Coletamos alguns erros comuns que podem fazer você parecer rude, entediado, egoísta e irritante aos olhos de uma pessoa que conhece pela primeira vez. Leia esta lista até o final para descobrir como evitar erros e usar seus sete segundos com sabedoria.
1. Aperto de mão fraco
Apertos de mão podem ser um verdadeiro assassino da primeira impressão. Pesquisas mostram que pessoas com um aperto de mão fraco são julgadas tímidas, ansiosas, menos abertas e sem qualquer habilidade. Outro erro comum que as pessoas cometem é segurar a mão da outra pessoa por muito tempo. Se você quiser ter sucesso, dê um aperto de mão firme e siga a regra dos dois segundos.
2. Posição da mão errada
Fique atento à posição de suas mãos enquanto está sentado. Você pode colocar as mãos no seu colo, mas não as coloque nos bolsos porque isso sugere que você está escondendo alguma coisa. Se você colocar as mãos na mesa, não apertar muito as mãos ou colocar as palmas das mãos para baixo, isso pode indicar que você quer controlar o entrevistador.
Além disso, enquanto ficar com as mãos na mesa e dobradas suavemente é uma posição apropriada e até mesmo preferível no mundo ocidental, esse gesto seria considerado rude no Japão e na Índia.
3. Goma de mascar
Se uma pessoa vê você pela primeira vez e você está mascando chiclete, ela pode pensar que você é uma pessoa que é imatura, infantil e um tanto sem classe. Goma de mascar é uma má ideia em uma entrevista de emprego. No entanto, em circunstâncias menos formais, pessoas mascando chiclete geralmente são avaliadas como mais amigáveis e acessíveis.
4. Evitar contato visual
O contato visual é uma ferramenta poderosa para causar uma boa primeira impressão. Pesquisas mostram que as pessoas que mantêm contato visual enquanto falam e escutam são julgadas mais confiantes e inteligentes. As pessoas que evitam o contato visual, por outro lado, são vistas como menos sinceras, menos atraentes e mais ansiosas.
5. Brincar com seu cabelo
Embora mostrado que as mulheres tocam o cabelo até 18 vezes por dia, brincar com o cabelo pode enviar um sinal errado para a pessoa com quem você está se envolvendo. Embora seja frequentemente usado como técnica de paquera, também pode indicar ansiedade, baixa autoestima, estresse e desconforto. Quando brincar com o cabelo torna-se repetitivo e obsessivo, pode até sinalizar um distúrbio do controle dos impulsos.
6. Assuntos errados de conversação
Existem alguns assuntos tabu que não ajudam você a causar uma boa primeira impressão em alguém: problemas de saúde, dinheiro, religião, ex-chefes ou ex-parceiros, política ou vida pessoal e problemas. Tente não focar a conversa apenas em si mesmo e não se esqueça de ouvir a pessoa com quem está falando.
7. Invadir o espaço pessoal
O espaço físico é a distância que você define entre você e a pessoa com quem você está falando. Pesquisadores
distinguem quatro níveis de espaço pessoal. A distância entre você e a pessoa que você acabou de conhecer em uma reunião formal deve ser de 1,5m a 4m. Se você abordar a outra pessoa com muita proximidade, pode parecer agressivo, enquanto ficar longe demais mostra que você não está interessado.
8. Fazer barulhos de distração
Qualquer som aleatório que você faça, como bater no seu pé, bater com os dedos ou estalar os nós dos dedos, pode ser irritante e perturbador para os outros. Tamborilar pode indicar nervosismo, irritação ou impaciência, e também pode sugerir que você está mentindo ou tentando irritar os outros. Enquanto estalar os dedos pode ajudá-lo a aliviar o estresse, é um dos principais sons mais irritantes, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo The New York Times.
9. Verificar frequentemente seu relógio ou celular
A pessoa média verifica seu telefone 110 vezes por dia! No entanto, é muito indelicado verificar seu telefone ou relógio durante uma conversa. Isso mostra que você não está interessado na outra pessoa, que está entediado e que tem coisas melhores a fazer. Pesquisas mostram que até mesmo ter o telefone na mesa ao lado reduz a qualidade e o engajamento de uma conversa.
10. Esquecer nomes
É constrangedor se você esquece o nome de uma pessoa, especialmente se essa pessoa se lembrar do seu. Para evitar isso, repita imediatamente o nome após a apresentação como: “Olá, Ana! Prazer em conhecê-l”. Não use a desculpa de que você é péssimo com nomes, se você estiver interessado na outra pessoa, o nome ficará na sua cabeça.
11. Chegar atrasado
Quando você chega atrasado, dá a impressão de que não é confiável, não é bom com planejamento, não valoriza o tempo dos outros e não tem compromisso. Tente administrar seu tempo de uma maneira que você não fique ansioso por estar atrasado e não precise correr. Mesmo quando você chega na hora, mas teve que correr antes disso, você não está centrado e concentrado o suficiente.
12. Traje ruim
As estatísticas dizem que 55% da primeira impressão são baseados na sua aparência. Alguns estudos mostram que sua aparência, altura, peso, cor do cabelo e quantidade de maquiagem podem influenciar o tamanho do seu salário. Se você conhece alguém pela primeira vez, tente ser conservador e neutro em sua escolha de roupas, seja educado e não use perfume forte.
Você se reconhece em alguma dessas descrições? Quais desses pontos arruinariam sua opinião sobre uma pessoa sem esperanças de melhora? Quais pontos devem ser adicionados a essa lista? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários.