Você Sabia?

15 esculturas mais incomuns do mundo todo e as explicações por trás delas

Entre os muitos monumentos e estátuas tradicionais que você pode encontrar em quase qualquer bairro ou cidade do mundo, há aqueles cujos escultores parecem ter fugido completamente do comum. Escolhemos alguns dos mais interessantes, surpreendentes e estranhos monumentos e estátuas espalhados pelo mundo que pudemos encontrar e gostaríamos que vocês se pronunciassem sobre seus favoritos nos comentários!

Os Mustangues de Las Colinas, Texas, EUA

Este é um dos maiores grupos de cavalos esculpidos do mundo. Essas estátuas de bronze são 1/5 vezes maiores que cavalos reais, embora em fotografias muitas vezes elas pareçam menores. Elas têm fontes especiais construídas sob seus pés que disparam água, criando a impressão de que os valos estão galopando através de um rio.

Monumento à bolsa de mulher, Itália

Esta escultura um tanto estranha, porém divertida foi apresentada pela primeira vez na Itália em uma exposição intitulada “Pensamentos. Espaço. Um diálogo entre natureza e imaginação.”

Memorial para um técnico em informática, Krasnoyarsk, Rússia

Um memorial para um técnico de informática em forma de uma sala de trabalho: uma cadeira, mesa, computador, luz de mesa e até mesmo uma jaqueta foram esculpidas para um efeito bonito. Somente o técnico está faltando!

Escultura de arma, Nova York, EUA

Esta escultura foi criada por Carl Fredrik Reuterswärd no final de 1980, em memória de John Lennon, que foi baleado no mesmo ano.

Os Viajantes, Marseilles, França

Esta é uma série de esculturas que não só foram colocadas nas ruas de Marselha, mas também fizeram aparições em inúmeras exposições de arte moderna.

Monumento ao burocranco desconhecido, Reykjavik, Islândia

O “burocrata desconhecido” foi criado em 1994 pelo artista e escultor islandês Magnus Tomasson. Provavelmente é a mais notável, e certamente a escultura mais divertida e expressiva da cidade.

Headington Shark, Oxford, Grã-Bretanha

O significado por trás dessa escultura é muito maior do que pode aparecer à primeira vista. Foi erguido no 41º aniversário do ataque nuclear contra Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial. A escultura representa uma arma letal linda, se potencialmente mortal, caindo do céu.

De Vaartkapoen, Bruxelas, Bélgica

Esta estátua foi erguida em 1985 na área de Molenbeek em Bruxelas. A cena que retrata é uma reminiscência de um esboço de comédia: um homem emerge inesperadamente de um poço e puxa os pés de um policial. O autor é o escultor belga Tom Frantzen.

Memorial para Nelson Mandela, África do Sul

O perfil de Nelson Mandela é formado por 50 colunas de aço, representando os 50 anos desde sua prisão e perseguição política. Sua semelhança só pode ser vista se você ficar de certo ângulo com as colunas; Caso contrário, eles parecem ser apenas um grupo de pólos.

Força da natureza

Este é o título de uma série de esculturas criadas pelo artista italiano Lorenzo Quinn, nas quais as mulheres são representadas segurando a Terra em um comprimento de tecido. As estátuas foram colocadas em muitas cidades ao redor do mundo, incluindo no Reino Unido, EUA, Mônaco e Cingapura.

Os anéis de casamento, Vancouver, Canadá

Uma das atrações mais incomuns em Vancouver. Os anéis são feitos de aço, alumínio e vidro. Eles ficam fora do chão em um ângulo, como se estivessem prestes a cair. No entanto, na realidade, ambos estão firmemente presos no chão, um símbolo da força do amor.

Pessoas pelo rio, Singapura

Chong Fah Cheong, o criador dessas estátuas, é bem conhecido por fazer um grande número de estátuas que retratam pessoas que vivem e trabalham ao longo das margens dos rios em Cingapura.

Estátua de Franz Kafka, Praga, República Tcheca

A ideia por trás da estátua de Jaroslav Róna está longe de ser clara. Uma teoria afirma que é uma referência à “Descrição de uma luta” de Kafka, cujo personagem principal tem inveja de um colega de trabalho e sobe em seus ombros para ver o mundo através de diferentes olhos. Tendo “entrado” de outra pessoa, sua inveja desaparece, pois ele descobre que todos têm seus próprios fardos.

Themis Burocrática, Dinamarca

Esta escultura do artista dinamarquês Jens Galschiot retrata a deusa da justiça como uma mulher com excesso de peso, que se senta nos ombros de um homem magro e fraco. As duas figuras representam o mundo industrial e a África, respectivamente.

Monumento a Sigmund Freud, Praga, República Tcheca

De acordo com uma teoria popular, com esta estátua, o escultor checo David Černý queria mostrar a distância da inteligência das pessoas comuns. Esta é uma escultura tão maravilhosa que qualquer pessoa que esteja indo a Praga deve fazer questão de ir e vê-la por si mesmo.

 

 

Continuar lendo

Posts relacionados