No século XXI, finalmente entendemos que observar nossa saúde é importante. No entanto, muitas vezes esquecemos de prestar atenção aos sinais que nosso corpo nos envia. Alguma vez você já analisou seu cocô? Por mais nojento que possa parecer, a cor e forma das suas fezes podem revelar muito sobre sua saúde. Coletamos informações que podem ajudá-lo a dar mais um passo em direção a uma boa saúde. Leia até o final e fique informado!
Cor do cocô
Como você provavelmente sabe, a cor normal das fezes é marrom. Pode variar ligeiramente de vez em quando, dependendo do que você come, mas uma mudança de cor repentina sem motivo óbvio pode ser um sinal de alerta. Então vamos descobrir o que é o quê.
1. Branco
Fezes esbranquiçadas, acinzentadas ou de cor de argila indicam falta de bílis. Pode sugerir problemas com o fígado e a vesícula biliar, pois estes são órgãos onde a bílis é produzida e armazenada. Pode ser qualquer coisa, desde canais biliares bloqueados e cálculos biliares até cirrose.
O muco branco nas fezes marrons pode ser um sinal da doença de Crohn.
2. Verde
Uma cor verde pode ser causada pelo consumo de vegetais ricos em clorofila (como espinafre), corante alimentar verde em bebidas e suplementos de ferro.
Se o alimento não é o motivo, isso significa que suas fezes passaram pelo trato digestivo muito rápido e não tiveram tempo de obter bílis e bilirrubina suficientes.
3. Amarelo
As fezes amarelas podem ser um sinal de ductos biliares bloqueados e uma absorção de gordura ruim. Outro motivo é a falta de enzimas produzidas pelo pâncreas, o que pode sugerir pancreatite crônica, doença celíaca e fibrose cística.
Mas não entre em pânico! O cocô amarelo também pode ser um sinal de que você comeu muitas cenouras ou tomou muitas bebidas de cor amarela .
4. Preto
As fezes negras podem aparecer devido à ingestão de medicamentos (como aspirina, ibuprofeno e suplementos de ferro) ou sangramento nos intestinos. O último é, obviamente, um motivo para entrar em contato com seu médico imediatamente.
Uma causa mais comum reside nos alimentos que você come. Alimentos negros e azuis, como mirtilos ou alcaçuz, podem dar esse tom.
5. Vermelho
As fezes vermelhas geralmente são influenciadas pela sua dieta. Beterrabas, bebidas coloridas, tomates… basta pensar no que você consumiu recentemente.
No entanto, se a comida não é a causa, é hora de chamar seu médico. O sangue no seu cocô é um sinal alarmante. Pode ser uma fissura anal ou algo mais grave, como hemorroidas, colite ulcerativa ou mesmo câncer.
Formato do cocô
Se você ainda não acredita que observar suas fezes é normal, algumas pesquisas científicas podem convencê-lo. Para distinguir os tipos de cocô e ajudar as pessoas a permanecerem saudáveis, cientistas da Bristol Royal Infirmary criaram a tabela de fezes de Bristol. Ela descreve sete tipos de fezes e o que eles significam .
1.
Aparência: pedaços sólidos separados que parecem nozes ou fezes de cabra.
Significado: constipação grave.
Este tipo de fezes significa que seu corpo precisa de fibras. Para corrigi-lo, tente consumir mais produtos ricos em fibras, como massas de trigo integral, framboesas e lentilhas.
2.
Aparência: em forma de salsicha, grande, e rugoso.
Significado: Constipação.
Esse tipo de fezes também é causado por falta de fibras. Razões não relacionadas à dieta para a constipação podem incluir a ingestão de medicamentos antidiarreicos a longo prazo e a falta de atividade física. O conselho é comer mais frutas e vegetais e realizar exercícios.
3.
Aparência: Um cocô rachado em forma de salsicha.
Significado: fezes normais.
Você está indo bem! Não se esqueça de andar e beber mais água.
4.
Aparência: macia, em forma de salsicha e liso.
Significado: fezes perfeitas.
Tente manter uma dieta equilibrada e evitar situações estressantes para manter as coisas ótimas como estão.
5.
Aparência: caroços moles com bordas claras.
Significado: diarreia leve.
Também pode ser um sinal de síndrome do intestino irritável. Para melhorar, tente comer alimentos com baixo teor de fibras, como bananas, bolachas e batatas.
6.
Aparência: pedaços moles com bordas esfarrapadas.
Significado: diarreia leve.
Talvez haja muita fibra na sua dieta. Beba mais para evitar a desidratação e se atenha a batatas cozidas e bananas. Você também pode tentar algum medicamento de uso liberado, como Imodium ou Pepto-Bismol. Se o problema durar mais de dois dias, consulte um médico.
7.
Aparência: Líquido sem peças sólidas.
Significado: diarreia grave.
Isso pode ser um sinal de intoxicação alimentar, intolerância a lactose, infecção bacteriana ou ingestão de medicamentos. Beba muita água para combater a desidratação e tente medicamentos sem receita médica. Se os sintomas não desaparecerem em dois dias ou se sentir dor, consulte um médico.
Então, o quão atento você é para as mudanças em seu corpo? Você consulta médicos quando necessário? Ou você tenta lidar sozinho? Compartilhe nos comentários abaixo!
Ilustrações por Natalia Breeva