Quase todos podem concordar que cozinhar é uma forma de arte. É por isso que é importante confiar não só no nosso talento culinário, mas também em um conjunto de regras. Além disso, cozinhar tem seus próprios segredos que os cozinheiros passam de uma geração para a outra. Reunimos alguns truques pouco conhecidos que farão seus pratos ainda mais saborosos e dignos das melhores cozinhas do mundo.
- Ama pimenta, mas quer menos ardência? Basta remover as sementes e veios e enxague-as em água fria. A picância irá desaparecer, mas o sabor permanecerá o mesmo.
- Você pode obter batatas de crosta crocantes sem o óleo de fritura, simplesmente salpicando-as com farinha e assando-as.
- Fazendo dieta? Você pode substituir o creme de leiteo por 3/4 claras de ovo batidas ao fazer a sobremesa.
- Se você não tem certeza sobre colocar vegetais em água fervente ou fria, mantenha esta dica em mente: os vegetais que crescem sob o solo requerem água fria, e aqueles que crescem acima do solo requerem água quente.
- Ao bater claras de ovos, vire a tigela para baixo para verificar a consistência: se estiver pronta, a substância deve permanecer na tigela.
- Use beterrabas assadas em papel-alumínio para saladas: ao contrário das beterrabas cozidas, as beterrabas assadas contêm mais vitaminas e mantêm mais sabor e cor.
- Cortar uma cebola pode ser simples se você separá-la primeiro em duas, cortar a ponta e a raiz, fazer alguns cortes horizontais e seguir com alguns cortes longos. A quantidade de cortes depende do tamanho desejado dos cubos. E, finalmente, corte a cebola transversalmente.
- Sempre use molho na salada apenas depois de adicionar sal. Caso contrário, o óleo não permitirá que o sal se dissolva completamente.
- Um truque que não permitirá que a sua massa se junte é usar tanta água quanto possível. Tire pelo menos 1 litro de água para 100 g de macarrão “seco” e você obterá resultados perfeitos.
O segredo da massa perfeita para confeitos doces é simples: o peso da farinha deve ser igual ao peso do açúcar e o peso do ovo deve ser igual ao peso da manteiga.
Para fazer purê de batatas macio e homogêneo, adicione um pouco de leite e um pouco de bicarbonato de sódio na ponta de uma faca e bata por 2-3 minutos.
Você pode conseguir frutas cítricas com mais suco colocando-as em água quente ou aquecendo-as em um microondas e esfregando-as com força na mão.
- Use uma vara de madeira para verificar se o óleo de fritura está suficientemente quente. Se você vir bolhas ao redor da vara, significa que é hora de começar a fritar.
- Para arroz soltinho, frite em uma frigideira com um pouco de óleo vegetal e depois adicione água para ferver. Se você quiser adicionar um sabor leve de alho, adicione um dente de alho e remova-o quando arroz estiver cozido.
- Se você está planejando servir macarrão com molho, não adicione óleo à água, pois não permitirá que o molho impregne a massa com o sabor.
- Se você quiser cortar um tomate sem deixar secar os sucos, corte precisamente ao longo do centro da superfície do tomate: há películas que separam as sementes da parede do tomate.
- Todo mundo sabe polvilhar as superfícies com farinha antes de rolar massa de torta. No entanto, se você estiver fazendo um prato doce, você pode substituir a farinha com cacau em pó: ele criará um aroma delicado e não afetará o sabor.
- Para tornar as almôndegas mais saborosas, aquecer cebolas picadas usando óleo vegetal e depois triturá-las juntamente com a carne. Não só aumentará o sabor, mas eliminará qualquer chance de encontrar cebolas cruas em almôndegas cozidas.
- Todo chef tem seu próprio segredo para preparar o bife ideal. Mas uma coisa em que todos concordam – a frigideira deve estar muito quente e fumegando.
Você já experimentou alguma dessas dicas? Ou talvez você tenha a sua própria? Sinta-se à vontade para compartilhar seus truques de culinária nos comentários!