11. Faça massa de biscoito da sua aveia.
A aveia cozida perde rapidamente o gosto e o apelo. Se você calculou errado e cozinhou demais, tire os restos e adicione leite, ovo, óleo, passas, sal e açúcar, e você terá uma mistura de massa para assar deliciosos biscoitos ou muffins.
10. Adicione ervas e cogumelos murchos à sopa.
Não se esqueça de incluir cenouras, cebolas, batatas e especiarias. Na fase final de cozimento, você pode complementá-los com algumas colheres de queijo derretido cremoso para tornar a consistência mais espessa. Esse prato será apreciado por jovens e velhos, e não requer qualquer carne.
9. Use pão velho para fazer torradas.
Uma dica seguida não apenas por nossas avós, mas por nada menos que o famoso cozinheiro britânico Jamie Oliver. Além de fazer torradas com pão velho, ele sugere processá-lo em farelos para ir com sopas e macarrão e usá-los em bolos de carne para torná-los mais leves e diminuir o custo.
8. Restos de queijo duro não estragam o caldo.
Queijos como o parmesão, por exemplo, são bastante caros, então pode-se querer usá-los ao máximo. Uma crosta semi-seca restante desse ingrediente adicionada a um caldo fará com que o sabor fique mais rico e salgado.
7. Transforme os restos de Nutella em uma bebida de chocolate.
Você não precisa se livrar do frasco com o chocolate espalhado nas laterais. Despeje leite aquecido no frasco, mexa bem – e voilà, uma xícara de delicioso chocolate quente está pronta.
6. Use leite azedo para cozinhar
Pode ser usado para fazer panquecas macias, crepes, todos os tipos de bolos e queijos caseiros – incluindo ricota, que pode ser cara nas lojas. Porém, é importante comprar leite de qualidade para se certificar de que ficará azedo em vez de irremediavelmente rançoso.
5. Use restos de comida para fazer pizza.
Você pode misturar os restos de ketchup e maionese e esfregar a massa com a mistura, então colocar cogumelos picados, tomates, ervas, salames, salsichas, azeitonas, carne assada ou tostada, alface – tudo o que puder encontrar na geladeira. Polvilhe tudo com queijo ralado. Esta é uma ótima maneira de economizar algum dinheiro e ainda ter um jantar nutritivo e saboroso.
4. Asse os legumes no forno.
Pegue pimentões, tomates, vagem, cebola, abobrinha, brócolis e outros legumes anteriormente frescos que você puder encontrar em sua casa e coloque-os em uma assadeira ou em um prato de caçarola. Adicione algumas proteínas como frango ou peixe, e coloque tudo no forno. O prato ficará absolutamente delicioso. Nós prometemos.
3. Congelar restos de molhos
Esta é uma maneira de lidar não apenas com vários molhos, mas também com caldos, azeite com ervas cortadas e até vinho. Coloque-os em formas de gelo e guarde-os no compartimento mais gelado ou no congelador. Quando necessário, eles podem ser usados para fazer temperos saborosos para uma variedade de pratos.
2. Faça extrato de tomate com tomates que amadureceram demais
Se seus tomates estão começando a estragar, não se apresse a jogá-los fora. Descasque-os e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, em seguida, misture a pasta resultante com alho. Coloque o molho de volta no fogão e cozinhe por 5-7 minutos. Tempere para provar e adicione algumas ervas no final.
1. Mantenha as salsichas e o bacon frescos congelando-os.
Isso também pode ser feito com outros produtos à base de carne que estão sob ameaça iminente de estragar. É especialmente conveniente se você está planejando fazer uma viagem, mas não tem tempo suficiente para comer tudo o que você tem antes de sair.
Bônus: mantenha sua comida sob controle, mesmo quando você está longe de casa.
Durante uma longa falta de energia, os alimentos no congelador podem descongelar, o que pode levar à contaminação bacteriana. Quando a eletricidade estiver de volta, eles congelarão de novo – mas como você pode saber se a a luz acabou se você estiver viajando ou de férias? Existe uma maneira simples de descobrir a duração de uma queda de energia. Pegue um copo de água e coloque-o no congelador. Quando a água se transformar em gelo, coloque uma moeda sobre ele e coloque o copo de volta no congelador. Quando chegar em casa, verifique a moeda. Se estiver no fundo do copo, houve uma queda de energia e sua comida foi descongelada por um longo tempo.
Como você economiza sua comida? Compartilhe suas dicas pessoais na seção de comentários!