Rápido: cite um ponto turístico famoso. Provavelmente, você disse algo parecido com a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade ou até o Taj Mahal. Esses pontos turísticos icônicos estão praticamente enraizados na cultura popular, mas tem outra coisa: você consegue citar algo sobre eles? Parece que é aqui que a maioria das pessoas tem um branco. Claro, dizer que eles são “ótimos” ou “muito legais” tecnicamente responde à pergunta, mas você não prefere mergulhar um pouco mais nas histórias desses amados monumentos? Não se preocupe em procurar um livro didático, porque estes detalhes pouco conhecidos sobre os pontos turísticos mais emblemáticos do mundo farão com que você pareça um fã de história em suas próximas férias.
1. A Torre Inclinada de Pisa
Durante os estágios iniciais de sua construção, na verdade, a Torre Inclinada de Pisa se inclinou na direção oposta. Não foi até que mais camadas foram adicionadas que a torre começou a se inclinar para o sul.
2. Monte Fuji
Embora seu pico possa parecer pacífico, o Monte Fuji é na verdade um estratovulcão – três vulcões empilhados em um! Também é um vulcão ativo, embora a última vez que tenha entrado em erupção tenha sido em 1707.
3. A Grande Muralha da China
Medindo 21 mil quilômetros, a Grande Muralha mede metade do comprimento do equador. Considerando que levou mais de 2.000 anos para ser construída, não é surpresa que a Grande Muralha continue sendo a façanha mais significativa da engenharia humana de todos os tempos .
4. Machu Picchu
Como os incas conseguiram construir Machu Picchu continua a confundir os historiadores, pois as pedras usadas para criar a cidadela pesam dezenas de toneladas. Alguns acreditam que empurraram as pedras pela encostas do penhasco; outros afirmam que escavaram a fortaleza na montanha.
5. A Grande Esfinge de Gizé
Acredite ou não, a Grande Esfinge não é uma esfinge. Nas representações clássicas, uma esfinge tem o corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e as asas de um pássaro; tecnicamente, a Grande Esfinge é uma androsfinge.
6. A ponte Golden Gate
Embora seja difícil imaginar a ponte Golden Gate como qualquer outra cor que não seja o vermelho, ela devia ser pintada originalmente com listras azuis e amarelas. Ao ver as vigas pintadas de vermelho, no entanto, o arquiteto consultor mudou de ideia.
7. Big Ben
Embora a maioria de nós se refira a ele como “Big Ben”, a torre do relógio que fica no final do Palácio de Westminster é na verdade chamada Elizabeth Tower – o sino interno que é chamado “Big Ben”.
8. Taj Mahal
Encomendado em 1632, o Taj Mahal custou cerca de 32 milhões de rúpias indianas para construir, o equivalente a mais de US$ 1 bilhão na época. Mesmo com mais de 20.000 trabalhadores trabalhando, foram necessários 22 anos para concluir o mausoléu.
9. Times Square
Originalmente nomeada por causa do jornal The New York Times, a Times Square tem cerca de um milhão de pessoas lotando suas ruas a cada véspera de Ano Novo para assistir a bola cair. No total, mais de 50 milhões de turistas visitam essa parte da cidade de Nova York a cada ano.
10. O Louvre
Originalmente construído como uma fortaleza em 1192, o Louvre é agora o maior museu do mundo. De fato, você levaria cerca de 100 dias para percorrer cada centímetro do museu e anotar todas as peças do interior.
11. Cristo Redentor
Após a separação da igreja e do estado após a fundação da república brasileira, os católicos brasileiros temiam que o país estivesse se tornando cada vez mais sem Deus. Cristo Redentor foi a resposta da igreja, levando nove anos e mais de seis milhões de azulejos para ser concluído.
12. Monte Rushmore
O escultor Gutzon Borglum concebeu originalmente o Monte Rushmore representando os rostos dos grandes heróis do oeste estadunidense, incluindo Lewis e Clark e Buffalo Bill Cody. Ele finalmente decidiu um tema mais unificador nacionalmente, com os rostos dos presidentes Washington, Jefferson, Roosevelt e Lincoln.
13. Torre Eiffel
Embora o marco icônico ostente o nome do engenheiro francês Gustave Eiffel, não foi ele quem o projetou. Maurice Koechlin e Emile Nouguier, dois dos funcionários de Eiffel, elaboraram o projeto original da torre.
14. Fontana di Trevi
Cerca de US$ 3.300 em moedas são jogadas na Fonte dos Trevos todos os dias. Essas moedas são então retiradas todas as noites e doadas para instituições de caridade que procuram alimentar os desabrigados de Roma.
15. Estátua da Liberdade
Apesar da crença de que Lady Liberty era um presente da França, os EUA tiveram que pagar pela maior parte de sua construção. Além disso, Boston e Filadélfia originalmente pediram para hospedar a estátua, embora no final Nova York tenha vencido.
16. Coliseu
Construído ao longo de dez anos, o famoso Coliseu de Roma podia receber 50.000 espectadores em seu auge. Essa capacidade de assentos provavelmente foi útil, pois alguns festivais e eventos podiam durar até 100 dias por vez!
17. Palácio de Buckingham
Originalmente, o Palácio de Buckingham era conhecido como Buckingham House, a casa do primeiro duque de Buckingham, John Sheffield. Não foi até a rainha Victoria assumir o trono em 1837 que a casa se tornou a residência real oficial.
18. Burj Khalifa
O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa é três vezes mais alto que a Torre Eiffel. Se suas peças fossem colocadas de ponta a ponta, a torre poderia se estender por mais de um quarto do caminho ao redor do globo.
Via Boredom Therapy