Você Sabia?

10+ hábitos de sono ao redor do mundo

O seu chefe já pegou você cochilando no trabalho? Então você provavelmente viveria bem no Japão. Você deseja com frequência que pudesse ir para casa à tarde para almoçar com sua família, cochilar e voltar para retomar o trabalho? Se esse for o caso, você adoraria viver na Espanha.

Da arte e do esporte à culinária, culturas variadas fazem as coisas de maneira diferente – e dormir não é exceção. Queremos lhe mostrar as surpreendentes tradições de dormir de todo o mundo que farão você se perguntar se alguma coisa é universal, mesmo algo tão humano como tirar uma soneca.

Guatemala: Dormir com bonecas preocupadas

De acordo com a tradição maia na Guatemala, se você está triste ou preocupado, você pode encontrar alívio dormindo com Bonecas Preocupadas embaixo do seu travesseiro. Eles acreditam que quando você acordar na manhã seguinte, todas as suas preocupações terão sido tiradas pelas bonecas.

Bali: sono medroso

Sono medroso ou todoet poeles é exclusivo de Bali, na Indonésia. As pessoas lá são conhecidas por cair em sono profundo durante situações estressantes.

Japão: cochilar em público

No Japão, as pessoas são conhecidas por trabalhar por longas horas, fazendo com que eles tenham que tirar sonecas rápidas durante o trabalho. Pesquisas mostram que fazer pequenas sonecas durante o trabalho realmente aumenta a produtividade e o estado de alerta.

México: descansar em redes

As pessoas no México têm uma ótima oportunidade para relaxar nas redes, assim como em camas. 

Noruega: as crianças cochilam ao ar livre

Na Noruega, não é incomum ver uma criança dormindo em um carrinho sem os pais em à vista. Os pais acreditam que deixar seus filhos respirar ao ar fresco enquanto dorme irá fortalecer sua imunidade. E dado que a Noruega foi consistentemente classificada entre os países mais seguros para viver, os pais aparentemente não têm motivos para se preocupar em deixá-los sem vigilância.

Espanha: fazer uma sesta

O típico dia de trabalho espanhol começa pelas 9h e segue até as 13h30 e depois continua de cerca das 16h30 às 20h. Soa estranho? Durante essa pausa ou sesta, como é chamada, à tarde, as pessoas vão para casa, fazem um almoço satisfatório e vão dormir. 

Reino Unido: dormir nu

De acordo com pesquisas realizadas pela The National Sleep Foundation, um terço das pessoas pesquisadas no Reino Unido relataram dormir nuas.

Estados Unidos: dormir com animais de estimação

Embora existam teorias conflitantes sobre os benefícios de dormir com animais de estimação, é assim que os EUA vão dormir. Pesquisas sugeriram que mais de 70% dos donos de animais compartilham sua cama com seus amigos peludos.

Afeganistão: quartos polivalentes

O conceito de quartos separados é inexistente no Afeganistão. Os quartos em toda a casa servem múltiplos propósitos. Quando chega a hora de dormir, as pessoas desdobram colchões e lençóis e dormem sobre eles. Então, pela manhã, eles os dobram de volta e colocam ao lado.

Tradições de co-dormir

Embora pareça exagerado para a maioria das pessoas que vivem nos EUA e no Reino Unido hoje, até o século XIX, o co-dormir era uma prática comum, mesmo no oeste industrializado. Hoje é praticado na Ásia, África e América Latina e diz-se que é benéfico de acordo com muitos estudos. 

Horas de dormir das crianças em diferentes países:

“Hong-Kong – 22h”

 Embora se suponha que as crianças de todo o mundo dormem ao mesmo tempo, isso está longe da verdade. Vamos dar uma olhada nas horas de dormir em vários países de bebês e crianças pequenas:

Entre as 18h30 e as 19h: Holanda

Entre as 19h e as 20h: Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido

Entre as 8h e as 21h: Indonésia, Canadá, Filipinas, Estados Unidos, Tailândia, China

Entre as 21h e as 22h: Japão, Vietnã, Singapura, Malásia

Entre as 22h e as 22h30: Coreia do Sul, Taiwan, Índia, Hong Kong

Quais dessas tradições de dormir surpreenderam mais você? Quais são os costumes do sono da sua cultura? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Continuar lendo

Posts relacionados