1. Na Dinamarca, se você estiver solteiro no seu 25º aniversário, eles jogam canela em você
Em todo o mundo, os amigos se preocupam um com o outro, mas na Dinamarca há uma tradição muito fofa: se você tem 25 anos, você ainda está solteiro, então, no seu aniversário, seus amigos jogam canela em você. Canela tem um odor muito forte, por isso, mesmo depois de muito tempo, você ainda vai cheirar a ela. Esse cheiro deve ser um sinal para outras pessoas solteiras que alguém está procurando por um parceiro.
Essa tradição começou na Idade Média: as pessoas que vendiam especiarias estavam tão ocupadas com seu trabalho que se casavam muito tarde. É por isso que o cheiro de canela é um sinal de que uma pessoa está provavelmente solteira.
2. Na Dinamarca, você pode beijar nos aeroportos, mas não por mais de 3 minutos
Aqueles que estão apaixonados geralmente demoram muito para se despedir no aeroporto, o que pode ser um problema para outras pessoas que precisam estacionar seus carros. Em Aalborg, na Dinamarca, eles exibem placas especiais que estabelecem um limite de tempo para beijos de despedida. Nos perguntamos se esse plano realmente funciona.
3. Na Suécia, há as placas de trânsito que merecemos
Eles realmente gostam de usar placas diferentes nos países escandinavos. Em Estocolmo, você verá uma placa muito importante: “Cuidado! Pode haver esquisitões com smartphones à frente!
E essa ideia não veio da administração da cidade, é um projeto do artista Jacob Sempler, que está tentando chamar a atenção do público para se concentrar em problemas como o vício em smartphones. Ele parece ter tido sucesso: as pessoas adoram tirar fotos do cartaz e postá-las online.
4. Em Malmö, você deve olhar cuidadosamente por onde anda
Graças a algumas pessoas criativas, nossa vida está se tornando cada vez mais interessante. Um grupo criativo da Suécia criou um minimundo para ratos nas ruas da cidade. Eles construíram lojas especiais e padarias no fundo de diferentes edifícios da cidade.
5. Existem semáforos muito incomuns na Islândia
Todo mundo sabe que a Islândia é um lugar bonito. Essa é provavelmente a razão pela qual as pessoas nesse país são tão agradáveis e positivas. Eles até fazem semáforos em forma de coração e sorriso.
6. Na Islândia, há o lugar perfeito para quem ama paz e tranquilidade
Você já teve momentos em que você quer jogar seu telefone o mais longe possível e escapar do barulho para alguma ilha remota e deserta? Bem, há um lugar para você: Ilha Ellidaey, no Oceano Atlântico. Temos certeza que você vai adorar.
7. O governo da Islândia tem sérias discussões sobre pizza
Um ano atrás, o presidente da Islândia Guðni Jóhannesson disse que, se pudesse, proibiria a pizza havaiana de uma vez por todas. Isso iniciou uma série de debates sobre se é uma boa ideia adicionar abacaxi à pizza ou não. Esse anúncio sério foi feito pelo presidente em uma reunião com os alunos, onde ele perguntou o que eles achavam sobre esse tipo de pizza, que é muito popular na Islândia.
8. Em Ísafjörur, Islândia, há uma faixa para pedestres 3D
Por que não fazer esses tipos de travessia em todo o mundo? Parece legal e incentiva você a diminuir sua velocidade.
9. Na Finlândia, eles têm um campeonato anual de carregar esposa
Todo mês de julho, em Sonkajärvi, Finlândia, algo extraordinário acontece: pessoas de todo o mundo chegam para descobrir quem terminará uma pista de obstáculos primeiro com a esposa às costas? Este esporte estranho tem regras: as mulheres têm que ter mais de 17 anos e seu peso deve ser de pelo menos 49 quilos. O que motiva as pessoas a participarem dessa estranha competição? O vencedor ganha tanta cerveja quanto a esposa pesa.
10. Quando você recebe um PhD na Finlândia, você também recebe uma espada
Quando uma pessoa obtém um doutorado na Finlândia, ela passa por um ritual: um chapéu é colocado em sua cabeça e ela recebe uma espada de verdade. Isso simboliza que o novo PhD está pronto para proteger a verdade, o conhecimento e o bem. E eles não são de graça, na verdade – eles compram os chapéus e espadas com seu próprio dinheiro e os levam para a cerimônia.
11. Estátuas humanas gigantes
Mesmo as coisas mais chatas parecem incríveis nos países escandinavos. Na Islândia, em 2008, os arquitetos propuseram um projeto que transformaria os postes de eletricidade comuns em gigantes estátuas humanas. Segundo os arquitetos, a ideia é que esses pilares “humanos” são cariátides modernas que servem ao povo.
12. Elefante marinho
Existe a ilha de Heimaey, no sul da Islândia, que atrai muitos visitantes a cada ano. Esta ilha é vulcânica e, de alguma forma, anos de erupção a transformaram em algo que se parece com um elefante.
Bônus: coisas que só podem acontecer na Noruega. Você está pronto para ver isso?
Você já esteve em um país escandinavo? Que coisa pareceu mais incomum para você?