Esta estação de trem foi projetada para permitir que as pessoas saiam de um trem e apreciem a paisagem.
A estética é uma parte crucial da vida cotidiana no Japão. Na cultura japonesa tradicional, existem vários termos básicos que determinam a essência da beleza. Destacar a simplicidade, a integridade da natureza e das pessoas e uma abordagem cuidadosa da vida estão entre os componentes mais importantes da estética japonesa.
No idioma japonês, existem quatro níveis de respeito: respeitoso, coloquial, humilde e educado. Existem regras especiais que implicam que você deve escolher um tipo de fala correto. Basicamente, uma pessoa mais jovem deve usar um tipo educado de fala para se dirigir a uma pessoa idosa. Essa regra também se aplica a irmãos e irmãs. Quase todas as conversas começam com “sumimasen” (com licença), então uma pessoa pede perdão por tomar seu tempo com antecedência.
A adoção de homens adultos é uma tradição que remonta ao século XIII. Na sociedade japonesa, a família desempenha um papel importante. Como regra, os filhos administram suas famílias e negócios familiares. Mas o que essas famílias podem fazer quando têm apenas filhas? A adoção de homens adultos permite que as famílias expandam sua árvore genealógica e obtenham novos herdeiros que possam herdar os negócios da família. Por exemplo, Osamu Suzuki, presidente da Suzuki Motor Corporation, é o quarto herdeiro adotado da corporação.
Os principais fundamentos de jardinagem japoneses foram estabelecidos no século XIII. O solo no Japão é um recurso realmente valioso, e as pessoas tentam usar cada centímetro dele. O povo japonês quer estar em harmonia com a natureza, para criar belos jardins e pequenos lagos com carpas coloridas (koi) e tartarugas. Esses jardins simbolizam o mundo perfeito da natureza.
8. Animais incríveis
O Japão é exatamente o que você precisa se você ama animais. Nesse país, existem muitos cafés onde você pode acariciar gatos, cães e pássaros. Além do mais, em Hokkaido, localizada no norte, você pode encontrar habitantes realmente incomuns: esquilos voadores, “coelhos chorosos”, pandas vermelhos, esquilos vermelhos e por aí vai.
Nas grandes empresas e instituições públicas, é assinado um contrato de trabalho vitalício com o funcionário. É permitido a uma pessoa desempenhar suas funções desde que esteja saudável o suficiente para fazer seu trabalho. Após a universidade, um japonês se candidata a um emprego e trabalha na mesma empresa até a aposentadoria. Um dos fatos mais importantes é que um funcionário está intimamente conectado à empresa e entende que seu próprio bem-estar depende do sucesso da empresa.
6. Admitir seus erros é realmente importante
Bushido é o termo coletivo para os muitos códigos de honra e ideais que ditam o estilo de vida dos samurais. Admitir seus erros desempenha um papel crucial na vida do povo japonês. Há casos na história em que os políticos japoneses se demitiram de suas posições porque não conseguiram cumprir suas promessas de campanha. Assim, Yukio Hatoyama deixou o cargo após oito meses como primeiro-ministro.
Este ano, o governo do Japão aprovou uma lei que proíbe qualquer castigo corporal a filhos menores. A propósito, esta regra se aplica a pais e assistentes sociais.
O Japão sabe tudo sobre celebrações incomuns. Por exemplo, casamentos baseados em videogames ou animes famosos costumam ser realizados lá. Recentemente, o tema Pokémon com enorme Pikachus e uma certidão de casamento estilizada oficial se tornaram muito populares. A propósito, a empresa de planejamento de casamentos se uniu oficialmente à The Pokémon Company.
3. Tóquio é reconhecida como uma das melhores cidades do mundo
Em 2015, Tóquio foi reconhecida como a cidade mais segura do mundo em termos de segurança pessoal, segurança cibernética, infraestrutura e saúde. No ano passado, a revista Monocle colocou Tóquio em segundo lugar em sua lista das melhores cidades. Especialistas avaliaram as cidades por 60 características: das básicas (segurança e ecologia) às específicas. Por exemplo, os urbanistas levaram em conta fatores como reviver antigas áreas industriais de uma cidade e o custo de um copo de vinho em bares.
No Japão, a expectativa de vida é a mais alta – 84 anos em média. Hoje, existem mais de 30 mil pessoas com mais de 100 anos no Japão. E há várias razões para isso. Primeiro, nos últimos 60 anos, a assistência médica se tornou muito melhor. Segundo, o alto bem-estar dos cidadãos também desempenha um papel importante. Terceiro, os japoneses começaram a prestar mais atenção aos idosos: diferentes centros de gerontologia que estudam vários aspectos do envelhecimento humano e métodos de luta contra ele surgiram no Japão.
Um usuário do Reddit publicou esta foto e escreveu: “Um homem gentil insistiu em comprar uma omelete para meu pai idoso enquanto estávamos no mercado de Tóquio. Alguém pode me dizer por quê?” As pessoas nos comentários disseram que era normal no Japão: “Ele viu seu pai, sabia que era um estrangeiro viajando para lá e queria dar a ele algo que ele achava que gostaria e uma boa memória da viagem dele”.
Você gostaria de visitar este país maravilhoso? Você já esteve lá? Compartilhe suas impressões conosco!