A história sobre Simba, o filhote de leão, celebra seu 25º aniversário este ano. Uma nova versão desta obra-prima do cinema foi lançada recentemente. Embora muitas pessoas não tenham gostado, o original ficará em nossos corações para sempre. Estamos prontos para contar alguns fatos interessantes sobre O Rei Leão e alguns detalhes que podem ter ficado escondidos, mesmo daqueles que conhecem cada cena e todas as palavras de cor.
- Você já notou que a cicatriz no rosto de Scar é quase igual à cicatriz no rosto de Tony Montana, que foi interpretado por Al Pacino em Scarface?
- Havia diferentes títulos que os criadores inventaram: “Rei do Kalahari”, “Rei dos Animais” e “Rei da Selva”, que foi realmente escolhido, mas depois perceberam que os leões não vivem na selva e pensaram em O Rei Leão. A propósito, dizem que na Disneylândia, você pode encontrar camisetas com o nome original, “Rei da Selva”. Você tem uma?
- Originalmente, a ideia do desenho era completamente diferente. George Scribner seria o diretor: ele queria criar um documentário do tipo National Geographic que fosse animado. Quando a equipe decidiu fazer um musical, Scribner deixou o projeto.
- O enredo também foi modificado: inicialmente, seria uma história sobre a guerra entre leões e babuínos, Timão e Pumba eram amigos de Simba desde sua infância, e Simba era para ser um personagem preguiçoso e desajeitado.
- Os criadores disseram que eles se inspiraram pelo Hamlet de Shakespeare e por histórias bíblicas sobre José e Moisés. A propósito, há uma cena em que Scar está brincando com uma caveira – é uma espécie de referência à história sobre o Príncipe da Dinamarca.
- Na verdade, nem todos acreditavam que O Rei Leão seria bem-sucedido. Muitos funcionários não tinham certeza se a história sobre um filhote acusado de assassinar seu pai com a música de Elton John ao fundo tocaria o público. Até mesmo os roteiristas estavam bastante céticos: Brenda Chapman não queria trabalhar no projeto porque “a história não era boa o suficiente” e o escritor Barney Mattison disse: “Eu não sei quem vai assisti-la”.
- O Rei Leão era considerado um projeto secundário e todos acreditavam mais em Pocahontas. Bem, essas previsões pessimistas não se tornariam realidade: O Rei Leão se tornou uma das animações mais bem-sucedidas da história e fez parte do renascimento dos desenhos animados da Disney no início dos anos 90. E sim, compare O Rei Leão e Pocahontas nas bilheterias: US$ 968 milhões contra US$ 346 milhões.
- Nem todos os personagens foram incluídos no corte final: Mheetu, irmão de Nala que Simba estava prestes a resgatar, foi cortado. Bhati, a sábia raposa, Iggy, o lagarto, e Tesma, o suricato, também desapareceram.
- Os nomes dos personagens têm seus próprios significados nos dialetos africanos: Simba significa “leão”, Rafiki significa “amigo”, Pumba significa “tolo”, Banzai significa “esconder”, Shenzi significa “incivilizado” e Mufasa era o nome do último rei das pessoas vivendo no Quênia antes da colonização britânica.
- Mais sobre o Quênia: para criar a flora e a fauna africanas, os animadores viajaram para o Quênia e estudaram a natureza local. Graças a milhões de esboços do Parque Nacional do Quênia, as magníficas paisagens foram visualizadas. Os criadores de desenhos animados consultaram especialistas em vida selvagem para deixar o comportamento e as características dos personagens mais realistas e naturais. Aliás, eles ouviram o famoso “Hakuna-matata” pela primeira vez na África.
- 23 anos após o lançamento do filme, o diretor de cinema e o produtor de repente confessaram que Mufasa e Scar não eram irmãos genéticos! Os criadores alegaram que eram leões rivais vivendo em uma só alcateia. Eles se chamavam de irmãos, apesar de não serem realmente parentes. Depois de ouvir essa notícia, Scar não parece tão cruel, mas a cena no desfiladeiro sempre será incrivelmente trágica.
- Elton John e Tim Rice são os autores de todas as músicas do desenho animado. Havia muitas músicas, mas apenas cinco delas foram usadas na versão final. A lendária “Esta noite o amor chegou” foi a mais difícil: Tim Rice escreveu cerca de 15 versões da música (ao longo de vários anos), mas a versão original foi finalmente escolhida. Então eles não tinham certeza sobre a primeira linha, “Você consegue sentir o amor esta noite?” (na original em inglês). Parecia estranho em uma história sobre pais e filhos. Mas a música foi deixada como era, milhões de pessoas adoraram e os autores ganharam um Oscar.
- Inicialmente, Timão e Pumba foram planejados para cantar uma música sobre comer insetos, mas os criadores mudaram de ideia. Logo, eles se lembraram da frase “Hakuna-matata”, que eles aprenderam na África. Então, Tim disse que se assemelhava à música “Bibbidi-Bobbidi-Boo“, de Cinderella. Então foi assim que a famosa canção “Hakuna-matata” nasceu.
Qual filme é melhor: O Rei Leão do passado ou o remake do filme?