Dá próxima vez que você der uma mordida em um pedaço de melancia, em uma cenoura ou em uma espiga de milho, lembre-se de que esses produtos não são mais como a natureza os desenhou e que eles mudaram bastante nas últimas décadas.
Mudanças genéticas em alimentos é algo que causa muito debate, mas os seres humanos já fazem isso há milhares de anos através de reprodução seletiva e domesticação. De bananas a berinjelas, esta lista mostra como nós mudamos drasticamente a natureza.
1 – Melancia
O quadro feito entre 1645 e 1672 mostra como era a melancia a séculos atrás. Muito mais branca do que vermelha (completamente o contrário de hoje em dia).
2 – Banana
A banana “selvagem” é muito diferente da que conhecemos hoje, com bastante sementes, grandes e duras e um formato mais arredondado.
3 – Berinjela
A Berinjela é arredondada e tinha uma cor branca. Parecia com um ovo (por isso o nome inglês Eggplant). Com o tempo e através de reprodução seletiva ela esticou e acabou se tornando roxa e com mais “carne”.
4- Cenoura
As cenouras mais antigas cultivadas pelo ser humano são datadas do século 10, na Pérsia e Asia Menor. Elas eram originalmente roxas ou brancas com uma raiz bem fininha, como a da foto.
5- Milho
Talvez a amostra mais icônica de reprodução seletiva é o milho que conhecemos hoje. Ele evoluiu de uma planta pequena e que mal dava para comer. O milho começou a ser domesticado por volta de 7 mil anos antes de cristo e era seco como uma batata crua.
6- Pêssego
A pêssego foi criado na China antiga e era uma fruta pequena e com gosto de lentilhas. Em 4.000 antes de Cristo, ela começou a ser domesticada com o plantio das sementes das frutas mais doces. Isso resultou nessas frutinhas crescendo cada vez mais, se tornando as deliciosas e apetitosas frutas que conhecemos hoje.
7- Morangos
Os morangos selvagens são menores do que os que compramos no mercado. Eles parecem um pouco com amoras e em alguns lugares são até considerados ervas daninhas. Os morangos como conhecemos são uma mistura dessa espécie com morangos europeus.
8- Laranjas
As laranjas não foram sempre como as conhecemos. Elas são produtos da domesticação do limão e de outras frutas como o pomelo e a tangerina.
9 – Tomates
10 – Maçã
A fruta progenitora da maçã, a “Maçã selvagem da Asia Central”, é bem diferente da maça que estamos acostumados. Ela é toda vermelha, sem parte branca, o que dá uma impressão bem diferente da fruta.