Você Sabia?

10 países onde o próximo ano não será 2018

Em que ano estamos agora? A questão não é tão simples como pode parecer. Tudo é relativo. As pessoas criaram calendários para medir o curso do tempo. Mas o tempo é efêmero, não pode ser capturado, e um ponto de contagem decrescente não pode ser marcado. É aí que a complexidade começa. Como encontrar o começo? De onde contar? E com que passos?

Hoje vamos falar sobre os diferentes calendários. Muitos outros calendários existem hoje e existiram ao longo dos anos, mas mesmo estes são suficientes para sentir toda relatividade e efemeridade do tempo.

As pessoas tocarão no ano de 2018 na Rússia.

A maioria dos países do mundo vive de acordo com o calendário gregoriano. Foi introduzido pelo papa Gregório XIII no lugar do calendário juliano. A diferença entre estes dois calendários hoje é de 13 dias e essa diferença aumenta em 3 dias a cada 400 anos. É por isso que há um feriado como Antigo Ano Novo: é Ano Novo de acordo com o calendário juliano, e alguns países ainda o celebram. No entanto, ninguém negligencia o ano novo “regular”.

O calendário gregoriano foi introduzido em 1582 em países católicos, e foi gradualmente distribuído para outros países. Segundo ele, em 1º de janeiro, o ano de 2018 começará.

As pessoas tocarão no ano 2561 na Tailândia.

Na Tailândia, 2018 será o ano 2561 (se estivéssemos contando conforme o calendário gregoriano). Oficialmente, a Tailândia vive de acordo com o calendário lunar budista, em que a cronologia começa a partir do momento em que Buda alcançou o nirvana.

No entanto, eles usam o calendário gregoriano também. Exceções são muitas vezes feitas para estrangeiros, e as datas em bens e documentos são escritas de acordo com este calendário. O calendário budista também é usado no Sri Lanka, Camboja, Laos e Mianmar.

As pessoas vão para 2011 na Etiópia.

O calendário etíope é de 8 anos atrás do “regular”. Além disso, tem 13 meses por ano. 12 meses têm 30 dias e o último é muito curto, apenas 5 ou 6 dias, dependendo se é um ano bissexto ou não. Além disso, o dia não começa à meia-noite, mas ao nascer do sol. O calendário etíope baseia-se no antigo calendário de Alexandria.

As pessoas tocarão no ano 5778 em Israel.

calendário hebraico é oficialmente usado em Israel, juntamente com o gregoriano. Todos os feriados hebraicos, dias de memória e aniversários de familiares são celebrados de acordo com o primeiro. Os meses começam com a lua nova, e o primeiro dia do ano (Rosh Hashanah) pode ser apenas uma segunda, terça, quinta-feira ou sábado. Por isso, para que tudo funcione, o ano anterior é prorrogado por um dia.

O calendário hebraico leva a sua cronologia desde a primeira lua nova ocorrida em 7 de outubro de 3761 aC, às 5 horas e 204 partes. Uma hora no calendário hebraico consiste em 1.080 partes, e cada uma delas é de 76 minutos.

As pessoas vão para 1439 no Paquistão.

O calendário islâmico é usado para determinar as datas dos feriados religiosos e como um calendário oficial em alguns países muçulmanos. A cronologia começa de Hijra, a data do Profeta Muhammad e da migração dos primeiros muçulmanos para Medina (622 DC).

O dia aqui começa ao pôr-do-sol, não à meia-noite. O início de um mês é o dia em que a lua crescente aparece pela primeira vez após a lua nova. O período de um ano no calendário islâmico é de 10 a 11 dias menos que o ano solar, e os meses se movem em relação às estações. Aqueles meses que estavam no verão terão lugar no inverno depois de algum tempo e vice-versa.

As pessoas tocarão no ano 1396 no Irã.

O calendário persa, ou o calendário Solar Hijri , é o calendário oficial no Irã e no Afeganistão. Este calendário solar astronômico foi criado por um grupo de astrônomos, incluindo o bem conhecido poeta Omar Khayyam.

A cronologia começa a partir de hijra, assim como o calendário islâmico, mas também é baseado em um ano solar, razão pela qual os meses permanecem nas mesmas estações. As semanas começam aos sábados e terminam às sextas-feiras, e estas são sempre dias sem trabalho.

As pessoas chegarão ao ano de 1939 na Índia.

calendário nacional unificado da Índia foi criado há pouco tempo e foi introduzido em 1957. Baseia-se nos cálculos da era de Saka, o antigo sistema de cronologia que está difundido na Índia e no Camboja.

Há também outros calendários na Índia utilizados por diferentes nações e tribos. Alguns começam a cronologia da morte de Krishna (3102 aC); outros datam da ascensão de Vikram ao poder no ano 57; Um terceiro grupo, de acordo com o calendário budista, inicia a cronologia da data de morte de Gautam Buda (543 dC).

As pessoas tocarão no ano 30 no Japão.

No Japão, existem duas cronologias existentes: uma que começa com o nascimento de Cristo e a tradicional . O último é baseado nos anos dos reinados dos imperadores japoneses. Todo imperador dá ao seu período um nome: o lema de seu reinado.

A partir do ano de 1989, houve “uma era de paz e tranquilidade”, e o trono pertence ao imperador Akihito. A era anterior – Mundo Iluminado – durou 64 anos. Na maioria dos documentos oficiais, são utilizadas 2 datas: uma de acordo com o calendário gregoriano e outra de acordo com a era atual no Japão.

As pessoas tocarão no ano 4716 na China.

O calendário chinês é usado no Camboja, na Mongólia, no Vietnã e em outros países asiáticos. A cronologia começa a partir da data em que o imperador Huangdi começou seu reinado em 2637 aC.

O calendário é cíclico e é baseado nos ciclos astronômicos de Júpiter. Dentro de 60 anos, Júpiter volta ao Sol 5 vezes, e esses são os 5 elementos do calendário chinês. Um círculo de Júpiter ao redor do Sol leva 12 anos, e esses anos receberam seus nomes de animais. 2018 (gregoriano) será o Ano do Cão .

As pessoas tocarão no ano 107 na Coreia do Norte.

O calendário Juche foi usado na Coreia do Norte desde 8 de julho de 1997, juntamente com a cronologia do nascimento de Cristo. A data de contagem regressiva é 1912, o ano de nascimento de Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte e eterno presidente do país. Seu ano de nascimento é o ano 1; não há ano 0 neste calendário.

Ao escrever datas, ambos os calendários são usados. O ano calendário gregoriano está escrito entre parênteses ao longo do ano de acordo com o calendário Juche.

Bônus: quantos anos você tem?

Não são apenas as datas que medimos de forma diferente – as idades das pessoas também são complicadas. Em muitas culturas do Leste Asiático, elas são calculadas de acordo  com o cálculo da idade do Leste Asiático: a cronologia começa a partir de 1, não de 0. Um bebê recém nascido é de 1 ano desde o nascimento. E sua idade aumenta com a chegada de um novo ano, não com sua data de nascimento. Portanto, de acordo com este sistema, todos os membros da família se reuniram em uma mesa de Ano Novo tornando-se um ano mais velho com o toque do relógio do Ano Novo. É por isso que a idade de uma pessoa asiática pode ser 2 anos diferente da idade de uma pessoa europeia, mesmo que tenham nascido no mesmo dia.

Continuar lendo

Posts relacionados