Os anos 90 são justamente chamados de década de ouro do cinema. A indústria cinematográfica gastava milhões de dólares em atores e efeitos especiais, e os estúdios independentes não tinham medo de lidar com tópicos muito sérios. Todos os anos, os filmes que ainda assistimos de vez em quando eram lançados na tela grande. Mas durante a produção de muitos desses filmes, os diretores frequentemente discutiam com os proprietários dos estúdios, os atores tinham que fazer sacrifícios por seus papéis, e toda a equipe de filmagem estava sob a pressão das expectativas do espectador e das ambições de outra pessoa. E, às vezes, havia uma história anterior ao início do processo de filmagem que podia mudar toda a percepção do filme. Decidimos dar uma olhada nos bastidores dos filmes dos anos 90 e encontramos muitos fatos inesperados que podem surpreender você de verdade.
- A atriz Sean Young foi a principal candidata ao papel de Mulher Gato em Batman – O Retorno, mas logo antes da filmagem, ela se machucou. Quando ela descobriu que havia sido substituída imediatamente, ela foi ao set usando a fantasia de Mulher Gato e pediu outra teste. O diretor Tim Burton, como a atriz pensava, estava escondido dela no banheiro. Achamos que Young ficar tão bem como Mulher Gato quanto Michelle Pfeiffer.
- Pode parecer que o banco de Gênio Indomável, em que os personagens, interpretados por Robin Williams e Matt Damon sentaram e conversaram, estava localizado em um parque vazio. Mas, de fato, durante as filmagens, havia cerca de 3.000 fãs de Robin Williams por perto. Após a morte de Robin, em 2014, o banco se tornou um memorial: sempre há flores por lá e no chão, as pessoas deixam citações memoráveis do ator.
- Para se preparar para a produção de Meninos Não Choram, Hilary Swank passou um mês se vestindo e parecendo um homem. A atriz cortou o cabelo, usava as roupas do marido todos os dias e amarrava ataduras nos seios. Os vizinhos até confundiram Hillary com o irmão.
- Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) e Jim Carrey (Ace Ventura) tiveram que observar animais para se prepararem para seus papéis. Ao conversar num jantar, os atores descobriram que estavam usando métodos semelhantes. Hopkins usou répteis como inspiração (ele não piscava) e Carrey usou pássaros como inspiração (o caminhar, as camisas brilhantes e sua voz).
- O diretor de Fogo Contra Fogo, Michael Mann, organizou reuniões entre os atores e as pessoas das profissões que eles precisavam retratar. Um dia, os atores que interpretaram os detetives jantaram com detetives reais, e os atores que interpretaram os criminosos – comeram com criminosos reais. Os consultores do filme incluíram policiais e agentes do serviço secreto que ajudaram a criar as táticas certas para as cenas de ação. A atmosfera do filme era tão realista que alguns episódios do filme são mostrados a soldados da marinha amadores. Além disso, esse filme inspirou o diretor Christopher Nolan a criar Gotham City quando ele estava trabalhando na trilogia sobre Batman.
- Em Entrevista com o Vampiro, os atores que retrataram os vampiros foram pendurados de cabeça para baixo enquanto a maquiagem era colocada nas linhas de suas veias – assim, os maquiadores conseguiram um visual mais realista. Brad Pitt sofreu mais. A maquiagem, as lentes de contato e a escuridão o fizeram querer escapar do projeto. Mas ele mudou de ideia quando descobriu o valor da multa que teria que pagar pela saída.
- Os criadores de O Máscara economizaram muito dinheiro em efeitos especiais graças às imitações incríveis de Jim Carrey. O ator aprendeu a falar com dentes falsos e surpreendeu a todos porque os dentes deveriam ser usados nas cenas sem qualquer diálogo.
- Michael Jackson gravou a música It Is Scary para o filme A Família Addams 2. Um curta de horror foi filmado baseado na canção. A história é que a população chega com crianças à mansão dos Addams com tochas e forcados e acusam Jackson de seu comportamento assustador. Mas as crianças amavam Jackson e queriam ficar na casa. A música nunca apareceu na trilha sonora por causa das acusações já contra o cantor, mas foi uma grande publicidade para o filme.
- Para o filme Os Doze Macacos, Brad Pitt teve que se transformar de uma pessoa calma e arrumada em um psicopata falador nervoso. Para deixar a tensão e sua maneira de falar mais naturais, o diretor tirou os cigarros de Pitt e o próprio ator visitou um hospital psiquiátrico para estudar a esquizofrenia.
- A atriz Linda Hamilton, na primeira parte de O Exterminador do Futuro, devia interpretar uma garota fraca que está horrorizada por causa do que está acontecendo. Mas em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, Sarah Connor devia andar com uma metralhadora, arrombar portas e assustar o T-1000. Para conseguir isso, Linda passou 100 dias treinando de acordo com o programa dos Navy Seal apenas duas semanas após o nascimento de seu filho.
- Em O Quinto Elemento é incrível, mas o filme foi filmado de acordo com o roteiro de Luc Besson aos 16 anos, que se sentia muito sozinho e deprimido com o divórcio de seus pais. O protótipo do personagem principal tornou-se amigo do pequeno Besson. Não foi até 22 anos depois que o filme foi realmente lançado. A propósito, a língua de Leeloo era conhecida apenas pelo diretor (além de Mila Jovovich). Juntos, eles criaram um dicionário de 400 palavras. É por isso que a surpresa nos rostos dos outros personagens que você pode ver no filme parecia tão natural.
- Durante as filmagens de A Múmia, Brendan Fraser ficou impressionado com a loucura do diretor pelo filme. Durante a cena de estrangulamento, o ator realmente começou a sufocar e perder a consciência. Mas quando ele foi ressuscitado, a equipe continuou as filmagens imediatamente para não perder tempo.
- Em 1990, foi lançado o épico filme de 3 horas Dança Com Lobos, do diretor Kevin Costner. Era sobre uma tribo nativo-americana. Para recriar a parte selvagem dos EUA do século XIX, Costner precisou de 300 cavalos, 3.500 búfalos, um exército de nativo-americanos e dois lobos. Os atores aprenderam a etiqueta e a linguagem dos nativo-americanos com uma mulher do povo Lakota. Por seu trabalho meticuloso, Costner recebeu um prêmio dos nativo-americanos: ele se tornou um membro honorável do povo sioux.
O que você nunca faria se estivesse fazendo um filme? Você acha que atores e diretores às vezes vão longe demais tentando criar algo incrível?