Você Sabia?

13 “verdades” bem conhecidas que já foram derrubadas

Muitas vezes, os conceitos errôneos e as crenças amplamente mantidas ficam presas nas mentes das pessoas, e raramente perguntamos quão verdadeiras elas são. Encontramos para você 13 fatos falsos que muitas pessoas ainda consideram verdadeiros.

1. Areia movediça pode sugar uma pessoa e matá-la.

Muitos filmes nos ensinaram esse fato: se você cair em areia movediça, você morrerá se não houver um amigo próximo para salvá-lo.

Na verdade, a areia movediça é uma mistura de água e areia. Uma vez que a densidade de tal mistura é mais do que a densidade da água, uma pessoa que fica presa em areia movediça até o peito flutuará em tal posição. Se você estiver preso na areia movediça, a melhor decisão seria  tentar inclinar-se para espalhar o peso uniformemente. Então espere até que a água o afaste.

2. Usar um telefone celular em um posto de gasolina pode iniciar um incêndio.

Apesar do mito generalizado, usar um telefone em um posto de gasolina não pode iniciar um incêndio ou qualquer tipo de explosão. Nem mesmo se a concentração de vapores de gasolina for muito alta.

Todos os avisos sobre o uso de telefones referem-se principalmente às ondas radioativas produzidas por um telefone, o que pode interferir no trabalho dos sistemas eletrônicos das bombas de combustível.

3. Se você tapar o tubo de escape de um carro com objetos ou fechá-lo, o motor será destruído.

Nos filmes, muitas vezes vemos cenas quando um objeto colocado no tubo de escape de um carro desliga-o ou mesmo destrói o motor. O popular programa de televisão Mythbusters realizou um experimento, e aqui está o que eles descobriram: “Colocar um objeto no tubo de escape é perigoso e disparará como um míssil se o carro for iniciado”.

4. O café é feito de sementes, não de grãos.

Ao contrário da frase popular, o café é feito a partir de sementes (não de grãos) de plantas de café. Um tipo de espécie de floresta perene com sementes vermelhas é usado na produção de café. Somente após o processamento, obtemos grãos de café com os quais todos estão acostumados. Na verdade, não há conexão entre outros grãos e grãos de café.

5. A vitamina C pode prevenir ou tratar resfriados.

A pesquisa médica mostrou que as pessoas que consomem vitamina C regularmente são menos propensas a ter resfriados que aquelas que não consomem. No entanto, não há evidências do fato de que a vitamina C pode realmente combater infecções e vírus.

Um resfriado é uma doença baseada em um vírus, e a vacinação é a melhor maneira de preveni-la. Você só pode tentar aliviar os sintomas quando consome vitamina C. A única recomendação para o tratamento é o descanso e muitos líquidos.

6. Os pinguins são monogâmicos e companheiros para toda a vida.

Na verdade, os pinguins são monógamos apenas de vez em quando. Claro, eles passam o dia e a noite com o mesmo parceiro, mas apenas durante as estações de reprodução, que duram de 20 a 30 dias. Eles também gastam 2 meses cuidando de pinguins de bebê recém-nascidos. O resto do tempo eles podem esquecer completamente seus parceiros ou mesmo migrar para diferentes locais.

Pode parecer um pouco triste, mas muitos pinguins passam a maior parte de suas vidas completamente sozinhos.

7. O cabelo cresce mais grosso e mais escuro depois de raspar.

Ao contrário da crença popular, raspar suas pernas não influencia o crescimento e a espessura do cabelo. O crescimento renovado é determinado por fatores biológicos únicos de nossos corpos (genes e hormônios). Então, de onde veio esse mito? Quando um cabelo começa a crescer após o barbear, seu final é achatado. É por isso que parece mais grosso do que realmente é – é uma mera ilusão.

8. Os homens pensam sobre o sexo a cada 7 segundos.

Há rumores de que os homens pensam muitos pensamentos frívolos durante o dia, mas acaba por ser apenas outro mito urbano. A pesquisa mostra que não há diferença de gênero na quantidade de tempo gasto pensando em sexo. E, claro, nem homens nem mulheres pensam sobre isso a cada 7 segundos. Nós nos perguntamos como as pessoas surgiram com esta estatística estranha, em primeiro lugar.

9. Você não deve acordar um sonâmbulo.

Na vida real, raramente conhecemos pessoas com sonambulismo, mas quase todos já ouvimos que não devemos acordar um sonâmbulo. Na verdade, se você acordar um sonâmbulo, você vai confundi-lo, mas nada de horrível ou perigoso acontecerá. As chances de que eles se machuquem enquanto dormem são muito maiores.

10. Marte é o planeta vermelho.

Marte é muitas vezes referido como o Planeta Vermelho. Sua atmosfera contém uma alta concentração de pó de óxido de ferro, e é por isso que a cor da superfície do planeta pode variar de rosa para marrom. Na verdade, Marte tem mais uma cor de caramelo.

11. Você perde a maior parte do calor da sua cabeça.

Alguns de nós já ouvimos: “Não saia sem um chapéu! Você perderá todo o calor do seu corpo!”. Algumas pessoas até acreditam que até 50% do calor do corpo é perdido por uma cabeça nua. Na verdade,  não perdemos a maior parte do nosso calor de nossas cabeças. A quantidade de calor em uma parte do corpo é igual à quantidade de calor em outra. Isso significa que, quando estiver frio lá fora, você estará igualmente frio com um chapéu e um casaco leve ou sem um chapéu mas com um casaco quente.

12. Gaita de foles veio da Escócia.

Muitas pessoas têm certeza de que a gaita de fole é um instrumento escocês. Na verdade, a gaita de fole, bem como muitos outros instrumentos musicais, vieram para a Europa a partir do Oriente. De acordo com uma crença existente, a gaita de fole foi trazida para a Escócia pelos Vikings.

13. O sinal SOS significa “salve nossas almas” (em inglês).

Uma crença generalizada afirma que o sinal de socorro internacional SOS é a abreviatura de “salve nossas almas”. No entanto, nossas almas não têm nada a ver com o sinal. Foi criado dessa maneira porque você pode traduzi-lo facilmente em código Morse: 3 pontos, 3 traços, 3 pontos.

Com que frequência você toma crenças popular por algo certo? Algum dos fatos acima o surpreendeu? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Continuar lendo

Posts relacionados