Você Sabia?

15 fatos que provam que é incrivelmente difícil ser japonês

Apesar do fato de que há muito colorido e animação na vida japonesa, a vida das pessoas corre num ritmo acelerado. Nem todos podem suportar esse ritmo. Coletamos alguns fatos sobre a vida japonesa moderna, e acabou não sendo tão fácil quanto esperávamos.

O ano acadêmico no Japão é dividido em trimestres e começa em abril. Todos os anos, as aulas são reorganizadas de uma nova maneira, e cada criança tem que se familiarizar com novos colegas de classe. Isso ensina as crianças a não depender de pessoas familiares e a aprender a se comunicar com o mundo exterior.

Os japoneses tradicionalmente fazem bonecos de neve com duas bolas de neve, não três, como o resto do mundo.

De acordo com os dogmas de Buda, as pessoas têm 108 desejos animais, e podem ser purificados na noite de Ano Novo. À meia-noite de 31 de dezembro, os sinos nos templos começam a tocar lentamente 108 vezes, livrando cada pessoa de seus infortúnios e pecados.

12. O Coronel Sanders é o símbolo do Natal.

O Coronel Sanders é um dos principais símbolos do Natal no Japão. Famílias no Japão gostam de passar a noite de Natal no KFC e comer uma grande cesta de asas de frango frito. Esses restaurantes de fast food são tão populares durante os feriados de Ano Novo que você tem que reservar assentos com alguns meses de antecedência.

11. Eles usam selos em vez de assinaturas.

https://www.instagram.com/p/BZdkPyqlOjI/

Os japoneses usam um selo (hanko) em vez de uma assinatura. Esses selos podem ser comprados em qualquer loja regular. Todo cidadão tem um selo e o usa muitas vezes todos os dias.

10. As regras etiqueta à mesa podem deixar qualquer turista louco.

As regras de etiqueta japonesas são bastante complicadas, com muitas proibições: você não deve mexer na louça, deixar comida com uma mordida, perfurar a comida, se servir de bebidas, e assim por diante. No entanto, você tem permissão para mastigar ao comer macarrão: assim você está mostrando que você gosta da comida. O japonês fala sobre comida e como é saborosa o tempo todo. É altamente descortês comer sem repetir “oishii” (“saboroso”) várias vezes. Eles gostam de repetições em geral no Japão, especialmente se é uma menina que repete uma palavra (eles acham que isso é muito fofo).

No Japão, eles geralmente saúdam e servem os homens primeiro. Em um restaurante, um homem será a primeira pessoa a fazer um pedido, e ele também receberá sua bebida primeiro.

Beijos para os japoneses são apenas parte das relações eróticas. As pessoas pensam que eles não expressam nada como atração, admiração, sofrimento ou simpatia.

7. Hikikomori.

7% da população masculina no Japão é chamada de “hikikomori“. Esse termo significa que uma pessoa rejeita a vida social e prefere o isolamento total. Essas pessoas muitas vezes não têm emprego e dependem da renda de seus familiares. Alguns hikikomori estão isolados há anos ou até dezenas de anos.

6. As ruas não têm nomes, apenas números.

Ao descrever um local, a ordem é a seguinte: província, cidade, distrito, seção, casa e apartamento. As primeiras três opções são nomeadas, enquanto as outras três são indexadas. As ruas são indexadas aleatoriamente a um distrito, só para que você tenha dificuldade em encontrar o endereço necessário.

Os meses japoneses também não possuem nomes e são classificados com números ordinais.

5. No Japão, é possível adotar um adulto.

View this post on Instagram

#japanfamily #amazingday #tokyolife #promises

A post shared by matte (@matteo_nocentini83) on

Os japoneses fazem muitas coisas por causa de suas famílias e para ampliar seu nome de família, por  isso é possível adotar um adulto neste país. Há até casos de adoção do marido de uma filha ou vice-versa: o marido da filha pode adotar seus pais. Desta forma, eles distribuem uma herança para um número maior de pessoas e pagam menos impostos.

4. A família inteira usa a mesma água do banho.

Os apartamentos modernos têm apenas uma unidade de chuveiro. Eles instalam uma banheira apenas em casas de campo, e ter uma banheira é um luxo devido aos preços muito elevados do abastecimento de água. Os japoneses tomam banho em banheira para relaxar e todos os membros de uma família tomam uma chuveirada antes de entrar. É por isso que a água da banheira permanece limpa.

3. Ver gente bêbada na calçada não é incomum.

View this post on Instagram

When the real summer begins #tokyosleepers

A post shared by Tokyosleepers (@tokyosleepers) on

O álcool não é muito bom para os japoneses, pois eles não têm a enzima que divide álcool. Assim, você pode ver com frequência alguém dormindo na calçada. Também é possível deixar uma garrafa que você não terminou com seu sobrenome em qualquer restaurante. Estará à espera na sua próxima visita. Muitos japoneses têm reservas de álcool em diferentes locais.

Não é tradição para os japoneses mudar de emprego. Em teoria, é perfeito se você começar a trabalhar para uma empresa quando é jovem e ficar lá durante toda a vida. Colegas tornam-se uma segunda família porque trabalham 12-15 horas por dia no Japão. Um empregado fica muitas vezes envergonhado demais de deixar seu local de trabalho se seus colegas ainda estão trabalhando. Eles ainda têm um termo especial que significa morrer por excesso de trabalho: karoshi.

Os turistas muitas vezes são enganados pelo sorriso constante dos japoneses. A taxa de suicídio é bastante alta (o principal motivo é perder um emprego) e o número de pessoas solitárias está em um nível máximo. Mas todos os japoneses acreditam que é necessário ocultar qualquer sofrimento sob um sorriso. Há mesmo um provérbio: Sorria enquanto você sofre por dentro. A partir do momento do nascimento, as crianças japonesas aprendem a não estragar a harmonia social com seu humor.

Continuar lendo

Posts relacionados