A ciência nunca para de explorar o mundo e está sempre pronta para nos surpreender com descobertas inesperadas. Coletamos os fatos recentes mais interessantes de diferentes áreas da ciência que você pode ter perdido.
1. O som emitido pelas baleias parecem jazz.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um método especial para analisar e comparar diferentes sons – da fala humana ao som do trovão. Os resultados da investigação mostraram que o idioma das baleias tem uma estrutura semelhante à da música de jazz. E o som do trovão é semelhante aos sons das sinfonias clássicas.
2. Os cientistas encontraram a parte mais atraente de um corpo feminino.
Um grupo de cientistas europeus descobriu que o nível de atenção prestado a uma mulher depende de quanto ela encurva suas costas. Durante o experimento, cientistas mostraram modelos 3D de corpos femininos para uma audiência masculina e seguiram a reação de seus olhos. A curva das costas parecia ser o local mais atraente.
3. Ossos podem ser feitos de polietileno.
Cientistas russos da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia criaram um material que pode ser usado para produzir próteses ósseas, articulares e musculares seguras e duráveis. É difícil de acreditar, mas o polietileno que normalmente está associado com sacos de compras de um supermercado pode servir como material para as melhores próteses.
4. As aves funcionam como “babás” e esperam obter uma herança.
Os cientistas perceberam que alguns pássaros monogâmico ajudam outras aves a cuidar de seus filhos, em vez de ter seus próprios filhotes. Elas fazem isso porque querem obter uma herança: quando as crias crescem e deixam seu ninho, procuram um novo lar e os direitos para o território abandonado chegam às “babás”. Parece que os pássaros sabem algo sobre a criação de relações comerciais.
5. Motocicletas e carros voadores
Scorpion-3, uma motocicleta voadora, já é usada pelos policiais de Dubai. O próximo passo é um carro voador que pode decolar e aterrisar verticalmente. Felizmente, podemos combater os engarrafamentos no futuro.
6. Peixes podem ter emoções.
Um grupo internacional de cientistas provou que um peixe pode reagir emocionalmente a alguns fatores ambientais. Durante a investigação, cientistas expuseram o peixe a alguns estímulos de estresse e mediram seus níveis hormonais.
7. Um planeta gigantesco foi encontrado, o que coloca em questão toda a ciência moderna.
Os cientistas descobriram o maior planeta já conhecido no Universo. Um gigante de gás chamado NGTS-1b refuta a teoria existente da formação planetária. De acordo com essa teoria, NGTS-1b não deveria ter aparecido. Os cientistas ficam intrigados porque parece que o Universo tem muitas surpresas para nós.
8. Um terno à prova de explosão
Os cientistas russos fizeram um terno de super-herói real. Com ele, você pode caminhar por um campo minado sem medo. Você não vai acreditar, mas a prova de condução do terno foi realizada por uma menina pequena. Assim como em um filme de Hollywood.
9. A saliva humana pode curar feridas.
Cientistas chilenos demonstraram que o peptídeo histatal-1 na saliva humana ajuda as feridas a curar mais rapidamente. Bem, todos nós conhecemos isso quando crianças. Esta substância provavelmente será usada na medicina em breve.
10. Os cientistas descobriram o segredo da juventude eterna.
Cientistas do Albert Einstein College of Medicine, Nova York, descobriram algo revolucionário. No processo de envelhecimento, ratos de laboratório desenvolveram uma nova formação no hipotálamo. Se essa nova formação forremovida, o processo de envelhecimento diminui. Levando em consideração esse fato, os cientistas decidiram que, para retardar o processo de envelhecimento, não é necessário renovar as células-tronco em todo o corpo – basta renová-las no hipotálamo.
11. As plantas têm sentimentos.
Cientistas europeus alegaram que as árvores podem realmente sentir medo da saliva animal. Eles começam a resistir e a produzir taninos para deter os veados. A produção de hormônios de crescimento é ativada posteriormente, a fim de compensar os danos. Verifique e mate, vegetarianos.
12. Hemisfério cerebral principal
No entanto, 1% das pessoas colocavam os dedos paralelos entre si. Essas pessoas são chamadas ambidestro. Os cientistas sugeriram que, para as pessoas ambidestro, não existe um hemisfério cerebral dominante. Nesse caso, ambos são igualmente desenvolvidos. Eles também são igualmente adaptados para usar a mão direita e a mão esquerda. Essas pessoas podem estimar rapidamente uma situação e tomar uma decisão.