Você Sabia?

15 fatos curiosos que podem transformar o seu mundo inteiro

Há muito sobre o mundo em que vivemos que ainda é um mistério para nós. Não temos ideia sobre os animais extintos que habitaram nosso planeta milhões de anos atrás e não temos ideia de quantos fenômenos peculiares existem. Nós coletamos 15 fatos curiosos que a Terra tem para oferecer, seja sobre o mundo ao nosso redor ou nosso próprio corpo.

1. Mamutes viveram por vários séculos depois que a Grande Pirâmide de Gizé foi construída

Os mamutes finalmente desapareceram da Ilha Wrangel, seu último hábitat, cerca de 3500 mil anos atrás, apenas 500 anos antes da chegada do homem. Nessa época, as pirâmides egípcias já existiam há cerca de 500-600 anos. O último mamute desapareceu durante o reinado de Tutancâmon.

2. Os cadernos de Marie Curie ainda são radioativos

Marie Curie, ou como costuma ser chamada, “a mãe da física moderna”, morreu de anemia aplástica. Ela ficou doente com essa doença rara, associada à contaminação por substâncias radioativas, durante experimentos que ajudaram a descobrir o polônio e o rádio.
Mais de cem anos se passaram e os pertences pessoais da famosa cientista ainda estão contaminados com substâncias radioativas. Eles são considerados tesouro nacional da França e são mantidos em caixas protegidas por chumbo na Biblioteca Nacional de Paris.

3. Esse é o nosso sistema nervoso

medula espinhal humana , com uma média de 44 cm de comprimento, é composta por aproximadamente 13,5 milhões de neurônios. Todas as mensagens transmitidas do cérebro para outras partes do corpo e de volta passam pela medula espinhal.

4. Esta é a maior flor conhecida pelos seres humanos

Seu nome é Raflésia e parece uma pintura. Não tem folhas, raízes ou mesmo caule. Na verdade, é um parasita da selva que pode crescer até um metro de diâmetro.

5. A terra não está sangrando aqui

Este fenômeno, chamado Cascatas de Sangue, está localizado em Victoria Land, no leste da Antártida, e a água fica assim por causa de todo o ferro nela.

6. Peixes do fundo do mar não devem ser provocados

Este, por exemplo, é  o peixe-víbora de Sloane, que não consegue fechar a boca por causa de seus dentes serem gigantescos.

7. Este lago recebe cerca de 150 dias de raios por ano

Este é o Lago Maracaibo e o relâmpago de Catatumbo nesta área é considerado o maior gerador único de ozônio troposférico na Terra. Ventos vindos dos Andes causam tempestades. O metano, em que a atmosfera desses lugares pantanosos é rica, sobe para as nuvens, alimentando o raio.

8. É com isso que as raízes das árvores se parecem

Esta árvore cresce em Falls Park on the Reedy, em Greenville, Carolina do Sul, e é o melhor exemplo da maneira como as árvores crescem suas raízes na terra.

9. Este é um campo de gás natural e definitivamente não “A porta para o inferno” no Turquemenistão

Este lugar infernal é assim por causa da queima interminável desta gigantesca cratera de gás.

10. É com isso que se uma banana selvagem parece

Aqui você pode ver as sementes que não estão em nossas bananas costumeiras. Além disso, a casca de banana em bananas selvagens é muito mais espessa e mais difícil de descascar.

11. Esta fonte quente no Japão é chamada de Infernos de Beppu

O onsen (fonte quente) nesta foto está em Chinoike Jigoku, um dos sete “infernos” de Beppu. A cor avermelhada vem do barro vermelho no fundo da fonte.

12. Titanoboa é a cobra mais longa que já viveu na Terra

Podia crescer até 15 metros de comprimento (em comparação com a maior serpente do nosso tempo, a píton, que só pode crescer até cerca de 7 metros) e podia pesar mais de uma tonelada.

13. Estas bolas de fogo aleatórias parecem surgir da água na Tailândia

Este fenômeno reside no fato de que bolas brilhantes se erguem das profundezas do rio, parecendo ovos de galinha avermelhados. As bolas sobem 10-20 metros acima do rio e depois desaparecem.

14. Cristo do Abismo é uma estátua de bronze submersa localizada no Mar Mediterrâneo, não muito longe da costa da Itália

Foi colocado no fundo do mar há quase 70 anos em homenagem ao primeiro uso de equipamento de mergulho na Itália.

15. A Universidade de Oxford é mais antiga que a civilização asteca

Oxford foi fundada em 1249. O ano de fundação da cidade-estado asteca de Tenochtitlan é 1325 .

Se você tiver outras fatos curiosos e peculiares para compartilhar ou sugerir, pode fazer nos comentários abaixo.

Continuar lendo

Posts relacionados