Você Sabia?

15 imagens que mostram como a vida nos engana todos os dias

A palavra “truthiness” (“verdadeza”) foi nomeada Palavra do Ano em 2005 pela Sociedade Americana de Dialetos e em 2006 pelo dicionário Merriam-Webster. Cunhada pelo comediante Stephen Colbert, significa:

1. A verdade que vem do âmago, e não dos livros.

2. A qualidade de preferir conceitos ou fatos que se deseja que sejam verdadeiros, em vez de conceitos ou fatos conhecidos como verdadeiros.

Nós coletamos algumas fotos que mostram exatamente como nossa vida está cheia de verdadeza.

1. O mapa mundial mais conhecido não reflete o tamanho real dos países

É assim que a Austrália seria se fosse colocada em cima dos EUA no mapa.

2. Os crocodilos podem andar debaixo d’água… não fazem isso o tempo todo… mas ainda assim

Acredita-se que esse comportamento se limita às fazendas de crocodilos. Na natureza, os crocodilos geralmente habitam rios rasos e lagos, que não são suficientemente profundos para que eles possam caminhar nas pernas traseiras. 

3. A natureza não criou cenouras bebês – a humanidade fez

As cenouras bebê foram inventadas na década de 1980 pelo fazendeiro de cenouras da Califórnia Mike Yurosek. Um ano, ele não conseguia vender sua safra porque muitas de suas cenouras não eram do tamanho e forma adequadas para serem vendidas nas lojas. Então, ele usou um cortador de feijão industrial e moldou-as no que chamamos de “cenouras bebê” para fazer uso de sua safra e torná-las mais atraentes para as lojas.

4. Porcos-espinhos comem principalmente rastejantes nojentos… não maçãs

Porcos-espinhos têm um enorme apetite, apesar do seu tamanho pequeno. Eles comem qualquer tipo de invertebrados, caracóis, minhocas, lesmas e insetos. Além disso, eles podem comer carniça, sucatas, ratos, passarinhos e ovos… sem maçãs na lista, hein? 

5. Máquinas de deve, não neve real, mantêm as pistas em perfeitas condições para praticar snowboard e esqui

Durante as últimas décadas, o aquecimento global aqueceu lentamente as estações de esqui, tornando suas trilhas mais enlameadas e as estações mais curtas. As máquinas de neve chegaram para salvar o dia e deixar a temporada de esqui longa e macia como antes.

6. O que a câmera não consegue ver, apenas está embaixo da mesa…

Pode ficar muito quente em um estúdio de notícias, especialmente no verão. Assim, o apresentador usa todos os meios possíveis para ficar fresco, mas ainda parecer profissional para a câmera. Melhor do que estar suado e ruborizado no ar. 

7. A maneira mais segura de servir suco de uma caixa não é a mais conveniente

Há uma explicação científica para este paradoxo: quando a caixa está quase cheia e nós despejamos do topo dela, o suco nunca cobre toda a abertura. Há ar acima do suco, que equilibra a pressão da atmosfera ao redor. O suco pode, portanto, fluir suavemente usando a gravidade. Mas quando estamos tentando derramar suco com o fundo da caixa para cima, o líquido cobre a abertura completamente. A pressão do ar entre a atmosfera e o ar preso dentro da caixa, empurrará o suco para dentro da caixa.

8. Isto é o que realmente parece um voo da “Nimbus 2000”

Como muitos outros filmes, toda essa cena foi filmada em um estúdio Chroma Key. Infelizmente, mundos mágicos não existem… pelo menos não que a gente saiba.

9. Os amendoins não crescem nas árvores… eles crescem no subsolo

Os amendoins não crescem em árvores como outras nozes, porque os amendoins são, na verdade, legumes. A planta floresce acima, enquanto o amendoim cresce no subsolo.

10. Os jornalistas não se lembram de suas falas

Quando um jornalista entra no ar, o script completo de sua apresentação foi escrito de antemão e carregado em um dispositivo de exibição especial chamado teleprompter. Eles leem o script inteiro a partir daí durante a transmissão.

11. Nem os políticos…

Há críticos que afirmam que os políticos que contam com teleprompters são mais artistas do que líderes. Mas o teleprompter não escreve o discurso e não decide o que será dito. A liderança de um determinado político depende do que eles dizem e de como eles dizem, não de onde eles leem.

12. Os fantasmas de Pac-Man têm certos algoritmos de comportamento

Cada fantasma no Pac-Man é programado com seu próprio padrão de comportamento exclusivo: o vermelho persegue você, o rosa apenas tenta se posicionar de forma definida, o azul tenta emboscá-lo e o laranja é aleatório. 

13. Muitos campos de futebol usam grama artificial

As regras da FIFA afirmam que a grama natural deve ser usada em jogos internacionais de competição de clubes de futebol ou entre equipes representativas de associações nacionais de futebol afiliadas a elas. Mas recentemente eles começaram a permitir uma alternativa artificial porque a grama natural é muito difícil de manter. Alguns estádios de ponta usam uma mistura específica de grama real com componentes artificiais que são permitidos pelas associações de futebol. 

14. Os camelos realmente não armazenam água nas corcundas

Os camelos podem sobreviver durante sete dias sem água, graças ao formato das células sanguíneas, e não às suas corcundas. A corcunda gordurosa fornece energia suficiente para durar cerca de três semanas sem alimentos.

15. As cabeças de pedra Moais têm corpos

Talvez eles não sejam tão altos como sugere esta ilustração, mas eles podem ser. Quem sabe? O assunto permanece um mistério até que nós os cavemos por completo.

No final, a verdadeza pode ou não ser a verdade real.

Você conhece coisas interessantes que consideramos fato, mesmo que não sejam verdadeiras? Balance um pouco nosso senso de verdadeza com algumas fotos nos comentários.

Continuar lendo

Posts relacionados