10. Jejuar de tempos em tempos é bom para o sistema imunológico
Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia mostrou que o jejum de dois a quatro dias ajuda a renovar o sistema imunológico. Durante o experimento, os voluntários jejuaram por vários dias seguidos, a cada seis meses. Durante os dias de jejum, seu corpo começou a usar suas próprias reservas de glicose, gordura e cetonas e também começou a destruir um grande número de leucócitos. Como resultado, sua perda destes contribuiu para a renovação das células do sistema imunológico.
O jejum prolongado também diminuiu o nível de hormônios relacionados ao envelhecimento e à aparência e progressão dos tumores, incluindo o câncer.
Vale ressaltar que o jejum é contraindicado na deficiência de peso corporal grave, tumores malignos, tuberculose ativa, distúrbios do ritmo cardíaco, urolitíase e colelitíase, úlceras estomacais e cirrose hepática. Além disso, crianças e idosos devem se abster de jejum de longo prazo, bem como mulheres durante a gravidez e lactação.
9. Mesmo a menor exposição à luz durante o sono pode levar à depressão
Cientistas japoneses da Universidade de Medicina de Nara têm assistido ao processo de dormir de mais de 860 idosos que não tinham vestígios de depressão no início do experimento. Revelou-se que aqueles que não dormiam na escuridão absoluta começaram a sentir ansiedade e estresse .
O professor Kenji Obayashi sugeriu que mesmo uma luz fraca pode perturbar o trabalho do relógio biológico interno e afetar negativamente a secreção do hormônio melatonina, que é produzido na escuridão. Isso pode afetar negativamente a psiquê e causar depressão.
Os cientistas sugerem pendurar cortinas pretas no quarto e desligar todos os aparelhos com indicadores luminosos. Não se esqueça dos indicadores piscando no seu smartphone – eles também devem estar desligados.
8. Fazer limpeza piora a condição pulmonar da mulher
Cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, analisaram os dados de mais de 6 mil pessoas que participaram de exames de saúde respiratória por 20 anos na União Europeia. A análise desses dados mostrou que as condições pulmonares das mulheres que trabalhavam como empregadas domésticas ou que usavam produtos de limpeza regularmente na forma de aerossóis e nebulizadores, pioraram com o tempo, ao contrário de outras mulheres. Além disso, a diminuição da função pulmonar nos zeladores nesses 20 anos de observação é tão grande que é comparável a 20 anos de tabagismo.
Além disso, as mulheres que trabalham como empregadas geralmente sofrem de asma e esse problema não foi detectado entre os homens. Os cientistas pedem a todos que usem menos limpadores químicos.
7. Cigarro eletrônico aumenta suas chances de contrair pneumonia
Cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, fizeram um experimento com ratos e pessoas para determinar os efeitos do cigarro eletrônico no corpo. Esse experimento revelou que aqueles que amam cigarro eletrônico têm muito mais probabilidade de desenvolver pneumonia.
O vapor dos cigarros eletrônicos ajuda as bactérias que causam a inflamação dos pulmões a aderir às células que revestem o trato respiratório. O principal pesquisador, Jonathan Grigg, esclarece: “As bactérias pneumocócicas podem existir em nosso trato respiratório sem causar doenças. No entanto, em alguns casos, como fumar cigarro eletrônico, elas penetram facilmente nas paredes celulares causando pneumonia”.
6. Os otimistas são muito menos propensos a doenças cardíacas
Cientistas do Duke Clinical Research Institute e da Universidade de Columbia analisaram os dados de pesquisas que foram preenchidas por quase 2.400 pacientes com angina crônica e chegaram a uma conclusão interessante. Acontece que os pacientes que têm uma atitude otimista em relação à vida necessitaram de tratamento hospitalar 30-40% menos frequentemente do que aqueles que têm uma atitude pessimista.
Humor positivo reduz o nível de adrenalina e cortisol – os hormônios da ansiedade e do estresse. São eles que afetam o aumento da pressão arterial, que por sua vez influenciam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ataques cardíacos.
5. Beber café pode causar o encolhimento dos seios das mulheres
Pesquisa publicada no British Journal of Cancer provou que consumir muito café (três ou mais xícaras por dia) pode causar o encolhimento da mama em mulheres. Quanto mais café uma mulher consome, maior será o efeito. Tudo isso acontece devido a um efeito de um hormônio especial que conecta essas duas atividades – consumo de café e encolhimento da mama. Então, da próxima vez que você decidir tomar outra xícara no Starbucks, lembre-se disso e talvez prefira uma xícara de chá quente.
Além disso, distúrbios alimentares podem reduzir o tamanho dos seios também. Isso acontece devido à perda de peso corporal e à alteração do sistema hormonal que afeta negativamente o tamanho dos seios.
4. O fisiculturismo não fortalece os homens
Cientistas da Manchester Metropolitan University descobriram que os treinamentos de musculação não aumentam a força física, apesar do tamanho dos músculos em expansão. Como o professor Hans Degens afirmou, muitos de nós pensam que pessoas com músculos enormes são tão fortes quanto o Incrível Hulk. Mas o estudo das fibras musculares individuais de fisiculturistas, corredores e homens comuns mostrou que os músculos dos fisiculturistas, na verdade, produzem menos força física do que os músculos dos não-fisiculturistas .
“Parece que o crescimento muscular excessivo pode afetar negativamente a qualidade dos músculos e provavelmente é melhor manter músculos de tamanho normal do que ter grandes músculos metabolicamente expansivos”, segundo Degens.
3. Ser solteiro é bom para a sua silhueta
Cientistas da Universidade Central de Queensland, na Austrália, têm monitorado mais de 15 mil pessoas por 9 anos e notaram que as pessoas em relacionamentos tinham 20% a mais de excesso de peso do que pessoas solteiras, incluindo viúvos e divorciados. E isso aconteceu apesar do fato de os casais, como os cientistas notaram, terem dietas mais balanceadas, fumar menos e consumir menos álcool.
Acontece que os casais comem porções maiores de comida do que pessoas solteiras quando fazem jantares em família. Além disso, a principal autora do estudo, Natalie The, acha que as pessoas casadas ganham peso porque não precisam mais ficar magras para impressionar seu parceiro. Portanto, elas se permitem comer mais, especialmente alimentos ricos em gordura e açúcar.
2. O segredo para uma vida feliz inclui o uso diário da internet
Cientistas noruegueses do Centro de Inovação Tecnológica e Cultura da Universidade de Oslo entrevistaram mais de 100 mil europeus e concluíram – para se sentir feliz, é preciso usar a internet diariamente. Eles dizem que não se trata de quanto tempo você gasta na internet, mas sobre o que você faz lá, que é o principal fator que afeta a sensação de felicidade.
Especialistas também descobriram que esse método ajuda as pessoas a superar a crise da meia-idade com mais rapidez e facilidade.
1. Dormir nu é mais útil do que dormir de pijama
Especialistas da Fundação Nacional do Sono dos EUA descobriram que dormir nu é melhor do que dormir de pijama ou lingerie. Dr. Sarah Brewer descobriu uma série de razões pelas quais dormir nu é bom para você .
- Em primeiro lugar, o nosso próprio corpo define a temperatura ideal para um sono completo e a roupa perturba esse mecanismo, causando o superaquecimento do corpo. Este é um fator que pode contribuir para a insônia.
- Em segundo lugar, quando se sente frio, nosso corpo começa a produzir hormônios que aumentam a regeneração das células, e isso dá à nossa pele e cabelos uma aparência saudável.
- Terceiro, dormir sem qualquer roupa minimiza o risco de infecções fúngicas nas áreas íntimas de homens e mulheres.
- Em quarto lugar, a ausência de diferentes fios, faixas elásticas e outros atributos do vestuário em nosso corpo beneficia grandemente nossa circulação sanguínea.
- Finalmente, as pessoas que dormem nuas aumentam a intimidade porque, quando os cônjuges descansam juntos na cama, a pele entra em contato e isso estimula a produção do hormônio oxitocina, que aumenta o desejo sexual.
A propósito, de acordo com pesquisas realizadas pelos especialistas da Fundação Nacional do Sono dos EUA, quase 30% dos homens e 20% das mulheres dormem sem roupa. A escolha de dormir nua foi feita intuitivamente por razões de preferência pessoal e conveniência.
Quais dessas descobertas científicas o surpreenderam mais? Por favor, conte-nos a respeito nos comentários!