Você Sabia?

14 edifícios modernos tão incríveis que você jamais esquecerá deles

Todo mundo já ouviu falar sobre as 7 Maravilhas do Mundo desde os tempos antigos. Mas decidimos descobrir quais edifícios modernos podiam completar a lista das maravilhas.

E encontramos muitos lugares. Basta olhar para esses edifícios – eles dão um nó na imaginação com suas linhas incríveis. Nossa civilização pode se orgulhar dessas obras-primas arquitetônicas.

14. O edifício Lótus em Wujin, China

Florescendo de um lago artificial no centro de Wujin, na China, o belo edifício Lótus leva seu nome e forma de flor. A ideia do arquiteto era criar uma atmosfera incrível, apesar do tempo ou da estação. O prédio é o lar de departamentos da agência de planejamento da cidade.

13. Um hotel incrível nos Alpes

Este ainda é um projeto, mas não conseguimos deixar isso passar. Este hotel está sendo planejado para ser construído nos Alpes. O criador do edifício é Andrii Rozhko, e ele foi inspirado pela paisagem dramática da montanha. O hotel abraça um penhasco acidentado e tem uma fachada de vidro impressionante.

12. O Templo de Lótus na aldeia de Bahapur, Índia

Outro grande edifício em forma de flor de lótus é a principal casa de adoração da Fé bahá’í. Suas portas estão abertas a todos, independentemente da sua religião. 9 portas levam ao corredor central do templo, que simboliza a união de todas as religiões.

11. As Casas Cúbicas de Roterdã, Países Baixos

Há um conjunto de 40 casas na rua Overblaak, em Roterdã. Elas dão a impressão de que o mundo inteiro virou de cabeça para baixo. As casas foram construídas pelo arquiteto Piet Blom, e todas as paredes e janelas estão inclinadas a 45 graus.
Por sinal, há apartamentos privados dentro. Nós nos perguntamos como é viver em um deles!

10. O Atomium em Bruxelas, Bélgica

Aqueles que olham para este prédio podem pensar que é apenas uma enorme escultura feita de metal. No entanto, é um edifício totalmente caracterizado. Ao seguir os tubos, você pode se locomover entre as esferas e chegar a um museu de ciências ou a um restaurante. O Atomium retrata 9 átomos de ferro na forma de célula da unidade cúbica centrada no corpo de um cristal de ferro.

9. Cidade das Artes e das Ciências de Valência, Espanha

Este é um exemplo mais notório da arquitetura moderna, e está localizado na água no meio do parque em Valência. Parece realmente futurista e lembra o esqueleto de um animal gigante. O complexo é composto por 5 edifícios: uma praça coberta, um cinema IMAX, um parque, um museu de ciências e um parque oceanográfico.

8. Centro Heydar Aliyev em Baku, Azerbaijão

O Centro Heydar Aliyev é provavelmente o edifício mais curioso e reconhecido em Baku. A brilhante arquiteta Zaha Hadid, conhecida por seu amor por formas “alienígenas”, projetou a forma fluida do edifício. No interior existem salas de exposições e escritórios.

7. Shopping Emporia em Malmo, Suécia

Este centro comercial é o maior da Escandinávia. O vidro de dobra dupla encerra a fenda diagonal que atravessa o prédio como fosse cair. Dentro, visitantes e compradores podem encontrar escadas rolantes coloridas, balanços em vez de bancos e jardins pendurados.

6. La Muralla Roja em Calpe, Espanha

Existe um projeto habitacional no sul da Espanha, onde todos gostariam de viver. Seu nome pode ser traduzido como “a muralha vermelha”, e o edifício faz referências claras à arquitetura popular da área árabe do Mediterrâneo. Dentro do prédio, a cor vermelha muda para roxo e azul.

5. Museu de Arte e Ciência em Cingapura

Este museu é uma das principais atrações de Singapura. Sua forma lembra uma palmeira ou uma flor de lótus. Os 3 arranha-céus em segundo plano com um navio em cima deles formam o Marina Bay Sands, um hotel de luxo e outra obra-prima arquitetônica de Cingapura.

4. Capital Gate em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Com 520 pés e 35 andares, este é um dos edifícios mais altos da cidade. O Guinness World Records certificou a Capital Gate como “a torre mais inclinada do mundo, feita pelo homem”. A torre tem 18 graus de inclinação (para comparação, a Torre de Pisa se inclina apenas 4 graus).
O segundo nome do arranha-céu é A Torre Inclinada de Abu Dhabi.

3. Markthal em Roterdã, Países Baixos

Este mercado é um dos mais lindos do mundo. Até mesmo a Rainha dos Países Baixos compareceu à cerimônia de abertura. O mercado está localizado dentro de um prédio residencial na forma de um arco. O interior do prédio é adornado com obras de Arno Coenen: frutas, vegetais, peixes e flores. É por isso que alguns chamam o mercado de “Capela Sistina de Roterdã”. A obra de arte pode ser vista aqui.

2. Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha

Este é um dos edifícios mais espetaculares do mundo no estilo do desconstrutivismo. O arquiteto Philip Johnson descreveu isso como “o maior edifício do nosso tempo”. O museu possui exposições permanentes e temporárias. A exposição permanente é dedicada à arte do século XX. Não confunda com o Museu Guggenheim em Nova York!

1. O Kunsthaus Graz em Graz, Áustria

Esta galeria de arte moderna é chamada de “Alienígena Amigável”. Algumas pessoas vêem o coração de uma baleia ou um transporte na forma do edifício. O Kunsthaus foi feito no estilo inovador da arquitetura blob, um movimento na arquitetura em que os edifícios têm uma forma orgânica, parecidos com amebas. Além disso, o “Alien” brilha à noite.

Bônus: Pavilhão do Reino Unido

Durante a Exposição Mundial de 2010 realizada na China, todos ficaram maravilhados com o Pavilhão do Reino Unido. Do lado de fora, o pavilhão foi coberto com varas finas de fibra óptica transparente, tornando quase impossível ser capturado em foto por câmeras. Dentro, os visitantes podiam ver uma exposição de sementes do Royal Botanical Gardens.

Maravilhas, não é mesmo? Qual destas acima você com certeza adicionaria às Maravilhas do Mundo?

Continuar lendo

Posts relacionados