Você Sabia?

17 fenômenos curiosos que acontecem em nosso planeta

O planeta em que nós vivemos é estranho. Mais estranho do que podemos imaginar! A Terra é cheia de mistérios e fenômenos fantásticas, nos fazendo acreditar nos poderes mágicos da Mãe Natureza. À vezes, esses fenômenos são lindos, outras vezes, apenas olhar para eles nos faz arrepiar.
Nós do Você Sabia ficamos abobalhados com algumas das imagens que nós encontramos, e gostaríamos de compartilhá-las com você.

17. O misterioso vazamento na China em 2013

Era noite na China em 2013. De repente, algo estranho e mal cheiroso começou a vazar no meio da rua! Após um tempo, o vazamento começou a retornar para onde veio, através de um pequeno buraco de 1cm no asfalto.

Muitas especulações foram feitas para definir esse vazamento, mas nenhuma foi confirmada. O governo enviou um anúncio oficial de que o vazamento foi acidental, proveniente de uma construção de metrô próxima, porém, muitos não acreditaram nessa declaração.

16. O olho do Sahara

Também conhecido como estrutura Richat, ele se parece com um gigante olho aberto, por isso o nome: o Olho do Sahara. Com 40 km de diâmetro, essa erosão circular foi inicialmente interpretada como sendo feita a partir do impacto de um asteroide.

Após diversos estudos, geologistas concluíram que essa estrutura é, na verdade, um domo geológico profundamente erodido e altamente simétrico. O centro do domo consiste de uma brecha de silício de cerca de 30 km.

15. A Fenda Negra na Trilha do Aro Branco


A Fenda Negra é uma fissure natural no Parque Nacional do Grand Cânion. Dizem por ai que a Trilha do Aro Branco, onde a fissura é localizada, era utilizada por caubóis e mineradores com forma de acesso às camadas inferiores do Grand Cânion. Em 1918, ela foi gerada na trilha por um grupo de boiadeiros, e foi ampliada por mineradores de urânio na década de 50.

A fissura é uma formação natural, e sua aparência intimidadora atrai muitas pessoas. A trilha se tornou um dos locais mais interessantes do parque para os turistas. Se você visitar o local, não esqueça de conferir as falésias baixas do lado direito da trilha durante a volta. Existe uma larga caverna a cerca de 183 metros da trilha, com dois buracos no topo.

Acredita-se que os pedaços de sílex espalhados na frente da caverna são remanescentes da Idade da Pedra. Esses sedimentos não ocorrem naturalmente, e foram usados como ferramentas pelos homens pré-históricos.

14. O brilho bioluminescente


Essa costa é lindamente iluminada! Esse brilho bioluminescente é localizado em Hong Kong, e é também conhecido como fagulha marinha. Acredita-se que ele foi formado pela poluição das fazendas, o que pode ser devastador para a vida marinha e pescadores locais.

Apesar de aparentemente bonito aos olhos, o brilho é alarmante e necessita de atenção imediata.

13. As montanhas de arco-íris na China


Se você já se perguntou o que inspira os homens a criarem pinturas, você precisa ver as Montanhas de Arco-Íris da China. Situadas no parque geológico Zhangye Danxia Landform, elas são verdadeiras maravilhas criadas pela natureza.

Declaradas como patrimônio da UNESCO em 2009, as montanhas ganharam essa cor de minerais, óxido de fero, e outras substâncias.

12. A Floresta Torta


A primeira vista, essa árvores parecem ter saído diretamente de um dos livros do Harry Potter, ou de um conto de fadas.
Plantadas em 1930, elas somam cerca de 400 árvores estranhamente inclinadas para o norte. Ainda é um mistério o motivo pela qual elas se inclinam dessa forma.

Têm se assumido que elas foram inclinadas por alguma intervenção humana, mas a razão para tal jamais será conhecida.

11. Cataratas de Sangue

A Antártica parece ser o centro de acontecimentos misteriosos! Encontradas em 1911 pelo geologista australiano Griffith Taylor, as Cataratas de Sangue tem essa cor pelo ferro oxidado na água salgada do mar. O processo é o mesmo que todos nós aprendemos na escola: o ferro fica vermelho quando encontra com o oxigênio do ar.

A razão pela cor vermelho-vivo, inicialmente creditada à algas vermelhas, foi posteriormente confirmada como resultado de óxidos de ferro.

10. O vulcão Ijen


Azul não significa frio aqui. O Vulcão Ijen, famoso pela sua lava azul, é outra maravilha da natureza. Situado na Java Leste, na Indonésia, é um grupo de vulcões. A cor azul brilhante é o resultado dos gases sulfúricos queimando a temperaturas mais altas que 360ºC.

Quando esses gases entram em contato com o oxigênio presente no ar, eles se tornam azuis. Ao lado do vulcão está a maior cratera criada por ácido sulfúrico do mundo, formada pela lava azul. Sua glória é melhor visualizada a noite.

9. Pyurachilensis — a pedra viva

Pyurachilensis, como é chamada no Chile, é estranha aos olhos e deliciosa ao paladar. Antes de você perguntar quem iria comer uma pedra, be, isso não é uma pedra. É um filtro alimentador marinho, semelhantes a esguichos marinhos, mas sem cérebro ou órgãos sensoriais.

Ela nasce homem, porém produz órgãos femininos e se reproduz sozinha. Seu sangue contém um metal chamado valádio, e é uma iguaria entre os habitantes do Chile e do Peru.

8. A cachoeira submarina

Somando à beleza cênica de Mauritius está uma cachoeira subaquática, que desafia todas as leis da física, e flui como um mistério. A verdadeira razão por trás disso é uma ilusão. Não é necessariamente água caindo, mas sim areia das praias sendo sugadas por correntes oceânicas. Mas ainda assim, o visual é sensacional, não é mesmo?

7. Erupção vulcânica com tempestade de raios no Chile

Se você chegar a ver isso pessoalmente, você vaio sentir como o fim do mundo seria. De fato, a aparência é terrível quando uma erupção vulcânica é acompanhada de uma tempestade de raios. O motivo para essa ocorrência magnífica é a eletrificação de partículas suspensas de cinza pelo magma. Relâmpagos são geralmente observados na parte inferior de uma nuvem de cinzas.

A erupção vulcânica ocorreu ao mesmo tempo em que uma tempestade de raios, causando muito terror. O governo começou o processo de evacuação em tempo de evitar qualquer dano.

6. Buraco de gelo na Antarctica

Esse buraco misterioso apareceu na Antártica em Outubro de 2017, deixando cientistas estupefatos. Ele é grande – quase 48300 quilômetros quadrados – e foi detectado por um barco robótico capaz de operar abaixo do mar de gelo.

De acordo com o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo, esse fenômeno é chamado de “polynya”, que é uma área persistente de água onde seria esperado encontrar gelo pelo mar congelado.

5. Rosquinhas de neve

Eles se parecem com rosquinhas gigantes, ou pneus de gelo, como se a natureza em pessoa aparecesse para brincar de bolas de neve com a gente. É um fenômeno meteorológico raro, geralmente de forma cilíndrica.
A razão para esse buraco no centro é que as primeiras camadas de gelo são formadas no centro, e são fracas e frágeis, sendo facilmente arrancadas pelo vento, fazendo com que assumam essa forma característica. Esses donutsgigantes podem ser pequenos como uma bola de tênis, ou do tamanho de um carro!

4. Chuva vermelha em Kerala


Em 2001, o estado sulino da Índia Keralafoi deixado em estado de choque. Isso porque uma chuva vermelha caiu do céu, manchando a roupa de todos de rosa. Em um primeiro momento, um impacto de meteoro foi tido como culpado.

No entanto, estudos posteriores confirmaram que a causa para cor avermelhada foi esporos de algas locais, o gênero Trentepohlia, lançados ao ar. O fenômeno ocorreu novamente em 2012 na Índia e no Siri Lanka.

3. O murmúrio de Taos

Isso soa um pouco assombrado, mas o murmúrio ouvido em Taos, na região norte do New México, é confirmado por alguns, e ignorado por outros. Aqueles que o ouviram dizem que o murmúrio acontece durante o dia e à noite, mas a sua origem é ainda desconhecida.

O murmúrio foi ouvido pela primeira vez nos anos 90. Muitas explicações científicas e psicológicas foram dadas, porém, nenhum foi 100% confirmada. Você já foi em Taos? Conseguiu ouvir o murmúrio?

2. O arco-íris branco, ou o arco de neblina

Popularmente conhecido como o arco-íris branco, esse arco de neblina é causado por gotas de água extremamente pequenas – menores do que 0,05 mm. Essas belezas possuem vários anéis pálidos causados pela difração e são populares entre os marinheiro, que os chamas de cachorros marinhos.

1. A rosa do deserto


O popular cantor Sting não estava errado – rosas do deserto de fato existem! Alando sério, essas rosas são na verdade formações de cristais de gesso ou barita, junto com muitos grãos de areia. Em média, o tamanho dessas rosas de pedra varia entre 1,3 cm e 10 cm de diâmetro. A maior encontrada foi na verdade um emaranhado de rosas de pedra, medindo quase um metro de altura e pesando mais de 450 quilos.

Muito já aconteceu, e muito ainda está por vir. O Planeta Terra nunca eixa de nos surpreender. Você já viu de perto alguma dessas maravilhas? Se sim, compartilhe fotos e sua experiência com a gente!

Continuar lendo

Posts relacionados