícia e ajudar o pobre homem a limpar seu nome. E então, alguns anos depois, Conan Doyle ajudou a absolver uma pessoa acusada de assassinato.
6. O Vaticano tem a maior taxa de criminalidade per capita do mundo (1,5 crimes por pessoa)
No entanto, a maioria desses crimes são pequenos furtos cometidos por turistas e peregrinos. Os perpetradores frequentemente ficam impunes, já que a cidade-estado não tem prisões e poucos policiais.
7. Em Reykjavik, os pais geralmente deixam os carrinhos de bebê com as crianças no frio, enquanto fazem compras ou visitam um café
Pessoas de outros países podem considerar esse tipo de comportamento irresponsável, mas, na Islândia, deixar seu filho na rua em um dia gelado é considerado adequado e benéfico. Roupas quentes protegem as crianças do frio e elas têm a chance de respirar ar fresco. Além disso, as taxas de criminalidade são tão baixas nessa parte do mundo que os pais não têm motivos para se preocupar com seus pequeninos.
8. Em 1897, 3 suecos tentaram se tornar as primeiras pessoas a alcançar o Polo Norte. Eles decolaram em um balão, mas caíram 65 horas depois
Em 1897, Salomon Andree, o primeiro aeronauta sueco, partiu em uma expedição que envolveu a pilotagem de um balão cheio de hidrogênio de Svalbard para a Rússia ou o Canadá, passando pelo Polo Norte ao longo do caminho. No entanto, o balão se mostrou incontrolável. Ele rapidamente perdeu seu hidrogênio e colidiu com o gelo apenas 65 horas após a decolagem.
33 anos depois, o acampamento final da expedição foi descoberto por acidente, junto com os diários de Andree. Aparentemente, ele e seus colegas exploradores atravessaram muitos quilômetros de gelo à deriva, sem equipamento ou roupas adequadas. Eles também conseguiram sobreviver por semanas após o acidente, caçando ursos polares.
9. Em alguns lugares da Europa, as autoridades lutam contra o problema do corte ilegal de árvores de Natal pulverizando pinheiros e abetos com urina de raposa
No frio a urina fica congelada, o que significa que você não pode ver ou sentir o cheiro dela. Mas assim que a árvore vai para uma área fechada (ou simplesmente se aquece com o processo de serrar), ela começa a exalar um terrível odor indutor de lágrimas que é impossível se desfazer por dias.
10. Em dias quentes, muitas vezes você pode ver abelhas bêbadas
Nos dias de verão, as altas temperaturas causam a fermentação do néctar das flores. Provando o material, uma abelha fica inebriada, comportando-se quase exatamente como uma pessoa bêbada.
O voo da abelha pode se tornar instável e o inseto pode esquecer completamente o caminho para a colmeia. No entanto, mesmo que a abelha consiga encontrar a estrada para casa, uma ‘abelha-porteiro’ especial não a deixará entrar até que fique sóbria.
Qual desses fatos incríveis foi o mais surpreendente?