Ao longo da história, muitas mulheres fortes tiveram que se levantar contra todas as expectativas e lutar pelos seus sonhos e paixões, igualdade e solidariedade entre os homens. A bravura dessas mulheres contribuiu para moldar o mundo atual, e isso precisa ser relembrado.
Essa é uma lista de mulheres “badass”, fortes e valentes, que fizeram a sua parte para fazer do mundo um lugar melhor.
1 – Irena Sendlerowa – A mulher que salvou aproximadamente 2.500 crianças judias, contrabandeando elas para fora do gueto de Varsóvia.
Irena Sendler (em polaco Sendlerowa) é conhecida como “O Anjo do Gueto de Varsóvia“. Ela escondia crianças judias para retirá-las consigo dos campos de concentração, livrando-as da morte e colocando a própria vida em risco. Irena demorou a ser reconhecida pelo mundo, e jamais se considerou uma heroína, pelo contrário: morreu com a consciência pesada por não ter podido fazer mais. Irena jamais se esqueceu dos momentos tristes em que retirava as crianças dos pais para que pudessem ter uma chance de viver, fora dos campos, com famílias adotivas.
2 – Malala Yousafzai – A paquistanesa ativista em prol da educação feminina
Malala se tornou um símbolo de luta pelas mulheres. Enfrentando os costumes do lugar onde nasceu e foi criada, Malala sobreviveu a um atentado contra a sua vida, feito pelo talibã. Ela foi a mais jovem a receber o prêmio nobel da paz.
3 – Uma mulher, retratada para sempre atingindo um neonazista com a sua bolsa, na Suécia.
4 – Marie Curie – Cientista polonesa
Marie ficou conhecida pelo seu trabalho com radioatividade. Foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, e a única a recebê-lo duas vezes.
5 – Nujood Ali, a garota de dez anos que conseguiu se libertar de um casamento forçado
Nujood foi entregue ainda criança a um marido abusivo, mas conseguiu se divorciar dele e quebrar essa tradição.
6 – Uma senhora de 106 anos de idade, protegendo a sua casa com um rifle, na Armênia
7 – Mulheres trabalhando como bombeiras em Pearl Harbor – 1941
8 – Margaret Heafield – diretora de engenharia da NASA
Margaret foi a diretora de engenharia do software para o Programa Espacial Apollo, em 1969.