Na Grécia Antiga, as mulheres eram consideradas uma espécie diferente dos homens por causa de quão diferentes eram em seus corpos e virtudes. E, por mais que os direitos civis tenham mudado, ainda há muitos mistérios em relação ao corpo feminino. Aproveitamos todas as oportunidades para mostrar a você novos fatos e estudos sobre uma grande parte de nossa população, e alguns deles podem surpreender até mesmo as pessoas mais conhecedoras.
1. Enjoo matinal é bom para futuras mamães
Cientistas da Universidade do Colorado descobriram que o enjoo matinal durante a gravidez é na verdade um mecanismo de enfrentamento, ajudando o feto a evitar toxinas de peixe, carne e aves que a mãe consome. Além disso, se você tiver enjoo matinal, pode ser um sinal de um bebê forte, já que, de acordo com o Quantitative Review of Biology, as mulheres que têm enjoos matinais têm chances consideravelmente menores de abortar.
2. As mulheres são muito boas em ouvir tons agudos
Desde muito cedo, as mulheres conseguem reconhecer ruídos muito agudos. Uma menina de uma semana de idade já consegue distinguir a voz de sua mãe do choro de um bebê diferente. Esta habilidade pode ser útil não apenas cuidando de um bebê, mas também em ouvir quando as pessoas mentem para você – as mulheres podem pegar a menor mudança no tom de uma voz causada pela mentira e pode sacar as pessoas mentindo.
3. As mulheres são mais “cabeças”
Enquanto o cérebro masculino é maior em tamanho, as mulheres mostram resultados cerca de 3% melhores em testes de inteligência. Isso e a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo são causadas por uma diferença na estrutura do cerebelo. Esta área do cérebro é maior nas fêmeas e tem cerca de 30% mais conexões nervosas do que os cérebros masculinos.
4. O cromossomo X é parte de um bom sistema imunológico
De acordo com cientistas da Gent’s University, o cromossomo X responsável pelo nascimento de uma menina contém mais micro-RNA, fortalecendo o sistema imunológico do bebê e diminuindo o risco de câncer.
5. As mulheres passam mais facilmente por doenças
Maya Saleh, do Centro de Pesquisa de Características Complexas da Universidade McGill, descobriu que o hormônio estrogênio, que está mais presente em mulheres do que em homens, é responsável por suprimir o processo inflamatório. Isso significa que os corpos das mulheres lidam com doenças de maneira mais rápida e fácil. O estrogênio também diminui o envelhecimento do corpo, então é mais provável que elas também vivam mais.
6. Os sintomas da TPM vêm e vão com a idade
As mulheres são muito mais propensas a experimentar sintomas da TPM no início da adolescência e depois dos 40 anos, já que esses são os anos das maiores alterações hormonais. Os sintomas podem incluir, mas não se limitam a, dores de cabeça, alterações na pele e dores articulares e musculares.
7. As mulheres são biologicamente conectadas para identificar fêmeas alfa
Biologicamente, as fêmeas são mais predeterminadas para se dar bem e manter a paz em um grupo do que os machos. E uma mulher alfa está lá para ser um condutor de comportamento social e um pacificador. Então, como as mulheres identificam uma fêmea alfa se não há luta pelo poder?
Em um grupo de mulheres, as pontas de seus sapatos geralmente apontam na direção da alfa. Elas facilmente captam deixas dadas pela alfa e até riem a mesma quantidade de vezes que ela.
Uma quantidade extremamente pequena de mulheres no mundo tem os seios do mesmo tamanho, uma vez que, geralmente, um é maior que o outro. Nenhuma parte do corpo humano é perfeitamente simétrica.
9. A excitação é sempre igual para o cérebro feminino
No cérebro feminino, a mesma parte vai “acender” em uma ressonância magnética em casos de excitação causada por um parceiro, bem como aquelas causadas por pensar em comida. É ainda mais visível quando uma mulher tem um desejo por comida durante a gravidez.
10. O controle da natalidade afeta a atratividade física
Está cientificamente provado que os homens geralmente são levados a mulheres férteis, mesmo que a criança não seja um objetivo em seus relacionamentos. Eles captam o cheiro e outras tendências biológicas. O controle da natalidade reduz a atratividade feminina, uma vez que adiciona hormônios “masculinos” e elimina a capacidade de engravidar.
11. Corpos quentes
Se sua esposa ou namorada tende a enfiar as mãos frias em sua camisa – deixe-a. As mãos femininas têm, em geral, uma temperatura 2,8°C abaixo das dos homens. Os cientistas pensam que isso ocorre porque as mulheres geralmente têm menor massa muscular e têm uma maior proporção de área de superfície para volume, o que resulta na rápida perda de calor.
Que fatos sobre o corpo feminino você achou surpreendentes e quais estão realmente fazendo perfeito sentido? Não deixe de compartilhar seus pensamentos nos comentários abaixo!
Ilustrado por Daniil Shubin