A escultura é um dos mais belos tipos de arte. Isso fascina e faz as pessoas pensarem sobre a fragilidade deste mundo. Escolhemos as melhores esculturas de todo o mundo que você não vai resistir de dar uma olhadinha.. Nem a gente!
15. Cabeça Sangrando, Internacional
Você pode ver a escultura de areia Cabeça Sangrando de Guy Olivier Deveau nas praias do mundo inteiro, pois o artista costuma exibi-la em festivais de areia. É de arrepiar!
14. O Beijo da Morte, Barcelona, Espanha
O Beijo da Morte está no túmulo de um jovem que morreu na década de 1930. A autoria é disputada até hoje. Há uma lenda de que esta escultura inspirou Ingmar Bergman a criar seu famoso filme O Sétimo Selo (1957).
13. Blue Mustang, Denver, EUA
Blue Mustang, apelidado de Blucipher, é uma peça de arte perigosa. O “garanhão do inferno” matou seu criador, Luis Jiménez – durante seu transporte, a cabeça caiu e feriu a artéria das pernas do escultor.
12. Verity, Ilfracombe, Reino Unido
Uma estátua de 20 metros de altura de uma mulher grávida de Damien Hirst tem vista para o canal de Bristol. Se você olha na esquerda, não há nada de original. No entanto, o lado direito da estátua tem algo diferente: você pode ver músculos abertos e um feto por dentro.
11. Victor’s Way Park, Co. Wicklow, Irlanda.
Victor Langheld decidiu abrir um parque após sua visita espiritual à Índia. De acordo com Langheld, as estátuas devem fazer as pessoas pensarem sobre a vida e seu propósito nela.
10. Bebês rastejantes, Praga, República Tcheca
As estátuas de bebês gigantes sem rosto de David Cerny não apenas “rastejam” na Torre de Televisão de Praga, mas também no parque de Kampa.
9. A Capa da Consciência, Salzburgo, Áustria
A escultura A Capa da Consciência, representando o Comandante que matou Don Juan, fica na entrada sul da Catedral de Salzburgo. A escultura tem “gemeos” em diferentes cidades da Europa.
8. Estátua do Rei Wenceslas de cabeça pra baixo num cavalo morto, Praga, República Tcheca
Mais uma das criações de David Cerny – uma paródia ao monumento de St. Wenceslas, no coração de Praga. Inicialmente foi instalado na mesma praça onde o original se encontra, mas depois foi transferido para o shopping Lucerne.
7. Menino Pendurado, Ghent, Bélgica
O escultor desta obra sombria e muito estranha pendurada em uma das paredes de Ghent é desconhecido. Isso nos dá arrepios só de olhar.
6. Estátuas no Cemitério de Staglieno, Génova, Itália
O cemitério de Staglieno, em Gênova, existe desde meados do século XIX, e o primeiro enterro ocorreu em 1851. Desde então, é conhecido como uma “casa” para esculturas e estátuas.
5. Cemitério La Recoleta, Buenos Aires, Argentina
O famoso cemitério argentino remonta à primeira metade do século XVIII. Muitas pessoas famosas da Argentina estão enterradas lá, juntamente com algumas peças de arte reais, como estátuas instaladas lá.
4. Estátuas do cemitério de Highgate, Londres, Reino Unido
O cemitério Highgate é muito famoso em Londres. Acredita-se que seja o lugar onde os vampiros ficavam no século XIX. Eles dizem que uma das sepulturas pertence ao próprio Jack Estripador.
3. Cemitério Père Lachaise, Paris, França
O Cemitério de Père Lachaise, ou o Cemitério do Leste, é um lugar de descanso para pessoas famosas como Oscar Wilde, Honore de Balzac e Frederic Chopin. As estátuas nos túmulos são tão bonitas e fascinantes que muitos turistas e parisienses chegam a visitá-lo.
2. A estátua de São Bartolomeu, Milão, Itália
Se você olha esta estátua de longe, você não notará nada estranho sobre isso. No entanto, se você se aproximar, você verá que o manto no corpo nu não é nada menos que sua própria pele.
1. O Cemitério Monumental, Milão, Itália
Originalmente, apenas pessoas ricas podiam descansar no Cemitério Monumental, erigindo as mais magníficas peças de arte como monumentos sobre os túmulos. Hoje, o cemitério funciona como um museu, onde você pode dar uma volta para ver como a arte da escultura evoluiu ao longo do último século e meio.
Bônus: La Pascualita, Chihuahua, México
Um manequim incomum apareceu na janela de uma das lojas da cidade mexicana de Chihuahua em 1930, como uma noiva. Na época, rumores se espalharam que era o cadáver embalsamado da filha do dono da loja que morreu pouco depois do casamento. No entanto, as autoridades examinaram e descobriram que La Pascualita é feita de cera e plástico. Mas os velhos rumores ainda circulam pela cidade.