Você Sabia?

10 sinais de que seus rins não estão funcionando corretamente

Todos os dias nossas mentes processam toneladas de informações, nossos corpos realizam centenas de atividades. Viver nesse mundo agitado faz com que seja bem fácil perdermos algumas mensagens que nossos corpos nos enviam. E as consequências de não nos comunicarmos e respondermos a esses sinais podem ser drásticas. Fizemos uma lista de 10 sinais que indicam que seus rins não estão funcionando corretamente. Quantos desses sinais o seu corpo tem mandado para você?

10. Problemas para dormir

Quando seus rins não funcionam corretamente, significa que toxinas não consegue deixar o corpo através da urina, e permanecem no sangue.

O nível aumentado de toxinas faz com que seja mais difícil pegarmos no sono. É por isso que quando dormimos menos, as chances de redução de função renal são maiores.

Cuidado: pessoas com Doença Renal Crônica sofrem mais comumente de Apneia do Sono. A Apneia do Sono é uma desordem que causa uma ou mais pausas na respiração enquanto dormimos. Essas pausas podem durar de segundos a minutos, e após cada uma delas, a respiração retorna à normalidade após um ronco audível. Roncos persistentes e altos podem ser sinal de que você deve procurar um médico.

9. Dores de cabeça, cansaço e fraqueza

Rins saudáveis e funcionando corretamente convertem a Vitamina D no nosso corpo, mantendo os ossos fortes e produzindo um hormônio chamado Eritropoetina, que tem um importante papel na produção de células vermelhas do sangue.

Quando os rins não funcionam direito, eles produzem menos desse hormônio, ocasionando na redução de células vermelhas – que carregam oxigênio – resultando em cansaço mais rápido dos músculos e cérebro.

Cuidado: é comum que pessoas com Doença Renal Crônica tenham anemia. A anemia pode começar a evoluir quando a pessoa tem de 20 a 50% da função normal dos rins. Se você dorme o suficiente, mas continua sentindo cansaço e fadiga, falta de energia e fraqueza geral, você deve procurar seu médico.

8. Pele seca e coceira

Rins saudáveis fazem um trabalho pesado em remover os restos e fluidos extras do sangue, ajudando na produção de células vermelhas, e mantendo a quantidade correta de minerais no corpo.

Uma pele seca e coçando sinaliza incapacidade dos rins em manter o balanço correto de minerais e nutrientes, o que pode resultar em doenças nos ossos.

Cuidado: se você tem pele seca e com coceiras, tente se hidratar mais. Lembre-se, antes de tomar qualquer remédio, consulte seu médico, pois alguns medicamentos possuem ingredientes que podem prejudicar ainda mais a função dos rins.

7. Mal hálito e gosto metálico na boca

Quando dejetos se acumulam no sangue, eles mudam o gosto da comida e deixam um gosto metálico na boca. Mau hálito é outro sinal de ter muitas toxinas e contaminações na corrente sanguínea. Além disso, a pessoa pode perder o gosto por carne, ou perder o apetite por completo, o que pode gerar a perda excessiva de peso.

Cuidado: existem várias razões para ter um gosto metálico na boca (desde alergias até falta de higiene oral). Normalmente, esse gosto desaparece se a causa for tratada. Caso ele seja persistente, procure um médico.

6.Falta de fôlego

A relação entre doença renal e falta de fôlego, especialmente após pequenos esforços, é causada por dois fatores. Primeiro, excesso de líquidos no corpo, que se acumula no pulmão quando os rins não funcionam corretamente. Segundo, a anemia, que priva o corpo de oxigênio.

Cuidado: existem também diversas razões para a falta de fôlego, desde falência renal a asma, câncer de pulmão, ou insuficiência cardíaca. Se você notar uma perda de fôlego após pequenos esforços, entre em contato com seu médico imediatamente.

5. Inchaço de tornozelos, mãos e pés

Rins que estão falhando em sua função não removem o líquido extra do corpo, ocasionando uma retenção de sódio, que consequentemente causa inchaço de tornozelos, mãos e pés.

Inchaço nas pernas também pode significar insuficiência cardíaca ou hepática, além de problemas nas veias.

Cuidado: em alguns casos, remédios, a redução da ingestão de sal, e a remoção do excesso de fluidos do corpo podem reverter os inchaços. Caso eles não ajudem, tratamento adicional pode ser necessário.

4. Dor nas costas

A falência renal pode causar uma dor nas costas que usualmente é profunda, no lado direito das costelas, que pode ser sentida na parte da gente do quadril.

Dores nas costas e nas pernas também podem ser causadas por pedras nos rins, ou cistos.

Dica: a dor nas costas causada por falência renal é acompanhada por náuseas, vômitos, febre e micção frequente. A dor normal nas costas que não tem relação com problemas nos rins se comporta de forma diferente: é mais localizada, acontece subitamente, e não é acompanhada de febre. Se a dor nas costas for persistente, e não diminuir com o uso de analgésicos, vá ao médico.

3. Olhos inchados

Um sinal precoce de que o sistema de filtração renal está danificado é o aparecimento de proteínas na urina, o que pode resultar em inchaço nos olhos, que pode ser explicado pela grande quantidade de proteína sendo vazada na urina, em vez de ser distribuída pelo corpo.

Dica: caso você tenha certeza de que está dormindo o suficiente e que está ingerindo proteína suficiente, mas continua a perceber os olhos inchados, marque uma consulta com seu médico para verificar.

2. Pressão arterial alta

Seu sistema circulatório e seus rins dependem um do outro. Os rins possuem pequenos néfrons, que filtram os fluidos extras do sangue, retirando impurezas. Se os vasos sanguíneos estão danificados, os néfrons não recebem oxigênio e nutrientes suficientes, sendo impedidos de realizar sua função adequadamente. É por isso que a pressão alta é a segunda maior causa de falência renal.

Dica: aprenda a medir sua pressão, e se cuidar caso você tenha Hipertensão Arterial Sistêmica, para evitar a falência renal. Adicionar alimentos ricos em ácido fólico pode ajudar a prevenir anemia

1. Mudanças na urina

Seus rins são responsáveis pela produção de urina, e pela eliminação do “lixo” do sangue através dela. Mudanças na frequência, cheiro, cor e aparência da urina não devem ser ignoradas.

Mudanças comuns na urina incluem:

  • Necessidade aumentada de ir ao banheiro, especialmente durante a noite. Qualquer número entre 4 e 10 é considerado normal;
  • Sangue na urina. Rins saudáveis filtram o sangue para produzir o xixi, mas se o filtro está com problemas, as células sanguíneas podem começar a vazar e aparecer na urina;
  • Ter urina espumosa. As bolhas na urina, especialmente se você precisa dar descargas várias vezes para se livrar delas, indicam uma quantidade excessiva de proteínas no xixi.

 

Você já teve algum problema nos rins? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados