Você Sabia?

10 filmes com roupas lindas que ganharam um Oscar de melhor figurino

Na última década, dez filmes ganharam o mais importante prêmio de cinema, um Oscar de Melhor Figurino. Na maioria das vezes, filmes com trajes historicamente corretos ganham o prêmio. Mas não são apenas as roupas que importam no filme, mas também os penteados e a maquiagem. É por isso que esses filmes geralmente recebem várias indicações ao Oscar. E, em alguns casos, o filme em si pode ser mediano e não receber um prêmio por sua atuação ou roteiro. Queremos avisar que há uma chance de que este artigo faça você querer comprar muitas roupas novas imediatamente!

Pantera Negra, 2018

Figurinista – Ruth E. Carter

Para criar looks estilosos de super-heróis, a designer teve que misturar elementos futuristas, roupas tradicionais africanas e acessórios de alta costura. De acordo com a própria Ruth E. Carter, durante esse tempo, ela tinha fotos de roupas africanas autênticas na frente dela e examinou acessórios raros feitos de conchas do mar, bem como exemplos de piercings e arte corporal.

Trama Fantasma, 2017

Figurinista – Mark Bridges

Este filme é ambientado logo após a Segunda Guerra Mundial e, durante esse período, duas indústrias da moda eram as melhores do mundo – Londres e Paris. Bridges baseou seu trabalho na primeira. Ele estudou várias biografias de designers ingleses não tão populares, Peter Russell, Hardy Amies e Michael Donnellan, e combinou seus talentos e características.

Animais Fantásticos e Onde Habitam, 2016

Figurinista – Colleen Atwood

O elemento central de todas as roupas nesse filme é, claro, o casaco de Newt Scamander. Havia 12 versões idênticas feitas para o filme. Tem a cor de gasolina ou, como Colleen Atwood chama, um azul pavão-escuro. Então, em geral, o casaco parecia muito com o que as roupas da década de 1920 pareciam.

Mad Max: Estrada da Fúria, 2015

Figurinista – Jenny Beavan

Curiosamente, além do Oscar de Melhor Figurino, eles ganharam prêmios em outras cinco categorias, incluindo Melhor Maquiagem. Todos os personagens estão vestidos de maneira pós-apocalíptica, principalmente em couro desgastado, sujeira e outros acessórios.

O Grande Hotel Budapeste, 2014

Figurinista – Milena Canonero

Como este filme teve lugar em uma irônica utopia, as cores dos figurinos foram feitas para parecer que eram de algum tipo de conto de fadas. As cinco principais cores utilizadas foram vermelho, rosa, amarelo, dourado e violeta. O tecido mais usado no filme foi feltro. Canonero disse em uma entrevista que o feltro era usado principalmente para fazer uniformes militares, então era para fazer os espectadores mais exigentes e atentos sentirem que algo ruim estava vindo.

O Grande Gatsby, 2013

Figurinista – Catherine Martin

Curiosamente, o filme original que foi filmado em 1974 também ganhou um Oscar de Melhor Figurino. Empresas de roupas de alta qualidade como Prada, Tiffany & C. E Brooks Brothers participaram da criação dos figurinos para o filme de 2013. É por isso que o hype em torno dos figurinos do filme surgiu muito antes do filme estar nos cinemas. A estreia desencadeou a criação de inúmeras coleções de moda de vestidos no estilo de O Grande Gatsby .

Anna Karenina, 2012

Figurinista – Jacqueline Durran

Para encontrar inspiração, Durran olhou para imagens da década de 1850 onde havia um equilíbrio perfeito de visuais severos e românticos. Em outras palavras, não havia o objetivo de ser historicamente preciso ao criar os figurinos para este filme. Mas, mesmo assim, as roupas pareciam ótimas!

O Artista, 2011

Figurinista – Mark Bridges

Caso você não tenha visto o filme, temos que lembrá-lo de que é um filme mudo preto e branco. Todos os detalhes, incluindo os interiores e os figurinos, estavam lá para mostrar respeito pela era dos verdadeiros filmes mudos. A estilização foi perfeita – o público até aplaudiu de pé durante 10 minutos no Festival de Cannes.

Alice no País das Maravilhas, 2010

Figurinista – Colleen Atwood

Os detalhes dos figurinos foram extremamente importantes neste filme. Se você olhar atentamente para o vestido azul de Alice, poderá ver a decoração em preto pesada que não tem nada a ver com o tecido claro ao redor. Este é um “olá gótico” de Tim Burton, que está sutilmente dizendo aos espectadores que o personagem principal não é tão infantil quanto seu vestido inicialmente sugere.

A Jovem Rainha Vitória, 2009

Figurinista – Sandy Powell

Os críticos ficaram muito insatisfeitos com o fato de que tanto dinheiro foi gasto no filme e não houve nenhum efeito especial. Mas a maior parte do dinheiro foi gasto na produção de figurinos. Três vestidos eram cópias exatas de vestidos reais da rainha inglesa Victoria – uma para o luto, uma para o casamento e outra para a coroação. Mas, curiosamente, cada um desses vestidos passou apenas alguns segundos na tela.

Alguns críticos acham que a arte do figurino é uma coisa do passado, já que hoje praticamente tudo pode ser criado com uma ferramenta de edição de imagens que custa muito menos tempo e dinheiro. Você acha que esse tipo de arte tem futuro ou não?

Continuar lendo

Posts relacionados