À medida que os extraordinários feitos da engenharia moderna se concretizam, vemos impressionantes arranha-céus se materializarem visivelmente, de pé. Com cada nova construção sendo concluída, um design mais moderno e de última geração se torna uma possibilidade, que de outra forma seria inimaginável. Trazemos para você uma compilação dessas incríveis maravilhas de todo o mundo:
1. Torre da Evolução – Moscou, Rússia
Chegando a uma altura de 246 metros, ficou em segundo lugar no Emporis Skyscraper Awards em 2015 como um dos melhores arranha-céus do mundo. Sua forma, a de uma dupla hélice de DNA, simboliza a união de indivíduos, famílias e gerações – daí o nome.
2. Torre Ágora – Taipé, Taiwan
Rotulada como a torre “comedora de fumaça” de Taiwan, a torre ecológica é um dos maiores locais residenciais da região. O arquiteto Vincent Callebaut venceu uma competição de design para o projeto em 2010. O exterior verde em cascata apresenta um “conceito pioneiro de eco-construção sustentável”. Reduzir nossa pegada de carbono é realmente o futuro!
3. Lakhta Center – São Petersburgo, Rússia
Chegando a 462 metros, é o edifício mais alto na Rússia e na Europa. Uma torre única, é o arranha-céu mais setentrional do mundo. A concretagem da fundação do edifício está registrada como um recorde mundial do Guinness como sendo o maior despejo de concreto contínuo. A inspiração para o projeto da torre é a própria natureza – a parte superior converge para formar uma flor, uma chama, uma tocha de gelo, um farol e uma torre.
4. W350 – Tóquio, Japão
Com conclusão prevista para 2041, a torre W350 será o arranha-céu de madeira mais alto do mundo. A estrutura foi projetada mantendo a natureza em mente – as pessoas podem desfrutar de uma brisa fresca e do sol dentro do prédio também. Destina-se a fornecer o descanso tão necessário em meio a um ambiente urbano, exalando calor e tranquilidade.
5. Dynamic Tower – Dubai, Emirados Árabes Unidos
Cada nível deste edifício revolucionário pode ser rotacionado pelos seus residentes, criando a possibilidade de nunca parecer o mesmo dia a dia. David Fisher, o arquiteto que nunca havia construído um arranha-céu antes, chama esses edifícios de “projetados pelo tempo, moldados pela vida – que abrirão nossa visão ao redor, para uma nova vida”.
6. Grand Lisboa – Macau, China
Verdadeiramente grandioso no exterior e no seu interior, o icônico arranha-céu destaca-se no horizonte de Macau pela sua exuberância ousada e extravagante que representa a Macau moderna. A inspiração para o design emplumado foi um adereço de cabeça exótico brasileiro – refletindo a influência portuguesa compartilhada por Macau e pela América do Sul. Em exposição permanente no hotel está “The Star of Stanley Ho” – o maior diamante em forma de almofada no mundo.
7. Universidade Estadual de Moscou – Moscou, Rússia
Abrigando o edifício educacional mais alto do mundo, sua história remonta a 1755 – quando era conhecida como Universidade Lomonosov, em homenagem ao seu fundador. Uma longa tradição de excelência acadêmica, a MSU é a mais antiga e famosa universidade russa – seus ex-alunos incluindo um número de cientistas famosos e ganhadores do Prêmio Nobel.
8. The Big Bend – Nova York, EUA (proposta)
O arranha-céu arqueado de 4.000 m, o Big Bend (grande curva), se tornaria o maior edifício do mundo se fosse construído. Foi projetado por Ioannis Oikonomou na tentativa de evitar restrições à altura dos arranha-céus em Manhattan.
9. Al Noor Tower – Casablanca, Marrocos (proposta)
Este edifício proposto, quando concluído, será o mais alto do continente africano. Conceituado pelo designer francês Amédée Santalo, o design da torre lembra uma caneta-tinteiro – simbolizando a reescrita do futuro da África pelo xeque Tarek bin Laden.
10. Jeddah Tower – Jeddah, Arábia Saudita (em construção)
Estimado para ser concluído em 2020, a Jeddah Tower será o primeiro edifício do mundo a atingir uma altura de 1 km. Inspirada por um feixe de folhas que brotam do chão, a torre é projetada como uma tentativa de significar crescimento, prosperidade e emergência regional – um símbolo da estatura econômica e cultural do reino.
11. Kingdom Center – Riade, Arábia Saudita
O terceiro edifício mais alto “com um buraco” no mundo, a grande abertura no Kingdom Center é iluminada à noite em cores em constante mudança. O arco invertido no topo foi descrito como o “colar” da cidade.
12. Q1 – Gold Coast, Austrália
O Q1 é reconhecido como um dos ícones de referência em Queensland por seu “notável feito de engenharia”. É a sexta torre residencial mais alta do mundo e a mais alta da Austrália e do Hemisfério Sul. O design da torre foi inspirado na tocha olímpica de Sydney 2000.
Qual prédio você achou mais impressionante? Você sabia sobre a inspiração por trás dos projetos desses arranha-céus inspiradores?