Aparentemente, adultos que ainda conseguem se lembrar dos 151 Pokémons originais têm uma parte muito específica do cérebro para agradecer por isso. Recordar memórias de nossa infância é um fenômeno estranho. Algo que aconteceu há 25 anos pode parecer muito tempo, mas também parece que aconteceu ontem. É um sentimento estranho que é difícil de descrever, mas todos nós já experimentamos quase diariamente.
Muitas das coisas que podemos lembrar parecem bastante arbitrárias também. Traumas e momentos felizes permanecem conosco, mas o mesmo ocorre com alguns chatos que parecem não ter nos moldado de forma alguma. Por falar em lembranças felizes, é provável que muitos leiam isto como fãs de Pokémon quando crianças, e ainda podem ser hoje. No entanto, há muito mais Monstros Portáteis para lidar do que havia nos anos 90.
Quase 800 mais, na verdade. A franquia começou com apenas 151 Pokémons, e aqueles de nós que adoraram o programa de TV, figurinhas e videogames há 20 anos quase definitivamente ainda podem nomear cada um deles. Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que aqueles de nós que conseguem se lembrar dos 151 Pokémons originais depois de todos esses anos podem fazê-lo graças a uma dobra específica em nossos cérebros.
A pesquisa mostrou que a dobra no cérebro conhecida como sulco occipitotemporal é a responsável por nossas habilidades de recuperar Pokémon com facilidade depois de todos esses anos. Os exames de ressonância magnética foram realizados em 11 “especialistas em Pokémon” e os resultados foram comparados com aqueles que não jogaram jogos de Pokémon. Os especialistas mostraram um desenvolvimento consistente do cérebro no córtex visual.
A maneira pela qual a maioria de nós foi exposta a Pokémon provavelmente participa dessa consistência. A maioria dos fãs de Pokémon da velha escola terão passado horas se familiarizando com todas as criaturas fictícias da franquia em uma tela de Game Boy. O fato de estarmos vendo eles bem no centro da nossa visão, e todos os vendo do mesmo tamanho da mesma maneira, explica por que todos os especialistas estudados tinham Pokémon armazenados em seus cérebros da mesma maneira. Se você também se lembra dos 151 originais, é provável que tenha essa dobra para agradecer.
Via The Richest