Você Sabia?

12 fatos incríveis de que até os professores não estão cientes

Na era da internet, qualquer pessoa pode descobrir uma infinidade de fatos sobre o nosso mundo. Ainda assim, há os fatos que são difíceis de acreditar. Por exemplo, que os ursos brancos não são brancos e que os cogumelos são mais animais que plantas. Coletamos 12 fatos reais para você que você provavelmente nunca pensou.

12. Se você cair através da Terra, levará cerca de 38 minutos para chegar ao outro lado

Físicos da Universidade McGill, em Montreal, calcularam que uma pessoa levaria apenas 38 minutos e 11 segundos para chegar ao outro lado do planeta se cair em um buraco na Terra. A velocidade com que a pessoa voará atingirá mais de 8 km por segundo. No entanto, esses cientistas também sugerem que a humanidade não espere que um verdadeiro túnel apareça no futuro próximo.

11. Quando em um local desconhecido, uma pessoa tende a ir para a direita, e não para a esquerda

Uma professora de psicologia, Stephen Bitgood, afirma que em uma área sem qualquer direção, uma pessoa destra, que é  90% da população adulta, tende a ir para a direita. Esse princípio é utilizado ativamente por profissionais de marketing colocando produtos nas prateleiras da esquerda para a direita, começando pelos mais baratos e terminando com os mais caros, portanto, prevendo a trajetória dos compradores.

10. O trem foi inventado 16 anos antes da bicicleta

O primeiro trem Puffing Devil foi inventado em 1801 pelo engenheiro inglês Richard Trevithick, enquanto o primeiro protótipo de uma bicicleta, o dispositivo de duas rodas Laufmaschine, foi criado em 1817 pelo professor alemão – barão Karl von Drais.

9. Ratos riem quando recebem cócegas

Os cientistas descobriram que os ratos são os únicos outros mamíferos que podem rir enquanto recebem cócegas, assim como os humanos. No entanto, os ratos só riem se estão de bom humor. Se eles estão se sentindo deprimidos ou assustados, a reação a cócegas é visivelmente mais fraca.

8. O pelo dos ursos polares não é realmente branco

Na verdade, a pelagem do urso polar não tem pigmento – é semitransparente. E sua pele é preta, o que ajuda a mantê-la aquecida porque o preto absorve melhor a luz do sol e acelera o processo de secagem da pele depois de nadar. 

7. A maior parte da gordura é expelida do corpo pela expiração

+10 kg / -8,5 kg

Um físico australiano, Ruben Meerman, realizou um conjunto de experimentos e descobriu que as pessoas exalam gordura. Ele provou que cerca de 10 kg de gordura se transforma em 8,5 kg de dióxido de carbono que deixa o corpo na forma de ar exalado e perdemos cerca de 1,6 kg em água (através da urina, suor e lágrimas).

6. Alice no País das Maravilhas não é apenas  um livro, mas também uma doença rara

A síndrome de Alice no País das Maravilhas é também chamada de visão de Lilliput. É uma desordem neurológica rara que é caracterizada por uma percepção distorcida do mundo: uma pessoa pode ver objetos grandes como pequenos, enquanto objetos minúsculos podem ser vistos como gigantescos por ela. A doença foi localizada e classificada como algo separado em 1955. 

5. O chocolate nos deixa mais espertos

O doutor Franz Messerli realizou uma pesquisa e descobriu que o consumo de chocolate pode melhorar as habilidades mentais de uma pessoa. E embora ele tenha confessado que o experimento foi realizado por diversão, ele ainda conseguiu delinear uma conexão direta entre a quantidade de chocolate consumida em diferentes países com a quantidade de laureados do Nobel.

4. Trabalhadores médicos na Grã-Bretanha não estão autorizados a usar anéis no trabalho

As mãos dos médicos e enfermeiras devem estar prontas para o trabalho a qualquer momento. Mas o espaço no dedo atrás de um anel pode ficar contaminado e pode ser realmente difícil de tirar. Portanto, a fim de não perder tempo precioso durante a retirada de um anel, os médicos são proibidos de usá-los. A única exceção é para adereços religiosos.

Não é sem razão que Erika Eiffel tem esse famoso sobrenome. Não, ela não é descendente de Gustave Eiffel, ela é… a esposa da Torre Eiffel. Em 2007, ela registrou oficialmente seu casamento com este famoso local de referência em Paris. Ela estava tendo um longo relacionamento com um arco chamado Lance antes da torre. A propósito, Erika Eiffel não é a única pessoa que tem sentimentos fortes em relação aos objetos. 

2. Os fungos, em sua estrutura, são mais parecidos com animais do que plantas

Todos nos lembramos da escola que os fungos são um reino separado no mundo das plantas. Mas estudos genéticos moleculares mostraram que, embora os fungos sejam classificados separadamente dos animais, sua estrutura celular está mais próxima do reino dos animais do que das plantas.

1. Enquanto as pirâmides estavam sendo construídas, os mamutes estavam vagando pelo planeta

Embora se pense que os mamutes peludos tenham morrido completamente até o final da época do Pleistoceno, ainda havia alguns deles que conseguiram sobreviver na distante e isolada ilha de Wrangel. Eles viveram lá até cerca de 4 mil anos atrás, que é vários séculos após a Pirâmide de Gizé ter sido construída. Os cientistas acreditam que esta pequena ilha se afastou do continente carregando um pequeno grupo desses gigantes, tendo salvado sua população por um longo período de tempo.

Qual desses fatos mais impressionou você? Por favor, deixe-nos saber nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados