Falsificação de alimentos é um negócio muito lucrativo. A quantidade total de alimentos falsificados no mercado atual está avaliada em mais de US$ 653 bilhões por ano, e isso é apenas nos Estados Unidos. Até a comida mais normal pode ser falsa e você pode se surpreender com a qualidade do que você encontra na embalagem. Na maioria dos casos, é muito fácil reconhecer algo falso. Nós nos preocupamos com a sua saúde e sugerimos que você leia sobre estes alimentos que muitas vezes são falsificados.
1. Ervilhas
As ervilhas não são tão simples quanto parecem – muitas vezes, são falsificadas. Ervilhas falsas são uma combinação de soja, ervilhas, corantes e metabissulfito de sódio. O metabissulfito de sódio é proibido em muitos países devido ao alto risco de desenvolvimento de problemas de câncer e metabolismo.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Compre ervilhas dos fabricantes que você conhece. Eles devem indicar a região de produção. Se a cor é verde demais para ser real, isso significa que há algum corante no produto.
2. Ovos
De acordo com o Ministério da Saúde da China , os ovos falsificados contêm muitos ingredientes nocivos, como ácido benzoico, alginato de sódio e muitos outros. Então, praticamente qualquer parte de um ovo pode ser falsa (tanto a casca do ovo quanto a gema). Ainda que esse problema esteja presente principalmente nos países asiáticos, ainda é uma boa ideia ter cuidado ao comprar ovos.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Ovos falsos têm conchas muito ásperas. Eles são geralmente muito maiores que os reais. Se a casca parecer boa, preste atenção na gema. Se estiver muito amarela, o ovo pode ser falso.
3. Macarrão
Em 2010, descobriu-se que grandes quantidades de macarrão falso são produzidas na China. Eles são feitos com grãos podres e aditivos venenosos. Alguns são feitos de plástico até! A questão é que os molhos saborosos que lugares de fast food escondem as falhas no sabor, mas se você experimentasse esses macarrões sem qualquer molho, você conseguiria dizer que eles são falsificados imediatamente.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Obviamente, evite macarrão fast food.
4. Maçãs
Surpreendentemente, até maçãs podem ser falsas. Bem, as maçãs em si são reais, mas os aditivos injetados nelas podem ser perigosos. Elas são cultivadas com produtos químicos que as fazem parecer boas demais para ser verdade. E, também, elas são enceradas para estender sua vida útil, por isso é prejudicial à sua saúde comê-las.
Como evitar comprar uma falsificação?
- As maçãs que parecem muito brilhantes, muito verdes e muito redondas são provavelmente falsas. Compre maçãs que não parecem photoshopadas.
5. Bacalhau
Pesquisadores da University College Dublin descobriram que 90% do bacalhau defumado era rotulado erroneamente e era, na verdade, uma espécie completamente diferente. Curiosamente, os pesquisadores não sabem por que esse erro ocorre ou quem é o responsável. Muito provavelmente, os peixes são erroneamente identificados como bacalhaus nos primeiros estágios – no porto.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Não há maneira confiável de distinguir bacalhau de outras espécies, a menos que você seja um especialista.
6. Canela
CASSIA / CANELA
Sua vida nunca será a mesma depois de ler isto. O que você pensava que era canela é, na verdade, cassia. Cassia é uma alternativa barata para o famoso tempero que é vendida em toda parte como canela. Tem um cheiro diferente e, mais importante, é perigosa para a saúde (os conteúdos do sabor da cássia podem causar enxaquecas). Para produzir canela real, é necessário usar a casca que cresce apenas no Sri Lanka e no oeste da Índia. E a cassia é produzida a partir de árvores que crescem na China, no Vietnã e na Indonésia.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Na maioria das vezes, canela real terá Cinnamomum verum na embalagem e cassia tem Cinnamomum aromaticum.
- Canela real é muito fácil de quebrar, é leve e se parece com pergaminho. Cassia é muito rígida e é castanho brilhante.
7. Blueberry (mirtilos)
CORANTE / INGREDIENTES NATURAIS
O Centro de Bem-Estar do Consumidor nos EUA realizou um estudo de alimentos que supostamente continham blueberries e os resultados são muito ruins. A maioria desses alimentos não contém nada parecido com blueberries. Era uma combinação de amido, corantes, aromatizantes e óleo hidrogenado. Um grande número de falsificações existe porque os mirtilos são considerados superalimentos e a demanda é extremamente alta.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Leia os ingredientes. Se você vir que um produto contém Indigo-carmim (E132), significa que não há blueberries.
8. Chantilly
CHANTILLY / CHANTILLY NATURAL
Alguns fabricantes são tão talentosos que nem precisam de chantilly para fazer… chantilly. Em 1966, o químico americano William Mitchell inventou um substituto para o chantilly que consistia em óleo de coco, xarope de milho, aroma natural e um agente espessante. Sim, continha leite, mas muito pouco dele. É claro que esse “chantilly” tem suas vantagens: tem aparência boa e é fácil de trabalhar se você é um chef amador. Mas os especialistas podem ver a diferença imediatamente.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Os ingredientes não devem incluir gorduras vegetais e açúcar.
9. Vieiras
FUNGO DA NEVE / VIEIRAS
Uma vieira é uma iguaria extremamente cara e poucas pessoas sabem como ela realmente é. É por isso que há muitos fabricantes desonestos que usam peixe picado, carne de arraia, cavalo-marinho e até carne de tubarão. Às vezes, o fungo da neve é usado em vez de vieiras como ingrediente de salada em alguns restaurantes.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Uma vieira 100% genuína só pode ser vendida na casca. Não há como substituí-la ou falsificá-la.
- As vieiras congeladas devem ter uma cor rosa-claro ou bege.
10. Caviar
O caviar é mais falsificado que quaisquer outros alimentos falsificados. Fabricantes desonestos falsificam diferentes tipos de caviar, por exemplo, o caviar de peixe-voador é substituído por capelim, e o caviar de lúcio é colorido e vendido como caviar preto. Especialistas dizem que é muito difícil notar a diferença entre caviar genuíno e caviar falso apenas pelo seu sabor. 1/3 de todo o caviar vendido na Europa é falso.
O caviar vermelho é mais falsificado que qualquer outro. O caviar vermelho falso é uma mistura de gelatina, sopa de peixe, óleo e corante. Pode-se encontrar caviar feito de algas marinhas, mas custa tão pouco que é improvável que alguém pense que era um caviar vermelho genuíno.
Como evitar comprar uma falsificação?
- O caviar preto genuíno não é perfeito: todas as peças são de tamanhos diferentes.
- O caviar de peixe-voador é um pouco maior que o capelim.
- Se o caviar vermelho estiver pegajoso, não estourar bem e cheirar muito a peixe, infelizmente, isso significa que é falso.
11. Carne para hambúrguer
SOJA / CARNE
No século 21, a carne de hambúrguer não é mais apenas carne picada. Existem empresas enormes que trabalham na criação de alternativas à carne. Em 2016, a empresa Impossible Foods mostrou um substituto de carne feito de amido, levedura geneticamente modificada e trigo texturizado. É muito difícil distinguir essa “carne” de carne real, e é ainda mais difícil quando você está comendo um hambúrguer. Mais do que isso, carne de hambúrguer é, muitas vezes, feita de soja e outros grãos e eles têm um sabor muito melhor que a carne real.
Como evitar comprar uma falsificação?
- A resposta é óbvia: prepare seus hambúrgueres e evite comer fast food.
12. Alimentos defumados
A defumação natural é um processo longo e difícil, e é por isso que muitos fabricantes usam a chamada fumaça líquida. Você deve saber que os alimentos defumados não são bons para a sua saúde em qualquer caso, e você não deve comê-los com mais frequência do que algumas vezes por mês.
Não há provas de que a fumaça líquida seja perigosa para sua saúde, mas se ingerir muita, você pode ter intoxicação alimentar.
Como evitar comprar uma falsificação?
- Carne defumada e peixe devem estar secos e não muito brilhantes. A cor da superfície não deve ter pontos escuros ou claros – deve ter uma cor uniforme.
Com que frequência você se depara com alimentos falsificados? Ou talvez você tenha suas próprias maneiras de evitar a compra de alimentos falsificados e sabe exatamente como diferenciá-los dos reais? Compartilhe sua experiência na seção de comentários abaixo.