10. Arroz branco
A melhor temperatura para armazenar arroz é de 4,5 ° C ou abaixo. É melhor armazenar arroz em recipientes de plástico para alimentos (PETE) ou em frascos de vidro. Como mostra um estudo, nessas condições, o arroz pode ser armazenado por até 30 anos e não perderá seu aroma ou valor nutricional. Também vale a pena mencionar que o estudo usou dois tipos de arroz – grãos revestidos e polidos.
9. Leite em pó
O leite em pó que é processado de acordo com todos os padrões de saúde adequados pode ser armazenado por um longo período de tempo sem perder o seu valor nutricional, contanto que este seja armazenado em um recipiente hermético.
8. Molho de soja
O molho de soja pode ser armazenado com segurança por pelo menos 3 anos, mesmo que a garrafa tenha sido aberta. A vida útil do molho de soja em um recipiente hermético pode ser muito mais longa, mas depende de condições como o tipo de molho de soja, a forma como foi processado, sua qualidade e a temperatura de armazenamento.
Por exemplo, o molho de soja de alta qualidade só pode ser feito através de fermentação natural, um processo que geralmente leva de vários meses a dois anos. Apenas esse tipo de molho de soja pode durar mais de três anos. É por isso que você deve ter cuidado com certas marcas que adicionam produtos químicos para acelerar o processo de fermentação.
7. Xarope de bordo
De acordo com a Massachusetts Maple Producers Association, uma garrafa sem abrir de xarope de bordo pode ser mantida indefinidamente. E, mesmo depois de abri-lo, você pode usá-lo por vários anos se você o mantiver na geladeira.
6. Feijão seco
Pesquisadores da Universidade Brigham Young descobriram que, após 30 anos de armazenamento, os feijões secos mudaram sua aparência visual, mas todas as amostras permaneceram aceitáveis para uso em situações de emergência. Eles concluíram que os feijões secos, bem como outros feijões, podem durar pelo menos 30 anos.
5. Sal
O sal é realmente um mineral, não um cultivo, e é por isso que é impossível estragar. Claro, o mineral pode absorver rapidamente a água, transformando-se em uma enorme rocha ao longo do tempo. Mas, em última instância, o sal sempre permanece isso, sal.
No entanto, lembre-se de que o sal iodado dura apenas cerca de um ano. Durante esse período de tempo, o iodo geralmente se evapora e o sal perde sua qualidade útil, embora você ainda possa usá-lo como sal de mesa comum.
4. Bebidas alcoólicas fortes
Bebidas alcoólicas como vodka, whisky, rum e conhaque não têm data de validade, mas é importante armazená-las em um lugar fresco e escuro em garrafas adequadamente seladas.
3. Vinagre
O vinagre branco é outro produto sem data de validade, mas você ainda deve ter certeza de armazená-lo em condições adequadas. Se quiser manter o vinagre durante muito tempo, a melhor maneira de armazená-lo é em seu recipiente hermético original em um local fresco e escuro, longe de fontes de calor.
2. Açúcar
Como o sal, o açúcar dura um período de tempo indefinidamente longo, especialmente se você o armazena em um recipiente hermético. Mas, mesmo que o açúcar absorva água do ar e se torne uma pedra sólida, não perde a qualidade.
Por sinal, açúcar em pó e açúcar mascavo também podem ser armazenados como açúcar comum.
1. Mel
O mel é uma comida realmente única, na medida em que pode durar para sempre graças à sua composição química que torna extremamente difícil o crescimento de bactérias. Além disso, se você comprar frascos selados com mel neles, você pode estar absolutamente certo de que não pode estragar, pois não entrará em contato com o ar e a água.
Ao escavar uma das pirâmides egípcias, os arqueólogos descobriram alguns frascos de mel. A idade média da descoberta foi de cerca de 2.000 a 3.000 anos de idade. Ainda estava perfeitamente comestível – os arqueólogos até provaram! Alguns anos depois, mel de 5.500 anos foi encontrado na Geórgia.
Quanto tempo você costuma armazenar produtos alimentícios? Você já comeu alimentos expirados? Compartilhe sua experiência nos comentários!