Você Sabia?

13 truques de segurança ao viajar que gostaríamos de ter conhecido antes

Hoje em dia, revistas, jornais e sites publicam listas dos destinos de viagem mais seguros e perigosos. Mas, na verdade, há sempre uma chance de ser roubado ou atacado em qualquer país do mundo. Antes de viajar para outra cidade ou país, é melhor considerar sua segurança antecipadamente. Aqui, queremos informar você sobre esses truques de segurança que ajudarão você a se sentir confortável e seguro(a) em cidades desconhecidas. E não perca o nosso truque bônus com um copo vazio e uma maçaneta.

Segurança geral:

1. Aprenda a lidar com suas alergias e problemas de saúde no exterior

Se você tem alguma alergia com risco de vida, aprenda a escrever e pronunciar o nome do produto alimentício ou medicamento ao qual você é alérgico no idioma local. Anote esses nomes em um cartão, nas notas do celular ou use uma pulseira de alerta médico. Isso também é verdade para quaisquer outras doenças e condições médicas que necessitem de tratamento.

2. Faça o download de versões off-line de mapas e aplicativos de tradução

O Google Maps, o Google Tradutor e aplicativos semelhantes, como regra, precisam de uma conexão com a Internet para funcionar. No entanto, esses e alguns outros aplicativos também têm versões off-line. Antes de ir viajar, baixe o mapa offline da cidade que você está indo e a linguagem necessária para o seu aplicativo de tradução. Se o fizer, pode ter a certeza de que não se perderá numa cidade estrangeira, mesmo que não tenha acesso à Internet.

Protegendo seus pertences e documentos:

3. Confundir os mãos-leves com a ajuda de uma carteira falsa

Uma carteira falsa irá ajudar a manter todo o seu dinheiro e cartões de crédito quando for roubado. Comprar uma carteira barata e preenchê-la com papel falso ou cartões de plástico e dinheiro falso que parece real. Ofereça essa carteira a um batedor de carteiras quando eles tentarem roubar seus pertences. Só não se esqueça de usar a carteira falsa como uma real, no seu bolso ou bolsa.

4. Leve consigo uma carteira impermeável de “emergência”

https://www.instagram.com/p/BqjgxS7n_XT/?utm_source=ig_embed

Use uma carteira de plástico ou um suporte de cartão de plástico para transportar alguns itens pequenos, mas importantes, quando você viaja. Coloque qualquer coisa dentro que você possa precisar em caso de emergência: uma cópia dobrada de seu passaporte, sua foto, números de telefone de emergência, seu cartão do hotel e algum dinheiro. O plástico é à prova d’água e protegerá seus pertences de danos.

5. Enviar-se por email scans de documentos importantes

Antes de viajar, escaneie e envie por e- mail cópias de documentos importantes, como passaporte, carteira de motorista, seguro, visto, ingressos, etc. Se você perder os originais, sempre poderá acessar as cópias em sua caixa de e-mail para obter as informações necessárias e para ter seus documentos substituídos. Também é uma boa ideia levar uma cópia em papel do passaporte em vez do próprio passaporte quando estiver fora e em uma cidade desconhecida.

Protegendo sua identidade e informações pessoais:

6. Sempre leve seus recibos de caixa eletrônico com você

Poucos de nós pensam sobre isso, mas este pedaço de papel largado no caixa eletrônico pode ajudar alguém a roubar sua identidade. Dependendo da região e do banco, os recibos do caixa eletrônico podem exibir sua localização, transações recentes, saldo, os últimos dígitos do cartão e os números da conta . Não se esqueça das regras gerais de segurança de uso do caixa eletrônico :

  • Certifique-se de que ninguém está atrás de você quando você digitar a sua senha;
  • Não use máquinas mal iluminadas ou aquelas que estão localizadas em áreas desertas;
  • Não conte seu dinheiro ou mexa em seus pertences enquanto estiver em um caixa eletrônico.
Quando viajamos, geralmente nos deparamos com Internet pública em hotéis, cafés e aeroportos, o que nem sempre é seguro. Se não houver nenhuma maneira de evitar o uso de conexões de Internet públicas não seguras, seja cuidadoso(a) com o que você digita no teclado. Evite digitar senhas de e-mail e logins de sites e evite fazer login em sua conta bancária, e-mail de trabalho e outras contas confidenciais ao usar conexões não seguras.

Segurança do hotel:

8. Escolha um quarto no 2º, 3º ou 4º andar

Especialistas em segurança têm certeza de que é melhor escolher um quarto entre o 2º e o 4º andar. O piso térreo é muito fácil de acessar a partir do solo, enquanto os andares de 2 a 4 são muito altos para os ladrões, mas baixos o suficiente para as escadas dos caminhões de bombeiros chegarem em caso de emergência. Além disso, em muitos hotéis, o 2º e andares acima exigem uma chave para acessar o piso, o que dificulta o acesso dos ladrões ao seu quarto.

Verifique as fechaduras nas janelas e a porta da varanda quando chegar e cada vez que voltar, pois o serviço de limpeza pode abri-las e esquecer de trancá-las novamente. Se o seu quarto tiver um quarto conjugado, certifique-se de que a porta entre os dois está bem trancada.

10. Coloque a placa de “Não perturbe” na porta quando sair do quarto

Quando sair do quarto, ligue o rádio ou a TV e coloque uma placa de “Não perturbe” na maçaneta da porta. Ao fazer isso, você dará aos possíveis ladrões a impressão de que você está dentro do quarto.

Os cofres do hotel são fáceis de arrombar e são a primeira coisa a ser visada se o seu quarto for roubado. Dirija-se ao balcão de check-in para ver se há outras opções para manter sua propriedade segura.

12. Evite dizer seus dados pessoais em voz alta ao fazer o check-in

Anote seu nome, número de telefone e qualquer outra informação necessária em um pedaço de papel e entregue-o à equipe do hotel para que essa informação não possa ser ouvida. Peça ao pessoal do hotel para anotar o número do seu quarto em vez de o dizer em voz alta.

13. Coloque um pedaço de fita ou papel sobre o olho mágico

Houve casos em que as pessoas foram espionadas e até mesmo filmadas através dos olhos mágicos de seus quartos de hotel. Ao entrar no quarto do hotel, verifique se o buraco está presente e intocado. Não aceite um quarto se um buraco estiver ausente ou danificado, e se estiver, peça para trocar de quarto. Cubra o olho mágico com um pedaço de papel ou fita adesiva do interior do quarto.

BÔNUS: coloque um copo na maçaneta da porta do seu quarto de hotel

Alguns dos hotéis de classe econômica têm sistemas de segurança deficientes ou nenhum sistema de segurança. Para se sentir seguro em seu quarto à noite, coloque um copo vazio na maçaneta da porta antes de dormir. Se alguém entrar em seu quarto, o copo cairá no chão e o som vai te acordar.

Qual desses truques de segurança você gostaria de experimentar durante sua próxima viagem? Você tem suas próprias dicas sobre como viajar com segurança? Fique à vontade para compartilhá-los nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados