A norma no Japão pode ser uma surpresa em qualquer outro lugar. Por exemplo, espera-se que todos os estudantes do ensino fundamental no Japão usem mochilas randoseru, de lados firmes, que geralmente custam pelo menos cerca de US$ 300 cada para cerca de 6 anos. Essencialmente, essas mochilas caras não são destinadas àqueles que poderiam comprá-las com seu próprio dinheiro. Mergulhamos na cultura japonesa para ver como algumas coisas que são vistas como de conhecimento comum para os japoneses podem ser uma surpresa para aqueles que não foram criados no Japão.
1. “Você faria sopa de miso para mim todos os dias?” É uma proposta de casamento
Você pode pensar: “Ele está procurando uma cozinheira?”, mas essa é uma maneira indireta de propor casamento. Os japoneses bebem sopa de missô todos os dias, mas cada casa tem sua preferência sobre como gostam de sua sopa de missô. Essa proposta significa que a pessoa está sendo confiada com uma das partes mais importantes da refeição cotidiana de uma pessoa japonesa.
2. Os advogados usam um distintivo dourado especial
Em outros países, os advogados só podem ter cartões de visita para mostrar que são qualificados, mas em países como o Japão e a Coreia, os advogados têm broches especiais que usam na lapela de seus blazers. O emblema do girassol inicialmente é de ouro brilhante, mas o desgaste revela o emblema de prata por baixo, como pode ser visto em broches de advogados veteranos, a menos que esses advogados paguem mais por crachás de ouro reais.
3. Quase não há latas de lixo, mas é muito limpo lá
Os turistas podem ficar confusos com o fato de que não há muitas latas de lixo ao redor para um país tão limpo. Latas de lixo estão geralmente disponíveis perto de máquinas de venda automática. Algumas latas de lixo fora das lojas só podem ser usadas pela loja. Os japoneses têm o hábito de limpar a própria sujeira e costumam segurar o lixo até chegar em casa, onde podem jogar o lixo fora de forma adequada.
4. Meninas e meninos quase sempre têm franja e cabelos castanhos
Franja ou mae-gami costumam ser vistos adornando jovens rostos japoneses. Talvez isso se deva a sua cultura de favorecer a fofura e ver rostos pequenos como bonitos. Embora a maioria dos japoneses tenha nascido com cabelo preto natural, os jovens tendem a tingir seu cabelo de castanho, uma tendência que eles chamam de chapatsu, que significa literalmente “cabelo de chá”.
5. Ovos crus são muito comuns em uma refeição japonesa
As pessoas sempre perguntam: os japoneses realmente comem ovos crus? A resposta é ‘sim’. Ovos crus e ovos levemente cozidos geralmente são comidos com arroz, carne ou macarrão à base de sopa. A refeição mais fácil é quando um ovo cru é misturado com arroz, molho de soja e algas marinhas ou furikake (um tempero japonês seco), vista como um alimento para solteiros por causa de como é fácil fazer e comer sozinho.
6. Um quimono de mangas compridas é apenas para mulheres jovens não casadas
O furisode ou quimono de mangas compridas só é usado por mulheres jovens não casadas. É comumente alugado ou comprado pelos pais para as filhas usarem quando celebram o Dia da Melhor Idade, o ano em que completam 20 anos, a idade legal no Japão. Em cima do enorme cinto segurando o quimono, algumas usam um tecido bonito que sai do cinto. É impróprio para as mulheres casadas ter esse pano aparecendo porque é semelhante ao desejo de atrair outros homens.
7. Eles mergulham em uma banheira depois de se enxaguarem primeiro
Tomar um banho na banheira na vida normal de uma pessoa japonesa é apenas isso – não deve haver sais de banho ou sabonete de bolhas. Os japoneses sempre enxaguam o corpo fora da banheira, no chuveiro ou na pia, antes de entrar na banheira. Após a imersão, eles ensaboam o corpo fora da banheira e enxaguam antes da segunda imersão. O banho é preparado de antemão para garantir a temperatura certa e geralmente é compartilhado entre os membros da família.
8. O blush deve ser mais pronunciado do que a sombra e o batom na maquiagem japonesa
As mulheres japonesas tendem a usar lábios mais leves em vez de tons fortes ou escuros. No entanto, elas gostam de retocar seu blush porque dá a elas uma aparência de vitalidade, como se tivessem acabado de se exercitar e parecessem revigoradas, mas sem o suor.
9. O Natal é como o Dia dos Namorados e é uma tradição comer no KFC
https://www.instagram.com/p/Br1IoRlnHBl/?utm_source=ig_embed
Pessoas na maioria dos outros países celebram o Natal com sua família, mas para os japoneses esse é outro evento como o Dia dos Namorados. Houve uma época em que os hotéis ficavam lotados na véspera de Natal, porque os casais passavam a noite juntos. Outra tradição do Natal é comer o Kentucky Fried Chicken, porque o KFC Japão promoveu seu frango frito como uma refeição de Natal desde dezembro de 1974.
10. Eles visitam santuários, igrejas e templos em diferentes ocasiões
https://www.instagram.com/p/ByiPtw7HU2I/?utm_source=ig_embed
Ao longo da vida típica de um japonês, eles vão a três lugares religiosos diferentes para ocasiões diferentes. Para celebrar o Shichi-Go-San, um festival para crianças de 3, 5 e 7 anos, os japoneses visitam um santuário. Os casamentos são normalmente feitos em igrejas, às vezes em igrejas falsas que foram construídas com o único propósito de realizar cerimônias de casamento. Funerais são frequentemente realizados em templos.
11. O tipo de sangue é usado em vez do horóscopo
https://www.instagram.com/p/Bx3VOu-B0d9/?utm_source=ig_embed
Enquanto em outros países as pessoas só pedem seu tipo sanguíneo para fins médicos, no Japão, o tipo sanguíneo é mais popularmente usado para avaliar os traços de personalidade de uma pessoa do que os horóscopos. O tipo sanguíneo A, que representa a maior parte da população japonesa, é considerado organizado e tímido. O tipo de sangue 0 é otimista e ambicioso. O raro tipo de sangue AB é excêntrico. O tipo sanguíneo B foi classificado como egoísta e pode não ser muito favorável aos olhos de uma pessoa japonesa.
Quais pontos acima fazem você se sentir vontade de viver no Japão e de se adaptar à sua cultura? Você está ciente de outras coisas interessantes sobre a cultura japonesa?