“Um dos países mais felizes do mundo”. “O túmulo do unicórnio real”. “O bom humor do presidente garante um bom tempo.” Não, estas não são palavras aleatórias. Todas elas se referem à Coreia do Norte. Quer alguns fatos a mais?
Temos 12 curiosidades que descrevem esse país paradoxal, que não lhe deixará passar despercebido em qualquer meio.
12. Calendário separado
Em 1997, a Coréia do Norte aceitou a nova cronologia e agora estão no ano 106. O ponto de partida foi o aniversário de Kim Il-Sung em 1912. Todos os calendários impressos têm 2 versões: datas para a Coreia do Norte e datas para o resto do mundo.
Kim Il-sung tem muitos títulos nobres (como “O Presidente Eterno”). Seu filho e seu neto também têm, mas nunca são chamados de presidentes.
11. Aulas sociais
(Tomate/Maçã/Uvas)
Em 1957, as autoridades da RPDC dividiram o país em 3 classes sociais principais, que são a “classe básica” leal (tomate), a “classe vacilante” (maçã) e a “classe hostil” (uvas). Todas as aulas também são divididas em 50 grupos.
- Os tomates são vermelhos dentro e fora. Essas pessoas demonstraram sua lealdade em relação à festa. É mais provável que sejam políticos e oficiais militares.
- As maçãs são vermelhas apenas no exterior. Essas pessoas precisam ser melhoradas e são provavelmente cidadãos comuns.
- As uvas são as que quebram a lei. Por exemplo, estes são cidadãos que tentaram fazer um telefonema para o exterior.
Este status (songbun) está incluído nos registros de identificação de cada pessoa no país quando eles atingem a idade de 17 anos. Ele influencia o futuro de uma pessoa na escolha de sua educação, carreira e assim por diante. Por sinal, as autoridades da Coreia do Norte negam a existência de divisão de classe social.
10. Estradas
Não há quase nenhuma estrada construída na RPDC. Apenas 8% de todas as estradas são cobertas com uma superfície sólida. Na verdade, isso não é um problema para os cidadãos locais. Todos os transportes dentro do país são controlados pelas autoridades, e somente militares e políticos podem pagar um carro. Outros geralmente viajam de bicicleta.
9. Ladies do trânsito
De acordo com o fato acima, logicamente, há poucos semáforos na Coreia do Norte. No entanto, as grandes cidades ainda precisam de controle de tráfego. Isso muitas vezes é um trabalho para garotas bonitas. Uma senhora do trânsito deve ser solteira e ter menos de 26 anos. Quando ela está fora dessas regras, deve deixar o cargo.
8. Agência NADA
O país trabalhou na exploração espacial nos anos 80. Em 2013, a Coréia do Norte abriu a NADA e mostrou ao mundo o logotipo. Este logotipo se parece com a da NASA , e o título também parece familiar. Ninguém sabe se a intenção é brincar com os EUA ou se é uma pura coincidência.
7. O poderoso Kim Jong-il
O ex-líder da Coreia do Norte não era uma pessoa comum. Sua biografia (que é uma matéria regular na escola norte-coreana) diz que ele nasceu no Monte Paektu, e que seu nascimento formou uma estrela para iluminar o céu e um arco-íris duplo formou-se espontaneamente. Ele também aprendeu a andar e conversar quando ele não tinha nem um ano de idade. Após sua morte, a mídia de massa informou que “camadas de gelo se romperam com uma quebra sem precedentes em Chon Lake, no Monte Paektu, e que uma tempestade de neve com ventos fortes atingiu a área”.
No entanto, outras fontes afirmam que o líder nasceu em Vyatskoye (Rússia) sob a antiga União Soviética, onde seu pai tentou se esconder dos ocupantes japoneses. Parece que cabe a você decidir o que é verdade.
6. Existem unicórnios.
Cientistas norte-coreanos afirmam que os unicórnios não são animais imaginários. Arqueólogos locais encontraram o covil de uma antiga criatura mitológica dessa. O lugar está na capital do país: Pyongyang. Uma descoberta tão “mágica” certamente aumenta o poder social e o patriotismo dos cidadãos.
5. Medicina mágica
A Coreia do Norte afirmou ter encontrado a cura para Mers, Aids e Ebola . As injeções “mágicas” também ajudam a aliviar o câncer, a náusea da manhã e o estresse causado pelo trabalho com computadores. Esse medicamento inclui ginseng vermelho, cultivado na área de Kaesong, juntamente com o ouro e a platina.
4. Festival Arirang
Cerca de 100.000 pessoas (excluindo espectadores) participam do show de dança musical em um dos maiores estádios do mundo. As cenas demonstram diferentes esboços, que principalmente louvam as autoridades do grande e poderoso país.
Os cartões desenhados no show são chamados de “tela ao vivo” (a imagem acima mostra a “tela” que exibe a bandeira do país). Milhares de cartões coloridos são usados pelos participantes do show para produzir a imagem e eles mudam os cartões em um sinal especial. Arirang foi incluído no Guinness Book of World Records como o show com o maior número de participantes.
3. Roupas e moda
As mulheres na Coréia do Norte não têm o hábito de seguir as tendências internacionais da moda, mas ainda querem se sentir bonitas. Na maioria das vezes, eles usam combinações diárias claras e uniformes também podem ser usados diariamente. As mulheres norte-coreanas têm um tipo especial de amor por usar sapatos de salto alto. Eles podem passar o dia inteiro com eles.
Quanto à maquiagem, elas simplesmente não precisam, pois a vida diária e o trabalho não exigem isso. Tudo muda durante feriados nacionais e celebrações: as mulheres usam maquiagem brilhante e usam trajes nacionais.
2. Equipe de lazer
Juntamente com o exército regular de soldados, há uma equipe especial de lazer na Coreia do Norte. Ela consiste em jovens de beleza única , e seu trabalho principal é acompanhar os militares de alto status em seu tempo livre.
No entanto, essas garotas também fazem parte do exército regular e devem seguir todas as regras militares. Oficialmente, são parte das forças militares norte-coreanas.
1. A Coreia do Norte é um país feliz.
Cientistas norte-coreanos realizaram pesquisas com o seguinte resultado: a RPDC é um dos países mais felizes do mundo. Para ser exato, está em segundo lugar depois da China. Por outro lado, as autoridades realmente fazem muitas coisas para tornar todos os cidadãos felizes e fortalecerem sua moral.
De acordo com a mesma pesquisa, o país mais infeliz do mundo é o EUA, o que certamente é bastante subjetivo.