Existem 197 países reconhecidos no mundo e cada um deles tem sua bandeira nacional. Assim como as roupas dizem muito sobre uma pessoa, a bandeira nacional pode dizer muito sobre o país que representa. Estudamos as bandeiras de países de todo o mundo e encontramos muitas coincidências interessantes, bem como fatos incomuns e engraçados que nem sequer suspeitávamos. Vamos começar com o fato de que todas bandeiras de países têm uma forma retangular, exceto por uma.
O Nepal é o único país do mundo cuja bandeira tem uma forma incomum. Dois triângulos simbolizam os dois picos do Monte Everest, que estão localizados na fronteira desse país. Segundo a lenda, o Nepal existirá enquanto existir o sol e a lua representados na bandeira.
Suíça e Vaticano
Vaticano / Suíça
Todas as outras bandeiras de países têm uma forma retangular. No entanto, as bandeiras nacionais da Cidade do Vaticano e da Suíça são um pouco diferentes – suas bandeiras têm a forma de quadrado.
A Cruz Vermelha usada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha vem de uma bandeira suíça, mas suas cores são invertidas. Esse símbolo foi escolhido em homenagem ao fundador do CICV – um suíço chamado Henry Dunant.
A maioria das bandeiras de países do mundo é horizontal e tem três listras. Existem 55 dessas bandeiras.
As cores mais populares nas bandeiras do mundo são vermelho, branco e azul. Uma dessas cores está sempre presente em uma bandeira.
No entanto, a Jamaica adotou uma bandeira amarelo-preto-verde em homenagem ao seu Dia da Independência, o 6 de agosto de 1962, quando o país conseguiu sua liberdade do domínio britânico. Essas cores raramente são vistas em outras bandeiras.
Dominica
A cor mais rara vista nas bandeiras nacionais é roxo. Está ligado ao fato de que, em épocas anteriores, a obtenção de corantes roxos naturais era bastante complicada e cara, e no final do século XIX, quando a versão artificial do corante apareceu, a maioria dos países já havia adotado suas bandeiras nacionais.
Hoje, a cor roxa só pode ser vista na bandeira da Dominica. Decora o peito do papagaio sisserou – o símbolo do país.
Há outra cor rara que está presente apenas em uma bandeira nacional: água-marinha. Simboliza a água na bandeira das Bahamas, enquanto a faixa amarela representa um litoral e o triângulo negro representa a unidade e determinação dos bahamenses.
Esta bandeira é bastante nova – tem apenas 45 anos. Foi adotado em 1973.
É muito difícil descobrir qual bandeira de todas as que existiram é a mais antiga. Mas a mais antiga bandeira usada continuamente é a bandeira da Dinamarca. Ela tem um histórico oficial que começa a partir do século 14 e tem seu próprio nome – Dannebrog.
Curiosamente, insultar as bandeiras de outros países é oficialmente proibido na Dinamarca, enquanto não há punição oficial por insultar sua própria bandeira.
Seicheles
Uma das bandeiras mais jovens é a bandeira das Seicheles – tem apenas 22 anos e foi adotada em 1996. Energia e leveza podem ser sentidas em seus cinco raios.
A bandeira atual do Canadá também é bastante jovem – tem 53 anos. Foi adotada em 1965.
A folha de bordo na bandeira do Canadá tem 11 pontos e não existe na natureza. Sua forma é explicada pelo fato de que tal imagem é menos distorcida quando a bandeira está balançando ao vento.
O Japão renovou sua bandeira há 20 anos, mas apenas parcialmente.
Na bandeira que era usada antes de 1999, o círculo vermelho tinha outro tom e não estava localizado bem no centro. As proporções da bandeira também eram diferentes.
Reino Unido
Cruz de São Jorge (Inglaterra) + Cruz de Santo André (Escócia) →
Grã-Bretanha + Cruz de São Patrício (Irlanda do Norte) →
Reino Unido
A bandeira do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte é chamada Union Jack. Consiste na Cruz de São Jorge, na Cruz de Santo André e na Cruz de São Patrício.
Vale a pena notar que o País de Gales, que faz parte do país, não está representado na bandeira.
As Filipinas são o único país que pode mudar a cor da bandeira nacional. Em caso de guerra, a faixa vermelha fica azul, enquanto a faixa azul fica vermelha.
A bandeira do Paraguai é única porque tem dois lados – o anverso e o reverso. O lado anverso representa o brasão nacional do país, e o verso representa o selo do tesouro.
Podemos ver muitos animais, ferramentas e até mesmo armas em bandeiras nacionais, mas a imagem de um humano está apenas na bandeira de Belize .
Portugal é o único país que descreveu um dispositivo científico na sua bandeira. É uma esfera armilar – um dispositivo astronômico para calcular coordenadas.
Na bandeira, lembra sobre os grandes navegadores portugueses, suas extraordinárias viagens e descobertas geográficas.
Um dragão pode ser visto na bandeira do Butão. Simboliza o nome do país na língua tibetana: “A terra do dragão”. Possui joias em suas patas, que simbolizam a riqueza do país.
As bandeiras de países diferentes lembram pessoas: às vezes são tão parecidas quanto duas gotas d’água e às vezes diferem tanto quanto o preto e o branco. Algumas são mais velhas, enquanto outras são mais jovens. Mas cada uma deles é única e tem uma parte de sua própria cultura.
Por favor, escreva sobre sua bandeira nacional favorita nos comentários!