Você Sabia?

11 atores que apareceram nas telas mesmo depois da morte

Muitos atores são idolatrados durante a vida deles; alguns permanecem na memória de seus fãs para sempre. E somente os escolhidos podem parecer nas telonas mesmo após sua morte. Às vezes, é por necessidade de terminar um filme e, outras vezes, os objetivos dos criadores são apenas comerciais.

Escolhemos 11 histórias incríveis de “ressurreições” de atores famosos em filmes e comerciais.

1. Bruce Lee, 1940-1973

A filmagem de Game of Death (Jogo da Morte) começou pouco antes da morte de Bruce Lee. As opiniões diferiram, mas os criadores decidiram que a filmagem era suficiente para o lançamento. Saiu 5 anos após a morte do ator. Nas cenas faltantes, os criadores do filme usaram o dublê de Lee, bem como todos os truques técnicos possíveis naquele momento. Em uma das cenas, podemos ver uma máscara do Bruce Lee de papelão em seu dublê.

2. Peter Sellers, 1925-1980

Um caso ainda mais flagrante ocorreu vários anos depois. O ator britânico Peter Sellers, famoso como inspetor Clouseau na série de filmes sobre a Pantera Cor-de-rosa, morreu antes que as filmagens começassem. No entanto, os criadores do filme decidiram aproveitar e lançar um novo filme.

Os autores editaram partes da imagem anterior da série e quadros crus. Como não era suficiente, eles usavam fragmentos ainda mais antigos. Considerando que era o início dos anos 80, e a série começou em 1963, na Trilha da Pantera Cor-de-rosa, Clouseau envelhece  e depois fica mais jovem e os cenários mudam constantemente. A viúva de Sellers abriu uma ação judicial contra os produtores e recebeu US$ 1 milhão por danos causados a ela e a memória de seu marido falecido.

3. Brandon Lee, 1965-1993

O ator de 28 anos Brandon Lee (filho de Bruce Lee) morreu no set de The Crow (O Corvo) por causa de um trágico acidente. Durante a filmagem de uma cena onde o personagem principal era baleado, Brandon ficou ferido no estômago. O erro aconteceu devido a adereços preparados de forma inadequada. Lee morreu no hospital naquele dia.  As cenas que capturaram o tiro foram apreendidas pela polícia e destruídas, e a cena final foi filmada com outro ator. Em 1993, já havia tecnologias precisas para combinar rostos de arquivos de filmagem com corpos de dublês e a maquiagem facilitava o trabalho da equipe de filmes. Como resultado, The Crow teve um grande sucesso de bilheteria, e Brandon Lee tornou-se uma figura icônica.

4. Oliver Reed, 1938-1999

Oliver Reed, que interpretou o lendário mentor Proximo em Gladiador, morreu de um ataque cardíaco 3 semanas antes do final da filmagem. Ridley Scott poderia ter refeito todas as cenas de Reed com outro ator, mas ele não quis. Reed foi “ressuscitado” com a ajuda de computação gráfica, dublês e um manequim.

A cena do assassinato de Proximo é gravada pelas costas (outro ator), mas a voz pertence a Reed: ele novamente repete a frase teatral “Sombras e poeira”. Apareceu no filme quase acidentalmente. Durante a filmagem de Maximus entrando na arena, Proximo grita depois dele: “Nós, mortais, somos apenas sombras e poeira!” A câmera não foi desligada naquele momento, e depois de gritar esta frase, Reed repetiu cuidadosamente: “Sombras e poeira… ” A cena tinha sido cortada durante a edição, mas após a morte de Reed, a frase pareceu a maneira perfeita de dizer adeus ao ator e ao seu personagem. Um lindo gesto.

5. Laurence Olivier, 1907-1989

Kerry Conran, diretor do Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, também decidiu homenagear um grande ator. De acordo com sua ideia, o principal inimigo era o Dr. Totenkopf (“Cabeça da Morte”). O vilão no final do filme realmente se mostrou um chefe falante pertencente a um ator falecido. Para criar a imagem de um médico doente, os criadores de filmes usaram a aparição de Laurence Olivier – um famoso ator de Hollywood que morreu em 1989. As expressões faciais foram retiradas dos arquivos e o resto foi filmado com a ajuda da tecnologia de captura de movimento. A voz de Sir Laurence realmente pertence a outro ator, mas é quase impossível diferenciar.

6. Marlon Brando, 1924-2004

Marlon Brando morreu em 2004, mas “desempenhou” seu último papel em 2006 em Superman, O Retorno por Bryan Singer. Era importante para o diretor que o pai do Superman fosse Brando, o ator que desempenhou o mesmo papel em Superman em 1978. Foram utilizados materiais do filme original e gráficos de computador. Há um vídeo no YouTube que mostra o processo de criação desta cena tecnicamente complexa. O rosto de Marlon Brando foi combinado com um modelo de computador e animado com base em filmagens cruas do século passado. As tecnologias do novo século fizeram um trabalho quase impossível: basta comparar a imagem do ator dos filmes de 1978 e 2006.

7. Heath Ledger, 1979-2008

O último – e inacabado – filme de Heath Ledger foi O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus. A morte trágica do ator colocou os criadores do filme diante de uma escolha difícil: regravar o filme completamente ou usar truques e fazer mudanças no roteiro? A equipe teve uma ideia mirabolante, uma vez que o personagem de Ledger viaja através de dimensões mágicas, ele poderia ser um personagem com mil rostos. E os rostos foram rapidamente encontrados: o primeiro foi Johnny Depp, e ele foi acompanhado por Colin Farrell e Jude Law — amigos de Ledger. Como resultado, em “Imaginarium” você pode ver um conjunto completo de celebridades, e o filme em si foi dedicado ao talento de Heath Ledger.

8. Audrey Hepburn, 1929-1993

O comercial do chocolate Galaxy (ou Dove) tornou-se um dos principais eventos no mundo da publicidade em 2013. As questões éticas foram rapidamente resolvidas por Sean Ferrer e Luca Dotti, os filhos de Audrey Hepburn. Eles disseram que Audrey ficaria feliz em anunciar uma das suas iguarias favoritas: o chocolate. O trabalho no projeto começou com a busca de uma dublê da famosa estrela de cinema.

Especialistas tentaram encontrar alguém que parecia Audrey Hepburn e tinha expressões e movimentos faciais semelhantes. Como resultado, havia 2 dublês: uma com o físico mais semelhante e a outra o rosto e as expressões mais parecidas com as de Audrey. Você pode encontrar mais detalhes sobre o processo da “ressurreição” da atriz aqui.

9. Atrizes icônicas no anúncio da Dior

A brilhante Charlize Theron foi o rosto principal das fragrâncias Dior desde meados dos anos 2000. De acordo com a empresa, ela é a pessoa que incorpora a elegante linha de perfume J’adore. Em 2011, Grace Kelly, Marlene Dietrich e Marilyn Monroe se juntaram a ela. No vídeo, você pode ver seus rostos, recriados com a ajuda de edição gráfica. As imagens que os criadores usaram causaram algumas controvérsias, porque todos sabem com certeza o que Marilyn Monroe usava ao ir para a cama.

10. Paul Walker, 1973-2013

Paul Walker, que morreu tragicamente em um acidente de carro, não atuou em todas as cenas necessárias de Velozes & Furiosos 7. Isso adiou o lançamento do filme até abril de 2015. Como resultado, os criadores imediatamente recorreram a toda uma cadeia de métodos alternativos de filmagem. Primeiro, eles obtiveram acesso ao arquivo das 6 partes anteriores da franquia e usaram cenas removidas com Paul Walker. Então eles usaram tecnologias para fazer o rosto do ator. Finalmente, eles receberam oficialmente Cody e Caleb — os irmãos do ator — na família Velozes e Furiosos. Não foi revelado exatamente como eles participaram nas cenas, mas apenas veja acima como Cody Walker se parece com seu irmão.

Como resultado, o Velozes & Furiosos 7 tornou-se o filme mais lucrativo da franquia, bem como um dos filmes de bilheteria mais bem sucedidos da história do cinema. Deve também notar que os criadores não mataram o personagem de Paul Walker no filme, mas permitiram que ele caminhasse lindamente para o pôr do sol. E a impressionante homenagem a Paul Walker dos criadores da série Velozes e Furiosos é oficialmente o vídeo mais visualizado no YouTube.

11. Peter Cushing, 1913-1994

O recomeço de Star Wars pela Disney atraiu muita atenção, principalmente devido ao nível de desenvolvimento das tecnologias utilizadas pelo gigante da indústria cinematográfica. No entanto, quando se tratava de filmar o spin-off sobre a luta dos rebeldes com a “Estrela da Morte”, o estúdio fez um trabalho verdadeiramente fantástico.

John Knoll, supervisor de efeitos visuais e produtor de Rogue One, sugeriu que o diretor Gareth Edwards não usasse um ator similar ao papel do governador Tarkin. Em vez disso, ele sugeriu um dublê digital. Edwards admite que muitas pessoas estavam nervosas quando ouviram falar de tal decisão. O resultado, talvez, superou todas as expectativas. Se você viu o filme, você entenderá do que estamos falando: Tarkin não parece digital!

Continuar lendo

Posts relacionados