Você Sabia?

16 perguntas favoritas dos passageiros respondidas por um piloto

É mais fácil acreditar na magia do que entender como as pessoas podem fazer uma máquina de metal de mil toneladas voar no céu. A ignorância causa o medo das coisas que não entendemos. É por isso que muitos pilotos e outros funcionários das companhias aéreas compartilham livremente informações sobre viagens aéreas e os riscos envolvidos. Eles também explicam por que os aviões são coisas maravilhosas! Escolhemos 16 respostas claras para as perguntas mais interessantes e difíceis que incomodam toda pessoa que já viu um avião.

16. Como alguém acessa a cabine se a porta é bloqueada por dentro?

Existe um código especial que um comissário de bordo deve digitar para acessar a cabine. Isso é necessário em certos casos – se ambos os pilotos perderam a consciência, por exemplo. O capitão da aeronave descobre o código antes do voo e o entrega à tripulação. Depois que o código é inserido, a porta se abre dentro de um minuto, a menos que os pilotos façam algo. Se um piloto vê na CCTV que não é um comissário de bordo atrás da porta, o piloto bloqueará a porta completamente, e não haverá nenhuma maneira de o intruso entrar.

15. Os pilotos podem ter bigodes grossos ou piercings?

Barbas espessas, bigodes, piercings e todos os outros tipos de adereços no rosto não permitem que os pilotos usem máscaras de oxigênio. As máscaras devem ser fixadas muito firmemente na cabeça. É por isso que os rostos dos pilotos devem sempre ser limpos, e apenas um pouco de pelos às vezes é permitido. Caso contrário, pode haver uma situação que põe em perigo a vida dos passageiros.

14. O que acontece se todos os motores pararem de funcionar?

Durante cada voo, os aviões passam para um modo em que os motores funcionam com alavancagem zero. Se você estiver dirigindo um carro com câmbio manual e trocar a marcha para neutro ao descer uma ladeira, será praticamente o mesmo. É muito raro que os motores não funcionem completamente. E mesmo em tal situação, existe uma maneira de ligar os motores novamente.

Mas mesmo sem os motores, um avião pode pousar . O caso mais famoso foi com um Boeing 747 sobre Java em 1982 . O avião entrou em uma nuvem de poeira de um vulcão que entrou em erupção, e todos os 4 motores pararam de funcionar. A tripulação conseguiu pousar o avião em um aeroporto próximo, e nenhum dos 263 passageiros ficou ferido.

13. Por quanto tempo as máscaras de oxigênio funcionam?

O nível de oxigênio e a pressão dentro do avião são mantidos artificialmente. Se o avião é despressurizado a uma grande altitude, as pessoas começam a ter hipoxia: elas perdem a consciência e podem morrer sem uma máscara de oxigênio.

As máscaras de oxigênio podem funcionar por 10 a 15 minutos. Este é o tempo suficiente para o piloto trazer o avião para uma altitude onde você possa respirar normalmente. Os pilotos têm suas próprias máscaras de oxigênio que funcionam por um longo período de tempo. Isso é porque eles precisam ser capazes de aterrissar o avião sem perder o foco. Antes de cada voo, os pilotos verificam se as suas máscaras estão funcionando adequadamente.

12. Os pilotos dormem na cabine?

Aproximadamente 56% dos pilotos dormiram sem querer durante um voo (ou talvez tiraram cochilos). Felizmente, os aviões modernos trabalham em modo automático por quase todo o voo, e os controladores de tráfego exigem que os pilotos estejam em contato o tempo todo.

Em vôos mais longos, pode haver duas equipes ou três pilotos que se substituem para que todos possam descansar um pouco. Os pilotos dormem e descansam em uma sala especial. É importante que a tripulação esteja em contato com os controladores de tráfego o tempo todo e que pelo menos um piloto controle o voo.

11. Por que os aviões às vezes fazem círculos antes de aterrissar?

Esta é uma situação totalmente normal. O avião pode fazer um segundo círculo por várias razões. Por exemplo, pode haver um objeto ou um animal na pista, pode haver um vento lateral muito forte, ou o aeroporto pode estar temporariamente fechado para o pouso urgente de outro avião.

Os passageiros ficam muito preocupados porque, antes do muito aguardado pouso, o avião de repente começa a ganhar altitude. Mas na verdade, tudo está sob controle, e essa é uma maneira padrão de fazer outro círculo.

10. Se um bebê nascer a bordo, qual cidadania ele ou ela receberá?

Existem algumas opções. A criança pode ser cidadã:

  • Do país em que a companhia aérea está registrada;
  • Do país sobre o qual a criança nasceu;
  • Do país em que o avião aterrissou.

Na maioria dos casos, a primeira opção é a mais popular, mas a decisão é tomada pela companhia aérea, tendo em conta a lei. Algumas companhias aéreas oferecem aos bebês um bônus: a chance de voar de graça para qualquer parte do mundo durante toda a vida.

9. Um avião pode pousar no modo automático?

Nos aviões modernos, existem sistemas de controle que orientam o avião de uma altitude de 1.000 pés quase até quase pousar na pista. Durante o pouso, é possível escolher o modo automático para a aterrissagem propriamente dita, mas o modo deve ser ativado pelo piloto. O modo deve ser controlado todo o caminho e ajustado se necessário.

Antes de aterrissar, o avião é guiado por um sistema de pouso por instrumentos, e a torre de rádio do aeroporto guia o avião e altera sua rota conforme necessário. O sistema funciona mesmo se o avião estiver completamente sem energia.

8. Um pouso difícil na água ou no chão – o que é mais seguro?

Isso depende do modelo do avião. Na maioria dos casos, é mais fácil pousar no chão. A água inundará um avião muito rapidamente, e também é “mais difícil” do que o solo devido à sua densidade e consistência. De acordo com as estatísticas, as chances de sobrevivência são maiores ao pousar no chão em vez da água.

7. O que os pilotos comem durante um voo?

um menu separado para os pilotos com alguns pratos que eles podem escolher. Se o capitão prefere o frango, então o copiloto comerá peixe ou uma carne diferente. Essa é a melhor maneira de evitar a intoxicação alimentar pelos mesmos ingredientes. Os pilotos comem por turnos, e alguns o fazem diretamente sobre os controles usando mesas especiais.

Mas existem algumas companhias aéreas que não seguem esta regra e, portanto, os pilotos podem obter o mesmo alimento que os passageiros.

6. Por que os pilotos às vezes voam junto com os passageiros?

Às vezes, os pilotos têm que voar de um aeroporto para outro junto com os passageiros. A bordo, se eles estão vestindo um uniforme, eles não podem dormir, comer ou assistir a filmes usando fones de ouvido na frente dos passageiros. Um piloto fazendo isso pode confundir os passageiros ou mesmo causar pânico. Na maioria das vezes, os pilotos voam em assentos extras na cabine ou nos assentos de primeira classe.

5. O que é pior: bater em um pássaro, estar em uma tempestade de chuva ou ser atingido por um raio?

Os parafusos do relâmpago muitas vezes atingem os aviõe, mas os passageiros nem percebem isso. Em casos muito raros, isso pode levar a um apagão no avião. Mas os pilotos têm instruções sobre a reinicialização de todos os eletrônicos do avião e o voo continua como de costume.

As aves representam um perigo maior do que se pensa. Se os pássaros entrarem em uma turbina, eles podem destruí-la ou mesmo causar um incêndio. Nem todo pára-brisa é forte o suficiente para sobreviver a uma colisão com um pássaro. É por isso que existem geradores de ruído especiais e até helicópteros para assustar os pássaros.

Uma tempestade de granizo é tão perigosa quanto, mas o mau tempo é muito mais fácil de detectar e evitar.

4. Por que existem espirais nas turbinas?

As turbinas podem funcionar quase sem fazer nenhum ruído. Se você chegar perto de uma quando estiver funcionando, você será empurrado a poucos metros de distância, e você pode ficar gravemente ferido. Após uma série de acidentes, as turbinas agora têm espirais ou sinais especiais diretamente no centro para que as pessoas possam ver se o motor está ligado ou desligado.

3. Uma pessoa comum pode pousar um avião?

Se estamos falando de um avião moderno, há boas chances de sucesso aqui. Um experimento recente em um simulador de voo mostrou que um comissário de bordo conseguiu. Na maior parte, isso é graças aos sistemas de informática que guiarão e aterrissarão o avião, já que a pessoa na cabine recebe instruções pelo rádio sobre o que fazer.

2. Por que eles não dão paraquedas aos passageiros?

Isso parece estranho, mas um paraquedas provavelmente não salvará sua vida se o avião começar a cair. Mesmo em uma situação calma, a maioria das pessoas não pode colocar um corretamente e aterrissar com segurança. E para saltar de um avião e não se machucar, uma aeronave deve voar devagar e não acima de 16 mil pés.

Mas há alguns passageiros que levam paraquedas como bagagem de mão. Você pode seguir o exemplo, mas você deve saber que um paraquedas custa tanto quanto um bom carro.

1. Os pilotos estão assustados de voar?

O maior acidente de avião na história não aconteceu no céu; aconteceu no chão. Em 1977, dois aviões colidiram na pista, e 583 pessoas morreram. De acordo com as estatísticas, a maioria dos incidentes ocorrem durante os primeiros 3 minutos após a decolagem e 8 minutos antes do pouso. Mas, ainda assim, 95,7% das pessoas que estiveram em um acidente de avião sobreviveram.

Se você quiser ter melhores chances de sobrevivência, sente-se na parte de trás do avião: os assentos mais seguros estão lá. Escolha assentos a cinco fileiras das saídas de emergência.

Bônus: devemos aplaudir os pilotos?

“Não aplauda o piloto. Ele já sabe que é bom.”

Na verdade, os pilotos gostam quando os comissários de bordo lhes dizem que sua aterrissagem foi apreciada e que os passageiros aplaudiram. Alguns pilotos ainda ficam na saída dando adeus aos passageiros, aí você pode agradecer pessoalmente. Você pode até apresentá-los com uma barra de chocolate. Eles vão gostar!

E que pergunta você faria a um piloto?

Continuar lendo

Posts relacionados