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14 fatos sobre os murais da Capela Sistina que você precisa saber

Os murais no teto da Capela Sistina são uma das maiores obras de arte do período da Renascença que ainda podem ser vistas hoje. Seu tamanho, que é 1/6 do tamanho de um campo de futebol, é absolutamente alucinante, especialmente se você pensar no fato de que todas as pinturas foram concluídas em menos de cinco anos. Curiosamente, Michelangelo, que se considerava um escultor, mas não um pintor, nunca havia pintado murais antes. Talvez essa tenha sido a razão pela qual esse grande escultor italiano não estava muito ansioso para trabalhar na Capela. Mas alguns biógrafos pensam que foi o desejo de provar sua habilidade que o fez concordar em fazer o trabalho. Decidimos aprender mais sobre o trabalho deste artista genial que até 30 mil pessoas vão ver todos os dias.

A Capela Sistina, no Vaticano, foi construída no período de 1473 a 1481, por ordem do Papa Sisto IV, de quem a capela recebeu o nome. Para pintar um mural nas paredes da capela, os artistas mais famosos da época foram convidados, incluindo Sandro Botticelli. O teto também chamou muita atenção: o artista Piermatteo d’Amelia desenhou estrelas douradas no fundo azul.

Em 1504, rachaduras apareceram no teto e eles foram consertados com tijolos. Mas o papa Júlio II decidiu decorar o teto novamente e, em 1508, o famoso Michelangelo Buonarroti, de Florença, começou a trabalhar em sua maior criação.

Desde 1871, a Capela Sistina é o único lugar onde a eleição dos novos papas é feita. Este é o lugar de onde a fumaça branca se levanta, sinalizando que o novo chefe da Igreja Católica logo será apresentado ao mundo.

  • Apesar de um equívoco popular, Michelangelo não fazia o trabalho deitado em algum tipo de andaime, mas ele estava de pé com a cabeça para trás. O trabalho no mural (e não estamos exagerando) custou ao artista sua saúde (embora no momento em que ele começou, em 1508, ele tivesse apenas 33 anos). Ele desenvolveu uma infecção no ouvido por causa da tinta que ficou em seu rosto, e ele também tinha artrite e escoliose. Mais do que isso, por causa da falta de luz durante o processo, Michelangelo só conseguia ler o texto se o levantasse bem acima de sua cabeça.
  • Michelangelo trabalhou usando a técnica de affresco: a técnica envolvia cobrir o teto com o tanto gesso quanto estava planejado cobrir com pinturas em um dia. Ao contrário da técnica al secco, em que você desenha em gesso seco, o affresco permite criar algo que durará por mais tempo. Se a superfície rebocada não fosse pintada no dia em que foi aplicada, ela era removida e no dia seguinte o gesso era colocado de volta. Algumas partes dos murais foram feitas al secco, o que levou ao fato de que durante a restauração de 1980-1994, as sombras de algumas figuras e os olhos desapareceram.

Bem ao lado da cabeça e do braço, você pode ver a linha de gesso que foi aplicada antes de Michelangelo começar esta peça do mural.

  • Algumas pessoas acreditam que Michelangelo criou todas as pinturas sozinho. No entanto, os dados coletados durante a restauração em 1980-1994 dizem que pelo menos outras três pessoas ajudaram o grande artista a desenhar os putti (as imagens de meninos frequentemente vistas no período da Renascença) e as partes arquitetônicas.
  • Nas laterais das cenas centrais do mural, Michelangelo colocou uma foto dos 7 profetas de Israel e 5 sibilas – os oráculos que na Grécia Antiga eram capazes de prever o futuro. Havia 10 Sibilas e nós ainda não temos nenhuma ideia porque o artista escolheu estas 5. De acordo com uma das versões, elas simbolizam diferentes lugares na Terra.

Sibila Délfica

  • Graças ao método especial que Michelangelo usou, os murais dão a impressão de que as histórias são separadas por elementos arquitetônicos (como pilastras, bordas). Mas, na verdade, todos eles são desenhados usando a técnica trompe-l’oeil (que significa “enganar os olhos”), em que o artista cria imagens pseudo-3D em uma superfície plana.

  • Para poder trabalhar com uma altura tão alta, Michelangelo projetou um andaime vertical especial que estava preso às vigas nas paredes da Capela. Ele permitiu que trabalhasse em toda a superfície do teto e não impediu que outras pessoas ficassem na Capela: ainda havia missas abaixo dele enquanto trabalhava. O gênio da Renascença só foi capaz de ver seu próprio trabalho depois que o andaime foi completamente removido. Há 343 figuras no teto, além de outros detalhes.
  • As folhas de carvalho e bolotas que alguns ignudi (os homens nus) estão segurando são uma referência ao Papa Júlio II. A questão é que  o símbolo de sua família, a família Rovere, tem um carvalho nela.

  • Embora o fruto proibido seja uma maçã, a parte da Expulsão do Paraíso mostra a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal como uma figueira. Curiosamente, as partes esquerda e direita que mostram Adão e Eva são retratadas de diferentes maneiras: antes da Queda do Homem (à direita), seus rostos estão franzidos e, antes de experimentarem a fruta, são mostrados como bonitos e inspirados. A propósito, a serpente é mostrada como uma mulher.

  • Nem um único mural no teto mostra uma figura de Jesus adulto (talvez ele seja visto apenas em A criação de Adão quando criança). A explicação é muito simples: Michelangelo apenas desenhou as cenas do Antigo Testamento, onde a aparição de Cristo foi apenas predita e a descrição do Filho de Deus não foi dada até o Novo Testamento. O salvador é desenhado no mural do altar O Dia do Julgamento sem barba.
  • Em 1564, o Papa Pio IV ordenou ao artista Daniele da Volterra que vestisse as figuras mais “nuas” do mural O Juízo Final na parede do altar da Capela. O mural em si, aliás, foi desenhado por Michelangelo entre 1536 e 1541, portanto quase 25 anos depois do fim da parte principal do trabalho. Daniele da Volterra fez o trabalho que ele foi convidado a fazer pelo Papa, mas ele também ganhou o apelido humilhante Braghettone (“o criador de calções”). Mas durante a restauração, algumas figuras foram despidas, então agora podemos vê-las exatamente como o grande Michelangelo pretendia que fossem.

ANTES DA RESTAURAÇÃO / DEPOIS

  • A imagem de Deus em A criação de Adão era absolutamente incomum para a época. Antes de Michelangelo, ninguém jamais havia colocado Deus em movimento. E na maior parte do tempo, o Criador era apenas retratado como um símbolo (como uma mão). Os especialistas estão realmente interessados ​​em saber quem é a mulher à esquerda do Criador: algumas pessoas pensam que é Eva e que as outras figuras mostram a descendência e a humanidade de Adão e Eva.
  • Há uma versão famosa que diz que a silhueta do tecido em torno de Deus é a mesma silhueta do cérebro humano e as pessoas ali simbolizam as diferentes partes do cérebro. No entanto, há uma versão diferente que diz que a roupa é o útero e o lenço verde é o cordão umbilical que acabou de ser cortado. Especialistas dizem que essa foi a maneira de Michelangelo mostrar o processo idealizado do nascimento humano, o que explica por que Adão tem um umbigo.

  • Apesar de quase todos os murais que Michelangelo fez, ele desenhou se movendo ao longo do teto e das abóbadas, os quadros de Deus foram desenhados por último. O artista acreditava que antes de começar a desenhar a figura do Criador, ele queria dominar suas habilidades.
  • Na cena O Dia do Julgamento, Jesus está cercado pelos apóstolos. Um deles, Bartolomeu, segura uma pele nas mãos. Algumas pessoas acreditam que Michelangelo desenhou seu próprio retrato como um símbolo de seu sofrimento, porque ele não queria trabalhar no mural. Mas a maioria dos especialistas nega essa versão.

Você viu o trabalho de Michelangelo na Capela Sistina pessoalmente? Se não, você gostaria de ver?

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