Visitar um restaurante ou uma lanchonete é uma maneira agradável de passar o tempo. É por isso que, apesar de relaxados, nem sequer pensamos no fato de que o dono do restaurante poderia estar usando truques especiais para nos fazer gastar mais dinheiro. Há pessoas que continuam checando suas contas pela presença de pratos que não pediram, mas esse truque não é mais usado por restaurantes. Tudo porque eles tentam pensar em maneiras novas e mais astutas de enganar seus clientes e obter mais lucro. Descobrimos alguns truques de restaurantes complicados que o mundo do serviço usa para economizar dinheiro em pratos e fazer os clientes gastarem mais.
1. Economizar dinheiro em frutas frescas
Os barmen costumam poupar dinheiro em frutas, não por falta desses produtos, mas devido à simples preguiça. Por exemplo, para fazer uma bebida com suco espremido na hora, eles precisam de 3 laranjas. Às vezes, faltam 50 ml para fazer uma porção completa e, nesse caso, eles devem espremer mais uma laranja, mas em vez de fazer isso, eles derramam a quantidade que falta de um suco de laranja embalado, economizando seu tempo.
2. Mesas aconchegantes em restaurantes
Quase todos os restaurantes estão interessados em ter tantos lugares aconchegantes e isolados para seus clientes quanto possível. Segundo pesquisa, as pessoas pedem grandes porções e alimentos mais prejudiciais se estiverem escondidos dos olhos de outros visitantes. Além disso, os clientes comem mais sobremesa quando estão sentados no canto, sabendo que ninguém os julgará por isso.
Além disso, você provavelmente gastará mais tempo em uma mesa confortável, o que significa que você pedirá mais. Para fazer as pessoas que vêm sozinhas se sentirem confortáveis em um restaurante (lanchonetes especialmente), eles colocam pequenas mesas redondas por todo o espaço.
3. Economizar dinheiro em produtos caros
O presidente da Associação de Consultores Nacionais de Restaurantes do Reino Unido, David Kincheloe, diz que na maioria das vezes os fregueses recebem a quantidade mínima de ingredientes caros em seus pratos, mas identificam sua presença no cardápio. Por exemplo, bagas, sementes, nozes ou trufas podem ser muito atraentes de ver no menu. É necessário criar a noção de que eles estão lá no prato (mesmo que haja apenas uma única fruta) para deixar o cliente satisfeito.
4. Nomes incomuns para pratos
Os donos de restaurantes sabem que os truques referentes aos nomes dos pratos funcionam bem nos visitantes. Por exemplo, de acordo com o The Guardian, os profissionais de marketing pensam por um longo tempo sobre os nomes e descrições de pratos em um menu. Um filé de poleiro comum dificilmente terá um forte interesse entre os visitantes, enquanto eles definitivamente estarão mais inclinados a experimentar um filé de robalo chileno. Um “bolo de chocolate” soa bastante trivial, enquanto um “bolo com chocolate belga” é muito mais atraente.
5. Porções reduzidas e pequenos pratos
Você pode ter notado recentemente que os restaurantes começaram a reduzir os tamanhos das porções de seus pratos, mas não mudaram os preços. Aqueles que trabalham na área de bufê dizem que a ideia de reduzir porções vem do varejo: muitas vezes, você pode ver embalagens de 900 g em vez de 1 kg e 900 ml em vez de 1 litro. Além disso, alguns restaurantes diminuem o tamanho dos pratos, criando assim a ilusão de porções suficientes.
6. “Segunda do Peixe”
A maioria dos restaurantes pede peixe fresco às terças e quintas-feiras. É por isso que muitas vezes os peixes se tornam o prato do dia às segundas-feiras porque precisam vendê-lo antes que ele estrague. A razão para organizar vários negócios e ofertas lucrativas é a mesma. Muitas vezes, esses pratos são cozidos à frente de outros produtos com base em sua data de validade iminente.
7. Lanches gratuitos
É sempre bom quando um garçom traz lanches de cortesia antes de fazer um pedido. Azeitonas, bolachas ou batatas fritas não são um gesto amável do dono, como muitos pensam. A verdadeira razão para tais lanches de cortesia é fazer um visitante sentir sede devido à alta quantidade de sal nesses lanches . Depois de comer vários salgadinhos, os clientes pedirão mais bebidas e trarão um grande lucro para o dono do estabelecimento.
8. Música especialmente selecionada
“Ouvir música pode causar respostas físicas e emocionais, tornando-a duplamente poderosa quando acompanhada de comida”, diz o professor Charles Spence. Restaurantes caros escolhem música clássica, o que incentiva os visitantes a gastar mais, porque os faz se sentirem mais ricos. Por exemplo, as pessoas gastam 10% menos em comida em uma lanchonete com música pop.
9. Dois tamanhos de porção
Às vezes você pode ver o mesmo prato no menu disponível em duas opções: uma porção grande e uma pequena. Essa estratégia é chamada de bracketing. Inicialmente, um cliente não tem ideia de como é uma miniporção e acha que uma porção menor tem um preço mais lucrativo e gastará menos dinheiro ao fazer o pedido. Na verdade, um restaurante sempre vende uma porção menor por um preço aumentado economizando dinheiro no número de produtos usados. Eventualmente, em termos de gramas, uma porção maior é mais lucrativa para o cliente.
10. Luz abafada
A iluminação pode influenciar a velocidade com que as pessoas comem. Restaurantes caros geralmente preferem iluminação suave em seus salões para que seus visitantes possam relaxar. Eles provavelmente passarão mais tempo no restaurante com um ambiente tão calmo e gastarão mais dinheiro, o que é muito importante para os proprietários.
11. Garçons amigáveis
Muitas vezes, pode-se notar garçons muito alegres e amigáveis em restaurantes. Qualquer dono de restaurante acha que um bom garçom também deve ser um bom vendedor. É por isso que eles contam piadas, fazem elogios e recomendam os melhores pratos do cardápio. Os clientes começam a confiar neles, concordam em ofertas especiais e até optam pela sobremesa depois de um jantar pesado. Graças a esses funcionários amigáveis, os visitantes passam mais tempo em restaurantes e deixam boas gorjetas.
Você já notou algum desses ou outros truques de restaurantes? Por favor, conte-nos sobre nos comentários!