Os avanços tecnológicos das últimas décadas fazem muitos de nós sentir como se estivéssemos vivendo em um filme de ficção científica. A medicina, em particular, também está experimentando uma profunda mudança de paradigma, e há mais inovações por vir. Queremos compartilhar por que o futuro dos cuidados de saúde é visto com otimismo.
10. Anatomia holográfica
A Microsoft está trabalhando em um fone de ouvido de realidade aumentada chamado HoloLens . Projeta informações digitais sobre o que você está vendo . Imagine o quão fácil será para a futura geração de médicos explorar a anatomia humana. Agora imagine um cirurgião vendo além da pele e dos ossos sem abrir órgãos. Este aprimoramento significa cirurgias mais precisas.
9. Lentes de contato do Google
O Google está, como de costume, na dianteira da inovação com suas lentes de contato multi-sensor digitais . A lente é para ajudar as pessoas com diabetes. Os pacientes não terão que espetar os dedos ou usar um monitor de glicose contínuo. A lente de contato do Google fará o trabalho medindo constantemente os níveis de glicose no sangue em suas lágrimas.
8. Revolução de impressão médica em 3D
Com a impressão em 3D, o futuro já está aqui. Enquanto isso, os hospitais usam humildemente impressoras 3D para pequenos plásticos, mas a tecnologia está se preparando para remodelar medicamentos em áreas como próteses e implantes. A comunidade inovadora e-NABLE de voluntários encoraja qualquer pessoa que precise usar vários projetos de dispositivos de mão e braço impressos em 3D. Para estimular o uso, a comunidade lançou gratuitamente tutoriais em vídeo e outras informações úteis sobre a construção de próteses. Graças a isso, existem inúmeras histórias de boa vontade provenientes de pacientes felizes sobre como sua vida mudou com as próteses de mãos projetadas individualmente.
7. Impressos impressos em 3D
Existe uma perspectiva realista de ter seu medicamento 3D impresso em casa ou diretamente no hospital, adaptado para atender às necessidades de um paciente. Estamos falando sobre moléculas bioimpressas e patenteadas. Os medicamentos comuns geralmente são pressionados e moldados, enquanto uma bioimpressa monta uma cápsula camada por camada sem comprimi-la. Como suas camadas finas se dissolvem muito mais rapidamente, o corpo absorverá a cápsula em menor tempo. Em certas doenças, como epilepsia ou acidente vascular cerebral, essa velocidade é crucial.
6. Órgãos impressos
Então você leu sobre implantes, próteses e remédios impressos em 3D. Agora é hora das notícias sobre tecidos e órgãos criados em 3D. A bioimpressão 3D é estudada ativamente na medicina regenerativa para resolver a falta de transplante de órgãos. Os cientistas estão encontrando maneiras de imprimir materiais e células biocompatíveis, que podem ser usados para criar tecidos vivos.
5. Cirurgia de faca inteligente
A oncologia cirúrgica é uma maneira eficiente de vencer o câncer. No entanto, para remover uma área cancerígena, os cirurgiões também precisam retirar os tecidos próximos. Com a nova ferramenta iKnife, testada pelo Imperial College de Londres, o risco de deixar células cancerosas em um paciente será minimizado. A ferramenta verifica e identifica rapidamente áreas tumorais, não deixando nenhuma possibilidade de rebrota de células cancerosas remanescentes. Agora, esse impressionante diagnóstico poderá ser em tempo real!
4. Tecnologia de imagem para melhores diagnósticos
Há outra notícia muito emocionante sobre pacientes que são diagnosticados com mais cuidado e rapidez por meio de radiologia. Talvez você não tenha percebido que você encontra radiologia quando lida com raios-X e ressonâncias magnéticas. Mas este equipamento é gigantesco e ambíguo em termos de leitura dos resultados e sua precisão. O que os cientistas estão trabalhando agora é uma máquina radiológica que garantiria dados médicos sólidos. Imagine um scanner que possa detectar instantaneamente áreas doentes e fornecer biomarcadores e sintomas.
3. Ensaios clínicos mais rápidos
Ao contrário dos ensaios clínicos longos e dispendiosos de hoje, a tecnologia Harvard Organs-on-Chips cria microchips representando modelos de células humanas. Drogas ou componentes podem ser testados infinitamente, o que tornaria os ensaios clínicos mais rápidos e ainda mais precisos. Além disso, a tecnologia ajudará a eliminar completamente os testes em animais.
2. Robôs em cuidados de saúde
Os robôs não são mais atributos da ficção científica – eles são amplamente empregados em nossas rotinas domésticas. Os cientistas agora estão introduzindo robôs TUG que são capazes de transportar cerca de 450 kg de bens, materiais e suprimentos clínicos em um hospital. Outro assistente tecnológico é o RIBA, a enfermeira amigável que remove os pacientes de camas e cadeiras de rodas para que os cuidadores não tenham mais que lutar com as dores nas costas.
1. Propriedade de dados
Você esteve naquela situação estranha onde seu arquivo médico foi perdido, você não tem permissão para vê-lo, ou foi mal interpretado? Isso é porque seus dados de saúde são de propriedade de hospitais, instituições e laboratórios. No futuro, tudo ficará disponível para todos, graças ao uso de sensores de saúde e dispositivos de diagnóstico portáteis. Esta abordagem é segura para trazer a paz de espírito e melhorar a eficiência geral da saúde. Apenas imagine ter todos os seus arquivos médicos armazenados em um só lugar e poder acessá-los e compartilhá-los sempre que preciso.