Fronteiras definem onde um país termina e outro começa. No mundo em que vivemos hoje, porém, esse nem sempre é o caso. Há vários países que residem secretamente dentro de outro. Decidimos mapear esses lugares para você. Eles realmente são para pessoas que querem viajar por onde não se viaja.
10. San Marino
A República de San Marino é um país montanhoso cercado pela Itália. É o quinto menor país do mundo e terceiro menor da Europa. O país tem uma rica história e é considerado uma das mais velhas repúblicas do mundo. A paisagem cheia de colinas e as clássicas ruas e prédios no estilo europeu antigo de San Marino criam uma atmosfera magnífica.
9. Lesoto
Há um pequeno país chamado Lesoto residindo dentro de um país muito maior – África do Sul. Lesoto tem uma população de 2 milhões e é membro das Nações Unidas. É um dos três países da África que é governado por um rei (os outros são Marrocos e Suazilândia). Dois terços do país são cobertos por montanhas, que variam de 2.200 a 3 mil metros de altura.
8. Oblast de Kaliningrado
Existe uma pequena região imprensada entre a Polônia e a Lituânia bem no Mar Báltico. Pela lógica, deveria ser Europeia, provavelmente um Estado Báltico. Bem, a lógica pode enganar. Kaliningrado pertence à Rússia. Foi cortado fora quando a União Soviética entrou em colapso. Por boa parte de sua história, Kaliningrado foi predominantemente alemão.
A localização incomum e mistura surreal de prédios da era alemã e arquitetura soviética fazem de Kaliningrado um lugar para se visitar.
7. Gibraltar
Há uma pequena faixa de terra no final da Espanha que não é da Espanha. Gibraltar pertence ao Reino Unido, mesmo tendo um clima excelente o ano todo. O território da cidade é tão pequeno que a estrada para Gibraltar fecha sempre que um avião aterrissa no aeroporto. Por quê? Porque a estrada é a pista de pouso!
Se você está procurando por um lugar para se casar, dê uma olhada em Gibraltar! Qualquer um pode se casar aqui com apenas um aviso de véspera, e será reconhecido no mundo todo. John e Yoko, assim como Sean Connery (duas vezes!), usaram Gibraltar para sua fuga matrimonial.
6. Melilha e Ceuta
Melilha e Ceuta são duas cidades espanholas que compartilham uma fronteira com o Marrocos e estão localizadas na costa norte da África. Ambas costumavam ser entrepostos militares e comerciais ligando Europa e África. Os residentes agora usufruem de comércio isento de impostos e um limitado grau de autonomia.
Você ficará fascinado pela rica mistura de culturas, idiomas, religiões e raças. É a única presença europeia oficial que resta na África.
5. Campione d’Italia
Esta pequena cidade italiana goza de uma vida confortável na Suíça. Você pode usar euros ou francos suíços e enviar sua correspondência usando tanto um código postal italiano quanto um suíço. Precisa da polícia? Ligue para a Itália. Precisa dos bombeiros ou de uma ambulância? Peça aos suíços.
Usufrua de compras isentas de impostos, e, se você for um jogador, vai adorar Campione d’Italia, porque as leis para jogos de azar são menos severas que na Itália ou na Suíça
4. Point Roberts, Washington
Point Roberts, uma minúscula península, é uma pequena parte dos Estados Unidos que pode ser alcançada apenas pelo Canadá. Como isso aconteceu? Você não irá acreditar, mas na verdade foi um acidente. Quando o tratado da fronteira EUA-Canadá foi assinado, em 1846, ninguém percebeu que uma linha cortava a península bem na metade.
3. Baarle-Hertog e Baarle-Nassau
Duas municipalidades dividem Baarle entre Bélgica e a Holanda. A parte divertida começa quando você procura pela fronteira. Onde fica a Bélgica? Onde fica a Holanda? Bem, há 26 pedaços da Bélgica e da Holanda espalhados pela cidade.
Prédios são simplesmente cortados na metade, e dá para achar um pouco de Bélgica bem no meio de um distrito holandês e vice-versa. Impostos nos dois países são diferentes, então você pode facilmente fazer compras em dois regimes tributários na mesma rua.
2. Nahwa
Explicar este interessante caso não é uma tarefa fácil. Primeiro, imagine um jogo de bonecas russas (matryoshkas). A menor boneca, Nahwa, é uma vila localizada no território dos Emirados Árabes Unidos. Coloque essa boneca menor dentro de uma maior – um pequeno enclave de Omã (Madha). Finalmente, coloque-a dentro da maior boneca, os Emirados Árabes Unidos.
Que mundo complexo e engraçado o que vivemos!
1. Dahala Khagrabari
Esse era o caso mais estranho do mundo até 2015. Embora tenha sido resolvido, ainda queremos compartilhar essa curiosa informação com você. Dahala Khagrabari era um pequeno pedaço da Índia, dentro de um pedaço de Bangladesh… dentro de um pedaço da Índia. Dentro de um pedaço de Bangladesh.
Ao todo, Bangladesh tinha 106 pedaços da Índia dentro de si, e a Índia tinha 92 pedaços de Bangladesh. Em 2015, os dois países assinaram um tratado para fazer a troca dos enclaves que acabou com uma anomalia territorial de séculos.