Todos nós já experimentamos choque cultural em nossas vidas. Ao viajar para o Egito, por exemplo, podemos ficar confusos ao descobrir que uma noiva é beliscada por seus amigos antes de um casamento para trazer boa sorte. Apesar disso, toda tradição pode nos ensinar algo valioso sobre o país e sua cultura. Vamos mostrar 10 tradições únicas que ainda existem hoje e continuam a nos deixar confusos.
1. Sem papel higiênico, Índia
RESTO DO MUNDO / ÍNDIA
Muitos viajantes ficarão surpresos ao descobrir que, na Índia, o papel higiênico não é comumente encontrado nos banheiros. Na verdade, a água de um pequeno balde encontrado ao lado do banheiro é usada para se lavar depois. O uso de papel higiênico é geralmente uma má ideia, pois pode entupir os canos e criar resíduos extras.
2. Chegue atrasado, Venezuela
RESTO DO MUNDO / VENEZUELA
Quer você esteja participando de um evento, uma reunião ou uma festa na Venezuela, é comum que as pessoas cheguem mais tarde do que o planejado originalmente. Os venezuelanos desfrutam de um ritmo descontraído quando se trata de negócios, e para grandes eventos sociais chegar atrasado significa simplesmente fazer uma grande entrada.
3. Não tilintar copos antes de beber, Hungria
RESTO DO MUNDO / HUNGRIA
Ao visitar a Hungria, pode-se surpreender ao descobrir que as pessoas não batem os copos no bar. Essa tradição histórica vem de 1848, quando a Áustria derrotou a revolução húngara e celebrou com copos tilintando. Como resultado, os húngaros decidiram não tilintar os copos por 150 anos.
4. Ser mordido por formigas-cabo-verde, Brasil
Na tribo brasileira de Sateré-Mawé, quando um menino atinge a maioridade, ele deve fazer uma dança tradicional usando luvas cheias de formigas-cabo-verde. Essa cerimônia é particularmente desafiadora, já que a mordida de uma formiga-cabo-verde é uma das mais dolorosas picadas de insetos do mundo.
5. Bungee jumping por uma boa colheita, Vanuatu
Na ilha de Pentecostes de Vanuatu, diz-se que um ritual realizado por homens garante uma boa colheita. Ao pular de torres de madeira altas com nada além de videiras envolvidas em torno de seus tornozelos, eles acreditam que um bom mergulho na terra pode melhorar a saúde física de um homem e trazer boa sorte durante a temporada de colheita de inhame.
6. Usar chapéus engraçados quando solteiro, França
#SainteCatherine2017 : La tradition des Catherinettes n'a pas disparu https://t.co/rdB1HkC2KZ pic.twitter.com/Bn79FwDTUG
— LInternaute.com (@LInternauteInfo) October 10, 2017
Na França, o dia 25 de novembro celebra Santa Catarina, a jovem padroeira das mulheres solteiras. Neste dia, as mulheres que atingiram os 25 anos de idade usam chapéus verdes e amarelos que significam sabedoria e fé. Enquanto algumas “Catherinettes” celebram o dia na esperança de serem casadas em breve, outras orgulhosamente abraçam sua vida de solteiro.
7. Jogar seus móveis pela janela, África do Sul
They took the phrase "out with the old" literally! In some parts of South Africa they throw old furniture out the window. #NewYear #Traditions #SouthAfrica #2018 pic.twitter.com/dSuS548rLs
— Sold Right Away Team (@soldrightaway) January 4, 2018
Na véspera de Ano Novo, muitos países comemoram com fogos de artifício, enquanto na África do Sul um tipo diferente de tradição persiste desde o fim do apartheid. Para ecoar o ano novo, as pessoas jogam seus móveis para fora da janela e rua abaixo. Essa tradição é monitorada pelas forças policiais para garantir que ninguém se machuque.
8. Reuniões de negócios em uma sauna, Finlândia
RESTO DO MUNDO / FINLÂNDIA
A sauna é uma grande parte da cultura finlandesa, servindo não apenas como um lugar histórico para dar à luz, mas também como um lugar para discutir questões de negócios ou mesmo política. Na verdade, é uma tradição comum no mundo dos negócios colegas ou parceiros de negócios ir à sauna juntos e conversar em um ambiente mais descontraído.
9. Chorar antes do seu casamento, China
RESTO DO MUNDO / CHINA
Enquanto em muitas culturas um casamento é uma cerimônia cheia de risadas, na China, um casamento tradicional é precedido pela noiva chorando um mês antes de se casar. Depois de alguns dias, ela se une a sua mãe e outros membros da família para mostrar alegria por seu futuro casamento.
10. Não use sua mão esquerda, Oriente Médio
CANHOTO NO BRASIL / CANHOTO NOS EAU
Em vários países do Oriente Médio , cumprimentar alguém ou comer com a mão esquerda pode ser considerado rude e insalubre . Como a mão esquerda é usada para se limpar depois de ir ao banheiro, é visto como a mão suja e nunca é usada na mesa de jantar ou para cumprimentar os amigos.
Quais dessas tradições surpreenderam mais você? Quais tradições únicas existem em seu país? Compartilhe suas histórias nos comentários!
Ilustração de Alena Tsarkova e Ekaterina Gandrabura