Existe algo mais simples do que secar e pentear o cabelo depois de tomar um banho? Pode parecer simples, mas acontece que esse processo também tem seus truques. Coisas como a distância entre o secador e o cabelo, a temperatura e até mesmo a direção do fluxo de ar. Mergulhamos na ciência do secador de cabelos e extraímos os erros mais comuns que você pode parar de repetir depois de ler este artigo.
1. Secar o cabelo apenas com ar quente
Quase todos os secadores de cabelo têm um modo de fluxo de ar frio e não é um erro do fabricante. Mude o botão para o modo frio para corrigir os resultados do seu penteado. O ar frio diminuirá a evaporação da umidade, o que significa que os cachos durarão mais. Aliás, é um bom método preventivo para o aparecimento de pontas duplas.
2. Escolher uma direção incorreta do fluxo de ar
Seque o cabelo das raízes às pontas, na direção do crescimento do cabelo. Caso contrário, as escamas que compõem a cutícula se abrirão, o que resultará no frizz do cabelo e fará embaraçar mais fácil. Se você secar o cabelo das raízes às pontas, as escamas, pelo contrário, se juntarão e darão um brilho natural aos cabelos.
3. Segurar o secador de cabelo incorretamente
Segurar um secador com a mão dominante parece ser bastante natural – é o que muitas pessoas fazem. Mas é errado porque você precisa da força e destreza dessa mão para pentear e distribuir os fios de cabelo. Isso ajudará você a controlar melhor o processo, a trabalhar com o pente de maneira mais eficiente e a fazer menos esforço em geral.
4. Puxar o cabelo para baixo
Escovar e soprar o cabelo para baixo quando o secando acaba com qualquer qualquer potencial de volume. Em vez disso, levante a mão para cima, segure as pontas de seu cabelo com um pente e direcione o fluxo de ar quente para os fios. Isso ajudará você a ter um penteado volumoso, “vivo” e liso.
5. Segurar o secador muito perto da sua cabeça
30 cm
Se você mantiver o secador próximo à sua cabeça, não apenas deixará seu cabelo mais quebradiço, mas também poderá queimar a pele em sua cabeça. Trinta centímetros é a distância recomendada que você deve manter entre o secador e a cabeça. Como você pode medir isso? Apenas segure o secador à distância de seu braço esticado.
6. Não seccionar o cabelo
Muitas vezes, secamos todo o cabelo apenas movendo o secador para frente e para trás. O processo será mais rápido e mais eficaz se você cortar o cabelo em 4-5 zonas e fixar cada um deles com grampos de bico de pato. Tente fazer duas divisões – uma vertical (da testa ao pescoço) e uma horizontal (de uma orelha à outra).
7. Manter o cabelo enrolado em uma toalha por muito tempo
Não seque o cabelo com uma toalha por mais de 30 minutos, especialmente se for feita de algodão. As partículas deste tecido criam o efeito de fricção e deixam o cabelo mais vulnerável durante a secagem subsequente com um secador de cabelos. Opte por uma toalha mais macia feita de microfibra e mantenha seu cabelo enrolado nela por no máximo 10 minutos. Uma nuance importante: cabelos grossos e densos devem estar meio secos antes de usar um secador de cabelo, enquanto os cabelos de espessura fina ou média devem estar cerca de 80% secos.
8. Não usar o bico concentrador
Estamos falando da parte do bocal que veio com o seu secador. Esta peça ajuda a direcionar o fluxo de ar para uma determinada seção do cabelo. Como resultado, você terá menos emaranhados e pontas duplas e seu cabelo estará protegido contra superaquecimento também. Além disso, se você direcionar o fluxo para as raízes, ele dará volume extra ao seu cabelo.
9. Sair muito rápido
Depois de terminar de secar o cabelo, tente ficar dentro de casa por um tempo. Uma mudança drástica na temperatura afeta negativamente não apenas o volume do seu cabelo, mas também pode danificar a pele da sua cabeça.
10. Não limpar o secador
Você já limpou a rede do secador de cabelo? Já é hora de você fazer isso porque, não só a sujeira danifica o dispositivo, mas também pode prejudicar o seu cabelo. As aberturas ficam cheias de sujeira, poeira, produtos capilares pegajosos, partículas, etc. Tudo isso desacelera o fluxo de ar, o que resulta em um aumento da temperatura dentro do secador. Eventualmente, pode pegar fogo ou simplesmente quebrar.
É vital limpar o secador da sujeira regularmente. Se você usá-lo uma vez por semana, limpe-o uma vez por mês. Se você usá-lo com mais frequência, limpe-o uma vez a cada duas semanas.
11. Secar o cabelo à temperatura máxima
Este é um dos principais erros, porque o cabelo fica superaquecido e se torna mais frágil. A temperatura máxima irá acelerar um pouco o processo, e é por isso que você deve colocar essa temperatura apenas em casos excepcionais – por exemplo, se você tiver cachos difíceis de alisar ou se decidir fazer um penteado complicado. Opte por uma temperatura média em todos os outros casos.
12. Segurar o secador em uma posição
Esse erro parece óbvio, mas algumas pessoas secam o cabelo mantendo o secador em uma posição. O dispositivo deve estar constantemente em movimento, alterando os ângulos e girando ao redor da cabeça. Isso irá ajudar a obter um cabelo limpo e seco ou um penteado bonito muito mais rápido.
Que outros truques para usar um secador de cabelos você usa? Ficaríamos contentes em ouvi-lo nos comentários!
Ilustrado por Alena Tsarkova